Receita Caseira Para Pulgão: 7 Opções Com Ingredientes Simples

receita caseira para pulgão

Existem diferentes espécies de pulgões ao redor do mundo, e eles formam a praga mais comum nos jardins. São insetos que se multiplicam com extrema velocidade e sugam a seiva das plantas. Assim, fique à vontade para escolher a melhor receita caseira para pulgão que vai vencer essa batalha.

Se você tem problemas com pulgões no seu jardim ou nas plantas de interior, saiba que identificar a espécie permite um tratamento mais eficaz. No entanto, existem algumas espécies que são comuns e mais frequentes nas plantas ornamentais que temos em casa.

Por certo, mesclar mais de um tipo de tratamento acaba sendo mais eficaz do que escolher apenas um. Então vamos às receitas caseiras para matar os pulgões de plantas.

Receita Caseira para Pulgão

1 – Cebola e Alho

Essas duas especiarias, tão comuns na nossa culinária tem efeito não somente sobre os pulgões como também é um excelente antifúngico. Separe:

  • 1 cebola média
  • 3 dentes de alho
  • 1 litro de água

Corte em pedaços bem pequenos a cebola e o alho. Em seguida, jogue na água e esprema ou amasse dentro da água os ingredientes. Dessa forma os ativos liberados são mais eficientes. Deixe por 5 minutos.

Logo depois coe a mistura e coloque em um borrifador. Então a cada 10 dias use na planta que está infestada com os pulgões.

2 – Samambaia

A Calda macerada de samambaia é eficaz principalmente nas plantas de interior, pois não deixa cheiro ou resíduos. Além disso, ela serve também para ácaros e cochonilhas.

Misture 100 gramas de folhas secas de samambaia com 1 litro de água. Em seguida deixe de molho ao menos um dia. No dia seguinte ferva a mistura e dilua em 10 litros de água. Então, pulverize nas partes afetadas da planta.

3 – Orégano

O orégano é um potente antifúngico e seu extrato é utilizado na medicina tradicional como antioxidante, bactericida, anti-inflamatório e antisséptico.

Além disso, ele contém muitos ingredientes ativos que conseguem matar os pulgões.

Basta juntar 100 gramas de orégano fresco com 500ml de água fervente. Como se estivesse preparando uma xícara de chá, deixe em infusão por 20 minutos.

Se não encontrar o orégano fresco troque a receita por 10 gramas de orégano seco e proceda da mesma maneira.

Após o tempo da infusão, coe a calda e aplique nas plantas semanalmente.

4 – Calda de Detergente

A calda de detergente é provavelmente a receita caseira para pulgão mais conhecida popularmente. Ela é eficiente e como já falamos, com persistência, espanta todos os pulgões da sua planta. Prepare:

  • 15 ml de detergente neutro
  • 500 ml de água

É importante escolher um detergente neutro pois outras formulações contém fragrâncias e corantes que não são apropriados para as plantas.

5 – Caldo de Urtiga

O extrato de urtiga tem um cheiro forte e sempre deve ser diluído antes de aplicado nas plantas.

Prepare 100 gramas de folhas secas de urtiga em um litro de água e deixe de molho por dois dias. Logo depois de decorrido esse tempo, dilua a calda em 10 litros de água.

A aplicação do caldo de urtiga deve ser feita antes da rega. Não deixe por muito tempo na planta pois ele pode iniciar o processo de fermentação se transformando em esterco.

6 – Leite Desnatado

Tanto o leite desnatado quanto o soro de leite também servem como uma prática receita caseira contra pulgões.

Use 250 ml de leite desnatado ou soro junto com 1 litro de água e borrife semanalmente nas plantas.

Se a infestação de pulgões já estiver em estágio mais avançado, essa receita não será suficiente. Tente alternar com outras opções caseiras.

7 – Álcool e Fumo

Essa receita é um pouco mais demorada, exigindo mais de 15 dias de preparo.

Coloque um pedaço de cerca de 2 cm de fumo em uma tigela com duas partes de água e uma de álcool, de modo que o fumo fique submerso. Espere o fumo absorver todo o líquido.

Então, coloque a mistura em uma garrafa e preencha com mais uma medida de álcool com duas de água e espere por 15 dias.

Após esse tempo, misture a calda do fumo com dois litros de água e duas colheres de sopa de sabão neutro. Aplique nas plantas.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre receita caseira para pulgão? Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.

4.9/5 - (11 votes)

Deixe um comentário