Bananeira-De-Jardim: Folhagem Tropical Para Sua Casa

Bananeira-de-jardim

Se você está procurando uma planta tropical grande com lindas folhas para o jardim, a Bananeira-de-Jardim é uma excelente opção. Tem o cultivo muito simples e pode ser plantada tanto isolada como em conjunto formando um lindo visual.

O que torna as bananeiras espécies tão atrativas como plantas de jardim são suas folhas enormes e dispostas em leques. Elas crescem a partir de rizomas que empurram uma folha após a outra criando esse efeito de abano.

Sobre a Bananeira-de-Jardim

O arbusto conhecido como Bananeira-de-jardim é a espécie Musa Ornata, que também recebe os nomes populares de Bananeira-ornamental, Banana-de-jardim e Bananeira-royal. Ela pode alcançar mais de dois metros de altura quando cultivada corretamente.

Embora existam outras espécies ornamentais de bananeira utilizadas nos jardins. Por exemplo, a Musa coccínea com lindas bananas de cor vermelha, não comestíveis.

No Brasil, o gênero Musa da família Musaceae, tem espécies cultivadas tanto como alimentícias, quanto ornamentais. Ele é composto por mais de 73 espécies, nativas desde o Sul da China, Himalaias, Filipinas até o Norte da Austrália.

Por serem plantas de clima tropical e subtropical, se adaptam bem em todas as regiões do nosso país.

As folhas da Bananeira-de-Jardim são grandes e largas, com aspecto coriáceo e nervura central proeminente. São também longas, alcançando cerca de 1,5 metros.

As flores surgem, geralmente, na primavera e no verão, com brácteas (folha modificada) rosadas e flores amarelas que atraem muitos pássaros e abelhas. Dependendo da época em que você plantou sua bananeira, o florescimento pode ocorrer em outros períodos também.

Apesar de não serem comestíveis, os frutos ou bananas surgem pequenos após o florescimento e são de cor amarelo e vermelho.

É muito comum o uso decorativo de suas folhas em arranjos florais, assim como também todo o pendão das flores, uma vez que são duradouros mesmo depois de cortados.

Assunto Relacionado: 11 Flores Vermelhas No Jardim, Escolha As Suas

Como Cuidar

A Bananeira-de-Jardim cresce melhor e vigorosamente em sol pleno, embora seja cultivada também a meia-sombra em vasos, geralmente em varandas de apartamentos e casas.

Todavia, o surgimento das flores e frutos fica comprometido se a planta não recebe luz suficiente durante o ano todo.

É uma planta que precisa de espaço, tanto quando cultivada no jardim como também em vasos. Do contrário, as folhas não ficarão seguras pois elas tendem a se partir com facilidade ou por contato ou por força do vento.

Desse modo, evite colocar sua planta em local de passagem das pessoas e se possível a mantenha protegida dos ventos.

A Bananeira-de-Jardim prefere um solo rico em matéria orgânica. Evite o solo muito compactado pois isso prejudica a drenagem e sufoca as raízes da planta, o que facilita o aparecimento de fungos e outras doenças.

Assunto Relacionado: O Que Significa Um Substrato Bem Drenado: Confira!

Se o solo do seu jardim estiver argiloso, acrescente areia e fibra de coco para melhorar a drenagem. Se você faz o cultivo em vaso, utilize também a mesma mistura.

As regas devem ser frequentes e apesar de tolerarem um certo período de seca, o melhor é manter o solo levemente úmido. Um excesso na rega pode deixar o substrato alagado e prejudicar a planta.

Use adubo orgânico durante todo o ano, isso ajuda no crescimento e desenvolvimento da planta.

Para fazer novas mudas, divida os rizomas da planta.

Veja Também:

Gostou desse artigo sobre a Bananeira-de-Jardim? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.9/5 - (8 votes)

Deixe um comentário