Vou te Contar a Verdade Sobre a Planta Suculenta

Suculenta Sedum hintonii
Suculenta Sedum hintonii

A suculenta é uma das plantas preferidas nas residências nos últimos anos. São muito fáceis de cuidar e passaram a ser o foco das atenções com as suas formas interessantes.

Mas, então porque tantas pessoas não conseguem cultivar com sucesso uma Suculenta? Continue lendo e você vai conhecer melhor seu perfil e entender, de uma forma mais completa, como deve tratar suas suculentas.

O Que é Uma Suculenta?

As suculentas são plantas que se destacam por poderem viver com pouca água. Sendo assim, elas se diferem de outras plantas por serem capazes de se manter hidratadas mesmo em períodos grandes de falta de água.

Outras espécies de plantas, na ausência de água, murcham e rapidamente morrem. Ao contrário das suculentas que mesmo depois de dias, semanas ou meses, usam suas reservas de água para sobreviver.

Habitat e Características das Suculentas

São oriundas do sul do continente Africano, de países como o México e também do Brasil e ainda da maioria dos países da América do Sul.

Um traço comum a essas plantas suculentas é que elas vivem onde os regimes de chuva são sazonais, marcados por longos períodos de seca.

Por conseguinte, este detalhe justifica outra característica marcante das suculentas, não gostam do excesso de água por muito tempo.

Além disso, elas só crescem em solos arenosos, onde naturalmente toda a água é drenada rapidamente.

Cultivo

Primeiramente, é importante esclarecer que as plantas chamadas de suculentas não pertencem somente a uma família de plantas. A saber, elas estão representadas em pelo menos 12 grupos, que mostraremos mais abaixo.

Sendo assim, por causa dessa variedade de grupos, não existe uma receita única para cuidar das suculentas.

Similarmente, elas exigem, em sua maioria muita luminosidade, sendo grande parte delas de sol pleno ou meia-sombra. Desse modo, praticamente não existem espécies de suculentas que podem ser cultivadas indefinidamente em sombra total.

Algumas pessoas, por desconhecerem este detalhe, insistem no cultivo de suculentas à sombra. Contudo, a sombra apenas vai debilitando a planta aos pouquinhos.

Mas não fique triste, uma maneira de contornar a falta de luminosidade dentro de casa é fazendo o rodízio das plantas. Tenha mais de um vaso ou arranjo de suculentas e ofereça períodos abundantes de sol a cada um deles.

Quando as suculentas são cultivadas em pleno sol elas crescem mais. Além disso, têm coloração viva e brilhante, tem mais folhas e os cactos desenvolvem maior quantidade de espinhos e cores.

Grupos de plantas Suculentas

Crassulaceae, Apocinaceae, Euphorbiaceae, Xanthorrhoeaceae, Aizoaceae, Asparagaceae, Asteraceae, Cactaceae, Piperaceae e Portulacaceae.

Estes grupos são os que possuem maior quantidade de suculentas e ao mesmo tempo são bem populares no Brasil e bastante comercializadas.

Veja Também

Como cultivar Suculenta Colar-de-Pérola – Senecio rowleyanus

Suculenta Pata de Elefante: Dicas Rápidas

Planta Rabo-de-Burro: Como Fazer Mudas e Fertilizar

Gostou destas dicas? Aproveite para conhecer mais sobre plantas lendo os outros artigos do nosso blog. Além disso, deixe seu comentário logo abaixo. Logo após, compartilhe com alguém que também gosta de plantas. E então, deixe sua avaliação nas estrelinhas.

4.3/5 - (3 votes)

Deixe um comentário