Como Plantar Lithops, o Cacto Pedra Viva

Como plantar Lithops

O Cacto Lithops, também conhecido como Cacto Pedra é extremamente pequeno e se tornou o queridinho dos cultivadores de cactos. Eles têm basicamente a mesma forma, todavia em termos de cor e padrão, cada espécie se mostra diferente. Conheça alguns detalhes e saiba como plantar Lithops através de sementes aí na sua casa.

Passo a Passo de Como Plantar Lithops

As sementes do Cacto Lithops são tão minúsculas que parecem pó. Alguns produtores vendem várias espécies misturadas, que chamam de Lithops mix. Para cultivar a partir da semente, a melhor época de plantio é na primavera ou no outono.

  1. Primeiramente, prepare o substrato para a semente misturando areia com terra ou terra com perlita, ambos em parte iguais;
  2. Separe um recipiente pequeno com orifícios de drenagem;
  3. Então, preencha com a terra preparada até quase a borda, deixando um espaço de 1,5 centímetros;
  4. Em seguida, umedeça com água;
  5. Jogue as sementes sobre todo o espaço;
  6. Logo depois cubra com uma fina camada de areia ou perlita;
  7. Encha um borrifador com água e aplique ao longo de todo o recipiente;
  8. Coloque o pote em local quente, com temperaturas entre 18° e 28° C e que ao mesmo tempo esteja sob incidência direta da luz solar;
  9. Envolva o pote com filme plástico ou um saco plástico transparente para ajudar na umidade;
  10. Para que as sementes germinem é necessário mantê-las em solo umedecido por todo o período de germinação. Esse tempo pode variar, de 3 a 12 semanas, aproximadamente. Algumas sementes podem demorar até um ano para germinar;
  11. Assim que as sementes germinarem, remova o filme plástico ou o saco;
  12. Nesse meio tempo, continue regando as mudas, contudo sempre espere que a parte superior do solo esteja seca.
  13. Então, aguarde até que as mudas comecem a se acumular e atinjam um tamanho seguro para replantá-las em vasos definitivos;

Como Regar o Lithops ou Cacto de Pedra

Recapitulando, quando no período de germinação, deve-se manter o solo sempre úmido. Então, após o surgimento das mudas, regue quando a parte superior do substrato estiver seca.

Após três meses aproximadamente, comece com as regas espaçadas, e ofereça água ao seu Cactos Pedra somente quando o substrato estiver completamente seco. Isso é essencial para o desenvolvimento da sua Lithops.

Em períodos de chuva e climas frios, não há necessidade de regar suas Lithops. Especialmente, no inverno, faça uma pausa longa de rega de, pelo menos, dois meses. Dessa forma, você permite que as folhas antigas sequem e abram espaço para as novas se desenvolverem. Veja na imagem a seguir.

Como plantar Lithops, novas folhas
Novas folhas de Lithops

Tipos de Lithops para Você Plantar

Na verdade, o que chamamos de Cacto Pedra ou Lithops não pertence à família dos cactos, a Cactaceae. Eles são plantas tipo suculentas, pertencentes à família botânica Alzoaceae, nativas do sul da África. Veja abaixo as espécies mais procuradas e conheça os nomes de alguns tipos de Lithops:

  • Optica “Rubra”, como o próprio nome diz, tem cores avermelhadas;
  • Karasmontana e Karasmontana “Top Red”, formam touceiras com até 4 centímetros;
  • Salicola, duas folhas juntas com uma fissura no meio do qual surgem as flores;
  • Helmutti, tem duas folhas que não estão completamente unidas;
  • Marmorata, forma aglomerados com folhas em corres nos tons de cinza;
  • Fulviceps “Aurea”, tem as folhas esverdeadas.

Depois das dicas de como plantar Cacto Pedra, você terá mais facilidade de cultivá-los a partir da semente. Exige paciência, contudo, o resultado é prazeroso.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre como plantar Lithops? Logo após terminar a leitura, conte abaixo se você já cultiva em casa essa planta. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.

5/5 - (8 votes)

Deixe um comentário