O Caladium é cultivado por sua folhagem decorativa e bicolor. As cores das folhas variam do vermelho, verde e branco ao rosa com nervuras centrais e bordas que formam lindos contrastes. Existem muitas espécies para você escolher a que combina melhor com sua casa. Veja abaixo dicas sobre o Caladium, como cuidar, regar, adubar e plantar .
São nativos das nossas florestas e de vários outros países da América do Sul e Central. Por certo, eles prosperam melhor em ambientes de calor e umidade. Dependendo da espécie cultivada, variam de 30 a 80 centímetros de altura.
Sobre o Caladium: Como Cuidar
O Caladium no Jardim
As folhas do Caladium não possuem hastes, originando-se dos pecíolos que emergem diretamente do bulbo ou tubérculo. Eles produzem flores em espádice branco de tamanho pequeno. Como os Caladiuns são cultivados por suas belas folhagens, você pode retirar a flor para que ela não desvie o alimento das folhas e nem reduza seu tamanho.
Para adornar o seu jardim abuse do Caladium em massa pois criam um ponto de destaque na paisagem verde principalmente quando plantados em primeiro plano. Ficam excelentes quando misturados às samambaias e hostas. Plante-os à meia-sombra protegidos do sol quente do meio do dia.
É comum que o Caladium perca suas folhas no inverno. Isso não deve ser motivo de preocupação, pois os bulbos guardam energia no frio para surgirem novamente com folhas renovadas.
O Caladium em Vasos
Há quem faça coleção de Caladium em casa. Eles podem ser cultivados à sombra desde que em local com bastante luminosidade. Você pode cultivá-los a partir dos tubérculos ou adquirir uma muda já do tamanho que planeja.
Quanto maior o tubérculo, maior será o número de botões foliares da planta. Cada tubérculo de Caladium tem um botão central maior que é cercado por vários pequenos. Assim, para permitir que o tubérculo produza mais brotos e folhas, remova o botão central com uma faca afiada. Tenha o cuidado de não ferir nenhum dos pequenos botões que estão ao redor.
Em seguida plante os tubérculos a uma profundidade de cerca de 5 centímetros e uma distância de pelo menos 20 centímetros entre eles. Acomode cada tubérculo de Caladium na terra de forma que os botões estejam apontados para cima.
Faça regas frequentes e abundantes, mantendo o substrato sempre úmido ao toque, mas não saturado. O recipiente deve ter orifícios de drenagem para que as raízes do Caladium não fiquem encharcadas.
Um substrato permeável e rico em matéria orgânica é o ideal. Para um forte desenvolvimento das folhagens que estão em vasos, utilize um adubo líquido a cada duas semanas. Nesse sentido, outra opção de fertilizante é o de liberação lenta.
Veja Também:
Posts Recentes:
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
- Gerânio-Pendente (Pelargonium peltatum): Beleza e Colorido para o Seu Jardim
Gostou das dicas de sobre o Caladium, como cuidar em jardins e na sombra? Logo após terminar a leitura, conte abaixo quais plantas você cultiva em casa. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.