Cacto Rabo-de-Rato: A Mais Bela Planta Pendente

Cacto rabo-de-rato

Este é um dos mais belos cactos que você vai encontrar como planta pendente. Sua forma suculenta com longos ramos esféricos, e suas flores em tons de rosa ou vermelho, deixam qualquer decoração iluminada. Conheça aqui alguns detalhes de cultivo do Cacto Rabo-de-Rato.

Sobre o Cacto Rabo-de-Rato

  • Nome Botânico: Disocactus flagelliformis, Aporocactus flagelliformis
  • Outros Nomes: Rabo-de-rato, Cacto-rabo-de-rato
  • Origem: América Central
  • Família: Cactaceae
  • Flor: Rosa, vermelha
  • Luminosidade: Meia-sombra

A Planta

Os longos brotos têm até 2 metros de comprimento e geralmente entre 10 e 14 costelas. A saber, ao invés de folhas, eles em espinhos que surgem das aréolas e os protegem de predadores.

As flores são tubulares e aparecem na primavera ao longo dos ramos. Surgem nos tons de rosa ou avermelhadas, além disso duram em média dois meses. Lembram muito as flores do Cacto Flor-de-maio.

Cultivo do Cacto Rabo-de-Rato

Em princípio, um substrato permeável e com características bem drenáveis é o ideal. Você pode comprar uma mistura pronta para cactos e suculentas ou então preparar em casa com alguns elementos. Você pode usar por exemplo, areia, fibra de coco, rocha vulcânica granulada, ou argila expandida.

O substrato deve ser mantido moderadamente úmido durante todo o período da primavera ao outono. Contudo no inverno, diminua drasticamente as regas.

Entretanto, dependendo do local onde está a planta e das temperaturas de sua região, observe uma regra geral para aguar sua planta: regue somente quando a superfície da terra estiver bastante seca.

Isto é, mesmo em tempos mais chuvosos onde as regas devem ser reduzidas, o substrato nunca deve ser completamente seco.

Para fertilizar e conseguir muitas flores, é aconselhável utilizar o adubo para cactos uma vez ao mês da primavera ao outono.

Progagação

Eles se multiplicam muito fácil por estacas de cindo a dez centímetros. Use uma ferramenta afiada e esterilizada, então corte um ramo perto da base. De acordo com o tamanho, você poderá fazer várias mudas.

Você vai encontrar alguns híbridos no mercado. Por exemplo, a termo Aporophyllum já é o cruzamento do Aporocactus com o Phyllocacti.

Pata de Elefante no Vaso: Conheça Todos os Cuidados

Suculenta Crassula: Conheça os 3 Tipos de Rupestris

Vou te Contar a Verdade Sobre a Planta Suculenta

Gostou das dicas? Logo após terminar a leitura, conte abaixo quais dessas plantas você cultiva em casa. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.

Deixe um comentário