Como Ter Um Cacto Com Flor Em Casa

Cacto com flor

Você tem um cacto em casa que nunca floresceu? Não desanime, pois algumas espécies só florescem depois de muitos anos, algumas podem levar incríveis 50 anos! A maioria dos cactos vão florescer apenas na fase adulta, o que varia muito de acordo com a espécie e também o tamanho da planta. Confira então algumas dicas para você aumentar as chances de conseguir um cacto com flor aí na sua casa.

Conheça o Seu Cacto

Antes de continuarmos, uma informação que não podemos esquecer é que você deve sempre conhecer um pouco sobre o cacto que você tem em casa. Por exemplo, de onde a espécie é originária, qual o tipo de clima e temperatura onde ela cresce espontaneamente.

Dessa maneira, você vai conseguir definir melhor o local para cultivar seu cacto em casa. Além disso, vai avaliar se a espécie em questão se adequa não só ao clima da sua cidade como também ao local disponível que você tem para oferecer.

Como Ter um Cacto com Flor

O florescimento do cacto é uma combinação de fatores que dependem de luz, água e nutrientes. Assim, para você ter um cacto com flor, é necessário que você ofereça as condições o mais próximo possível das ideais que sua planta precisa.

Se o seu cacto ainda é jovem, cuide para que ele tenha regas mais frequentes. No início da vida, ou seja, até os 4 ou 5 anos, os cactos além de precisarem de um substrato mais umedecido, a maioria deles também precisa de um ambiente protegido do sol.

Então, na fase adulta, salvo raras exceções, as regas podem acontecer somente quando o substrato já estiver totalmente seco.

Algumas espécies de cactos precisam da oscilação de temperatura para florescerem. Espécies nativas de regiões serranas por exemplo, apreciam o frio noturno em contraste com a temperatura quente diurna.

Por outro lado, espécies de cactos nativos de regiões tropicais, gostam de temperaturas quentes o ano inteiro e florescem mesmo sem o frio noturno.

A região em que você mora tem uma grande influência na floração, pois alguns cactos podem sofrer com as altas temperaturas e o sol pleno de regiões tropicais. Assim, dependendo da espécie de cacto, e da região do país em que você mora, é necessário providenciar sombra.

Adubação para Ter Um Cacto com Flor

Quanto aos nutrientes disponíveis no substrato, é necessário ajudar com um fertilizante líquido, principalmente se seu cacto está sendo cultivado em vasos.

A adubação depende da época do ano, pois grande parte dos cactos entra em período de repouso no inverno. Nessa época, além de não precisarem de água, também é essencial interromper a adubação.

Já nas estações de crescimento dos cactos, que acontecem na primavera e no verão, é bom adubar ao menos uma vez ao mês.

Nunca é demais lembrar que antes de adubar, é necessário que o cacto tenha recebido uma rega abundante e só depois faça a rega com o adubo líquido diluído.

Porém, se optar pelo adubo de liberação lenta, siga as instruções da embalagem e observe que nesse caso, a adubação não é mensal, é mais espaçada.

Portanto, para conseguir um cacto com flor aí na sua casa, conheça a planta que você tem e adeque as dicas apresentadas para que as flores surjam maravilhosas.

Veja Também:

Posts Recentes:

Gostou desse artigo sobre como ter um cacto com flor? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.9/5 - (15 votes)

Deixe um comentário