11 Flores Vermelhas No Jardim, Escolha As Suas

Flores vermelhas no jardim, Caliandra

A cor vermelha vai deixar o seu jardim mais expressivo e bonito além de atrair muitos beija-flores e outros polinizadores. O contraste do vermelho com o verde encanta nossa visão e escolher entre tantas opções de flores não é tarefa nada fácil. Reunimos aqui algumas sugestões que vão auxiliar sua escolha e facilitar a decoração com flores vermelhas no jardim.

A maioria dos nomes citados abaixo referenciam nomes populares, desse modo, uma pesquisa mais detalhada do grupo de flores que você escolher será necessária.

Flores Vermelhas no Jardim

1 – Amarílis

A Amarílis tem flores robustas que impressionam pela sua beleza. As plantas adultas desenvolvem caules grossos que se tornam pesados com o tempo, sendo preciso, assim como as orquídeas, de uma haste de apoio para sustentar as flores.

Embora possam ser semeadas em qualquer época do ano, o plantio no verão favorece o desenvolvimento mais rápido da planta. A Amarílis requer adubação ao menos duas vezes ao mês.

2 – Flor Estrela de Natal

A flor Estrela-de-Natal surpreende pela sua estrutura inusitada. Apesar de pequenas, seu agrupamento gera lindas “bolas vermelhas”. Elas preferem ambientes de meia-sombra quando plantadas em jardins. Se cultivadas em vasos, no estágio inicial de crescimento devem ser colocadas diretamente no sol.

São plantas bulbosas que entram em período de dormência após o florescimento. Contudo não gostam de ser incomodadas e preferem ficar debaixo da terra até a nova estação.

 3 – Antúrio

Os Antúrios têm flores abundantes mesmo quando cultivados em vasos. Eles gostam de ambientes quentes e úmidos, aceitando o cultivo tanto no sol quanto à meia-sombra. Existem mais de 800 espécies e híbridos que diferem não só na cor e forma da flor como também no tamanho.

Os Antúrios vermelhos são os mais tradicionais e há quem os cultive somente na água. Quando plantado em vasos ou no solo, é importante que o substrato nunca seque totalmente entre as regas. É uma planta sensível, sendo preferível a utilização de fertilizantes orgânicos.

4 – Begônia

As Begônias são extremamente populares como plantas de interior, todavia, quando plantadas no jardim elas atingem tamanhos comparativamente maiores. Seja qual for o meio de cultivo, suas flores elegantes duplas, de cores variadas e folhas suculentas fazem dela um enorme sucesso.

Tem um cultivo descomplicado, e dependendo da espécie, as flores vermelhas da Begônia podem ser cultivadas tanto em jardins ensolarados quanto à sombra. As Begônias mais populares com flores vermelhas são a Begonia coccinea, Begonia semperflorens e a Begonia elatior.

5 – Dália

A Dália tem flores tão enormes e incríveis que agrupa colecionadores apaixonados ao redor do mundo. São mais de 20 mil espécies incluindo os híbridos e as flores são classificadas de acordo com o tamanho, formato, cor e tipo.

As Dálias precisam de ao menos 6 horas diárias de sol no seu jardim. O plantio em vasos produz flores menores, mas igualmente encantadoras. Gostam de substrato solto, drenável e rico em nutrientes. As regas são diferentes da maioria das plantas, pois a Dália só gosta de ser regada após o surgimento dos brotos.

6 – Hibisco

O Hibisco tem flores enormes com formato bem característico em formato de trombeta que se tornou muito cultivada no Brasil. Elas são excelentes plantas de jardim pois florescem em várias épocas do ano.

As espécies de Hibisco são muitas e as flores, sem dúvida, serão mais abundantes quanto mais exposição solar ela tiver. Aprecia regas regulares e solo levemente umedecido sendo uma planta muito comum também em regiões litorâneas.

7 – Tulipa

Flores vermelhas no jardim de Petúnias

As Tulipas surpreendem pelos vários formatos e variedade de cores. Por certo, elas preferem climas frios e seu cultivo pode ser feito tanto nos jardins quanto em vasos e jardineiras. Para se desenvolver saudavelmente e surgirem lindas na primavera, elas precisam passar pelo período de baixas temperaturas no inverno. Sendo assim, a melhor época para o plantio do bulbo da Tulipa é no outono.

As Tulipas gostam de sol, porém com climas mais amenos. Nosso país é considerado quente para elas, principalmente se você mora em regiões com temperaturas mais elevadas. Elas apreciam regas frequentes e muita umidade no substrato.

8 – Zínia

Se você ainda não conhece as flores da Zínia, você vai adorar tê-las no seu jardim. São plantas que gostam de calor e crescem muito rápido, além disso, são capazes de florescer o ano todo.

Embora a Zínia suporte pequenos períodos de seca quando adulta, ela não reage bem quando o solo fica excessivamente úmido. Há uma interrupção do crescimento, o que pode prejudicar o florescimento. São plantas anuais e se multiplicam facilmente pelas sementes.  

9 – Caliandra

Flores vermelhas no jardim de Caliandra

A Caliandra é uma opção para quem busca uma planta grande com flores vermelhas para o jardim. É um arbusto típico do cerrado brasileiro e pode atingir mais de dois metros de altura, sendo muito utilizado como cerca viva.

A Caliandra tem flores belíssimas e diferentes. Ela gosta de luz e sendo assim, para um bom desenvolvimento e florescimento precisa de ao menos 4 horas diárias de luz solar direta. As regas no início do cultivo devem ser frequentes, diminuindo a quantidade de água à medida que a planta cresce.

10 – Clerodendro

Outra planta de porte grande, o Clerodendro é uma trepadeira que adorna pergolados, pórticos e muros. Tem flores vermelhas tubulares que surgem numerosas e em várias épocas do ano, mas principalmente no inverno.

 A trepadeira Clerodendro gosta de sol pleno quando cultivada em climas mais amenos. Todavia, se você mora em regiões mais quentes, escolha um local onde a planta receba apenas o sol do início do dia ou fim de tarde.

11 – Petúnia

Flores vermelhas no jardim de Petúnias

A Petúnia é uma planta tropical perene que floresce por muitos anos. Você vai encontrar diversas cores de flores de Petúnia inclusive muitas em tons variados de vermelho. Embora seja uma planta tropical que aprecia o sol, elas preferem as temperaturas mais amenas do sul do país.

O cultivo da Petúnia à meia-sombra também é possível, porém geram plantas com um menor número de flores. Elas gostam de regas regulares e se desenvolvem melhor em substrato rico em nutrientes, principalmente ferro, e que tenha boa drenagem.

Veja Também:

Gostou desse artigo sobre as flores vermelhas nos jardim? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.9/5 - (15 votes)

Deixe um comentário