Você tem um cacto em casa que nunca floresceu? Não desanime, pois algumas espécies só florescem depois de muitos anos, algumas podem levar incríveis 50 anos! A maioria dos cactos vão florescer apenas na fase adulta, o que varia muito de acordo com a espécie e também o tamanho da planta. Confira então algumas dicas para você aumentar as chances de conseguir um cacto com flor aí na sua casa.
Conheça o Seu Cacto
Antes de continuarmos, uma informação que não podemos esquecer é que você deve sempre conhecer um pouco sobre o cacto que você tem em casa. Por exemplo, de onde a espécie é originária, qual o tipo de clima e temperatura onde ela cresce espontaneamente.
Dessa maneira, você vai conseguir definir melhor o local para cultivar seu cacto em casa. Além disso, vai avaliar se a espécie em questão se adequa não só ao clima da sua cidade como também ao local disponível que você tem para oferecer.
Como Ter um Cacto com Flor
O florescimento do cacto é uma combinação de fatores que dependem de luz, água e nutrientes. Assim, para você ter um cacto com flor, é necessário que você ofereça as condições o mais próximo possível das ideais que sua planta precisa.
Se o seu cacto ainda é jovem, cuide para que ele tenha regas mais frequentes. No início da vida, ou seja, até os 4 ou 5 anos, os cactos além de precisarem de um substrato mais umedecido, a maioria deles também precisa de um ambiente protegido do sol.
Então, na fase adulta, salvo raras exceções, as regas podem acontecer somente quando o substrato já estiver totalmente seco.
Algumas espécies de cactos precisam da oscilação de temperatura para florescerem. Espécies nativas de regiões serranas por exemplo, apreciam o frio noturno em contraste com a temperatura quente diurna.
Por outro lado, espécies de cactos nativos de regiões tropicais, gostam de temperaturas quentes o ano inteiro e florescem mesmo sem o frio noturno.
A região em que você mora tem uma grande influência na floração, pois alguns cactos podem sofrer com as altas temperaturas e o sol pleno de regiões tropicais. Assim, dependendo da espécie de cacto, e da região do país em que você mora, é necessário providenciar sombra.
Adubação para Ter Um Cacto com Flor
Quanto aos nutrientes disponíveis no substrato, é necessário ajudar com um fertilizante líquido, principalmente se seu cacto está sendo cultivado em vasos.
A adubação depende da época do ano, pois grande parte dos cactos entra em período de repouso no inverno. Nessa época, além de não precisarem de água, também é essencial interromper a adubação.
Já nas estações de crescimento dos cactos, que acontecem na primavera e no verão, é bom adubar ao menos uma vez ao mês.
Nunca é demais lembrar que antes de adubar, é necessário que o cacto tenha recebido uma rega abundante e só depois faça a rega com o adubo líquido diluído.
Porém, se optar pelo adubo de liberação lenta, siga as instruções da embalagem e observe que nesse caso, a adubação não é mensal, é mais espaçada.
Portanto, para conseguir um cacto com flor aí na sua casa, conheça a planta que você tem e adeque as dicas apresentadas para que as flores surjam maravilhosas. E se você quiser conhecer um pouco mais sobre cactos, leia nosso outro artigo: 5 Cactos Diferentes: Veja Se Você Já Conhece.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou desse artigo sobre como ter um cacto com flor? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.