Para quem não conhece ainda, as cochonilhas são insetos sugadores que se alimentam da seiva das plantas. Quem já teve essa praga branquinha em suas plantas sabe bem como elas podem ser insistentes. Além de causar danos, reduzindo o vigor e qualidade das plantas, elas podem transmitir doenças virais e bacterianas e favorecer o crescimento de fungos. Por isso é bom conhecer um pouco mais sobre o assunto e descobrir como acabar com cochonilhas nas plantas de casa.
Como Identificar as Cochonilhas
Para identificar a presença de cochonilhas nas plantas, é preciso observar os sintomas e os sinais que elas deixam.
Os sintomas são as alterações que ocorrem na aparência saudável das plantas, deixando-as amareladas, murcha, provocando a queda de folhas e frutos, além de deformações e necroses.
Quando falamos dos sinais, nos referimos às evidências diretas da presença das cochonilhas nas plantas, como as suas formas, cores e tamanhos variados, encontradas na superfície das folhas, dos caules ou dos frutos.
Algumas cochonilhas possuem uma carapaça protetora que pode ser branca, marrom ou cinza. Outras cochonilhas produzem uma secreção esbranquiçada e açucarada que atrai formigas e abelhas.
Como Acabar com Cochonilhas nas Plantas
Existem diferentes métodos para eliminar as cochonilhas, que podem ser naturais ou químicos. Os produtos naturais são mais indicados para casos leves ou moderados de infestação, pois são menos agressivos não só para as plantas e o meio ambiente, como também para os humanos e pets.
Soluções caseiras para combater cochonilhas
Alguns exemplos de produtos naturais para combater as cochonilhas são:
1 – Algodão embebido em álcool isopropílico
Pode ser usado para limpar manualmente as partes afetadas pela cochonilha farinhenta, removendo os insetos com cuidado. No entanto, em caso de uma infestação mais abrangente, use um borrifador com a mistura para atingir todos os locais afetados.
Receita: em casos de pequenas infestações, utilize um algodão embebido em álcool isopropílico e passe nas partes afetadas. No entanto, para áreas maiores, borrife uma solução de 350 ml de álcool combinada com 150 ml de água, totalizando 500 ml de solução.
2 – Detergente e água
Detergente misturado em água e pulverizado sobre as plantas infestadas pela cochonilha de carapaça, causa a asfixia dos insetos. No entanto deve-se retirá-las manualmente, uma a uma, após sua morte.
Receita: use 50 ml de detergente para um litro de água e então borrife em todas as partes afetadas da planta.
3 – Calda de Erva-de-santa-maria
Pode ser macerada em água fria e borrifada sobre as plantas atacadas por qualquer tipo de cochonilha, tendo um efeito repelente e inseticida.
Receita: use 200 gramas de Erva-de-santa-maria macerada para um litro de água. Deixe descansar por seis horas e logo depois aplique nas plantas afetadas.
Inseticidas para acabar com cochonilhas
Já os inseticidas são mais recomendados quando os casos de infestação são graves ou persistentes. Eles têm uma ação mais rápida e eficaz contra as cochonilhas se compararmos com os métodos caseiros.
No entanto, é preciso ter muito cuidado ao usar esses produtos, pois eles podem ser tóxicos para as plantas, os animais e para os humanos.
Produtos à base de deltametrina ou imidacloprido são inseticidas sistêmicos que atuam no sistema nervoso dos insetos, causando a sua morte. Podem ser aplicados por pulverização ou por rega na dosagem indicada pelo fabricante.
Já os inseticidas à base de piretrina são naturais e extraídos de flores do gênero Pyrethrum, que têm um efeito de choque sobre os insetos, causando a sua morte por contato. Podem ser aplicados através da pulverização, mas sempre seguindo a dosagem indicada pelo fabricante.
No entanto, ao utilizar qualquer desses métodos para acabar com as cochonilhas, é indispensável seguir as instruções de uso e de segurança dos produtos. Em contrapartida, nunca é demais lembrar o uso de equipamentos de proteção como luvas, óculos de proteção e máscaras que evitam o contato direto ou a inalação do produto.
Cuidados após acabar com as Cochonilhas
Depois de aplicar o tratamento escolhido contra as cochonilhas nas suas plantas, siga alguns cuidados recomendados. Eles vão garantir não só a eficácia do método aplicado como também evitar o reaparecimento dessas pragas. Acompanhe algumas dicas que podem dificultar o reaparecimento das cochonilhas:
- Remova as cochonilhas mortas e os resquícios do produto aplicado com um pano úmido ou uma escova macia. Assim, evita-se que elas se tornem um foco de fungos ou bactérias que podem prejudicar as plantas.
- Regue as plantas com moderação e evite deixar o solo muito encharcado. As cochonilhas gostam de ambientes úmidos e podem se proliferar se houver excesso de água.
- Claro que nem sempre é possível, mas tente manter as plantas em locais bem iluminados e ventilados. A luz solar e o ar favorecem a saúde das plantas e dificultam o desenvolvimento das cochonilhas.
- Elimine os tecidos danificados e todas as partes afetadas da planta com uma boa poda. Além de estimular o crescimento de novos brotos, a poda não permite que as partes saudáveis sejam atingidas.
O melhor jeito de manter a saúde é monitorar as plantas periodicamente. Sempre repetir o tratamento se observar novos sinais de infestação. Isso porque as cochonilhas podem voltar a aparecer facilmente se não forem eliminadas completamente ou se houver outras fontes de contaminação.
Enfim, no combate das cochonilhas, a perseverança é crucial, pois elas podem ser bem teimosas e resistentes. Assim, observe suas plantas regularmente e verifique se há sinais de infestação, como manchas, deformações, murchamento ou queda das folhas. Se detectar a presença desses insetos, é necessário agir rapidamente para evitar que se espalhem e prejudiquem suas outras plantas.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou das dicas sobre como acabar com cochonilhas? Compartilhe com alguém que está tendo esse tipo de problemas em suas plantas. E então marque suas estrelinhas.