Como Cuidar Da Arruda: Veja Os Cuidados E Uso Terapêutico

Flor amarela da arruda como cuidar

A Arruda é uma planta com flores delicadas que compõem um conjunto alegre, seja nos jardins da casa ou em vasos. Além do seu efeito ornamental, é uma planta aromática, medicinal e também amplamente utilizada em rituais místicos. Conheça todos os detalhes e saiba como cuidar da Arruda e as precauções de uso.

Sobre a Arruda

A Arruda recebe o nome científico de Ruta graveolens”. Originária da região do Mediterrâneo e do sudoeste da Ásia, ela pertence à família das Rutaceae, a mesma do limão e da tangerina, por exemplo.

Talvez na sua região, a Arruda receba outros nomes populares como: ruta, arruda doméstica, arruda-dos-jardins, arruda- de-cheiro-forte, arruda-fedorenta, arruda-macho, bem como arruda-fêmea.

A Arruda é uma planta arbustiva, aromática, que pode atingir até um metro e meio de altura. Suas folhas carnudas crescem alternas e em tom verde azulado.

Sua inflorescência acontece no verão e as flores surgem pequenas e amareladas, com frutos capsulares em formato arredondado.

As partes aéreas da Arruda podem ser utilizadas como repelente por causa do cheiro acentuado da planta. Basta queimar as folhas, talos e flores e usar como defumador.

O uso culinário da Arruda vem desde a antiguidade e seu aroma peculiar e acentuado é utilizado para temperar pratos de salada, carnes e sopas, bem como aromatizar chás e vinhos.

Como Cuidar da Arruda

A Arruda pode ser cultivada tanto em vasos como jardins, no entanto é uma planta de sol que precisa da luz direta para se desenvolver. Veja a seguir todos os cuidados para você cultivar a arruda. 

Luminosidade e Temperatura

A Arruda é uma planta que gosta de sol pleno, sendo assim, precisa receber pelo menos 6 horas de luz solar direta por dia. E embora ela também tolere a meia-sombra, nesse caso, apresentará um crescimento mais lento e com menos flores.

A temperatura ideal para o cultivo da Ruta graveolens ou Arruda, varia entre 15°C e 25°C, mas ela pode suportar temperaturas mais baixas ou mais altas, desde que não sejam extremas. Evite expor a planta a geadas ou calor excessivo.

Irrigação e Solo

A Arruda não gosta de solo encharcado, pois isso pode favorecer o aparecimento de fungos e doenças. Sendo assim, é recomendável regar a planta somente quando o solo estiver seco na superfície, sem deixar que ele fique completamente seco.

A frequência de rega vai depender das condições climáticas da sua região e também do tipo de solo do jardim ou do tamanho do vaso.

Em geral, regar a Arruda uma vez na semana é suficiente em períodos de maior umidade. No entanto, enquanto no verão, ou épocas de seca pode ser necessário regar duas ou três vezes por semana.

As plantas jovens são mais sensíveis à estiagem, mas à medida que a planta se estabelece ela pode suportar um pequeno período de seca.

Embora a Arruda cresça até mesmo em solos mais pobres, o ideal é que seu cultivo seja feito em solo bem drenado e rico em matéria orgânica.

Adubação

A Arruda é uma planta que não exige muita adubação, pois ela é capaz de extrair os nutrientes necessários do solo. No entanto, com a intenção de estimular o crescimento e a floração da planta, você pode aplicar um adubo orgânico como húmus de minhoca ou se preferir um adubo químico padrão NPK 10-10-10.

Propriedades medicinais da Arruda

A Arruda é uma planta medicinal que possui diversas propriedades terapêuticas, como anti-inflamatória, analgésica, vermífuga, emenagoga, diurética e vaso protetora. Ela é usada para tratar problemas como varizes, verminoses, conjuntivite, dor de dente, dor de cabeça e alterações menstruais.

Suas propriedades medicinais se justificam pela presença de compostos bioativos como arborinina, graveolina, alfa-fagarina e rutina.

A arborinina e a cumarina, por exemplo, são substâncias com atividade anti-histamínica e anti-inflamatória, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Já a graveolina é um alcaloide que tem ação antiespasmódica e antiparasitária.

A Arruda pode trazer vários benefícios para a saúde, mas deve ser usada com cautela e orientação médica. Ela pode causar efeitos colaterais como irritação na pele, mucosas e olhos, náuseas, vômitos, diarreia, sonolência, convulsões e aborto. Por isso, é essencial respeitar as doses indicadas e evitar o uso prolongado ou excessivo da planta.

Enfim, a Arruda é uma planta bastante versátil e se não bastasse seu uso ornamental nos jardins e o uso medicinal, ela ainda é uma espécie cercada de crenças. Utilizada em rituais folclóricos, ela tem significados diversos.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre como cuidar da Arruda? Compartilhe com alguém que também gosta desta planta e deixe seu comentário lá no final da página. Então marque suas estrelinhas abaixo.

Deixe um comentário