Como Cuidar da Flor-de-Maio

como cuidar da flor de maio

Nativo da Mata Atlântica brasileira, esse cacto diferente, com folhas achatadas e uma floração espetacular é muito cultivado não só por aqui como também em outros cantos do mundo. No entanto, algumas dúvidas são bem comuns quando se trata da quantidade de rega e de como cuidar da Flor-de-maio dentro de casa.

Montamos um guia completo de cultivo, desde suas características, origem, além de dicas de luminosidade, rega e substrato.

Sobre a Flor de Maio

Nativa dos estados do Sudeste do Brasil, a Flor-de-maio é uma planta epífita ou rupícola, ou seja, vive tanto agarrada a troncos como também em rochas e fendas.

Ela pertence à família Cactaceae, embora sua estrutura de folhas seja um pouco diferenciada dos cactos mais populares. Mas a Flor-de-maio não está sozinha nesta família no quesito estranheza. Veja por exemplo os Rhipsalis, com hastes alongadas e finas. Aliás, algumas espécies de Rhipsalis são bem parecidas com a Flor-de-maio, você vai saber mais sobre eles aqui.

Schlumbergera truncata é o nome científico da Flor-de-maio, nomeada em homenagem ao colecionador francês Frederic Schlumberger (1823-1893).

Ela cresce naturalmente nas florestas da Mata Atlântica até 1500 metros de altitude. Já existem também alguns híbridos comumente comercializados.

A Flor-de-maio tem uma estrutura de caule ereto com hastes articuladas que se tornam pendentes e podem chegar a 30 cm de comprimento. As folhas têm uma nervura central pronunciada com segmentos de cerca de 4-6 cm de comprimento por 1,5-3,5 cm de largura. São achatados, sem espinhos e com 2 ou 3 dentes de ambos os lados e 2 dentes no ápice.

As flores são individuais e terminais, na extremidade das hastes. Podem ser brancas, vermelhas, alaranjadas ou róseas.

Como Cuidar da Flor-de-Maio

Ao cuidar do seu cacto Flor-de-maio, sem dúvida um ponto importante é acertar nas regas e considerar o local onde a planta vai ficar.

Luz e Temperatura

Como a Flor-de-maio vive em regiões tropicais e subtropicais abaixo das árvores, ela pode ficar frágil com a luz solar direta. Suas folhas se tornam avermelhadas e o aspecto da planta fica murcho. Assim, a luminosidade ideal para a Flor-de-maio é a meia-sombra.

No entanto, é preciso ficar atento às temperaturas, uma vez que algumas cidades têm um clima mais intenso, com sol forte, mesmo durante o momento mais fresco do dia, ou seja, no início e fim de tarde. Nesse caso sua Flor-de-maio também pode sofrer com o sol.

Desse modo, uma adaptação gradual de algumas semanas pode ser possível, mas se a planta começar a apresentar vermelhidão e queimadura das pontas, o melhor é deixá-la na sombra bem iluminada.

O cacto Flor-de-maio se orienta de acordo com a luminosidade, assim evite ficar mudando a posição do vaso constantemente, pois isso pode afetar até mesmo a floração.

Rega e Substrato

A rega talvez seja a parte mais importante para manter o seu cacto Flor-de-maio saudável e vivo.

Regue constantemente de modo a não deixar o substrato da planta secar totalmente. Ou seja, o solo deve ser mantido úmido, porém tenha muito cuidado com o excesso de água nas raízes. Lembre-se que a Flor-de-maio é uma espécie que, assim como as orquídeas, vivem sobre troncos e rochas, onde a água das chuvas escoa rapidamente.

Dessa maneira, o melhor é fazer um teste com o dedo na terra. Em seguida, observe se os dois ou três centímetros da parte superior do solo já secaram. Então regue.

Quando cultivado em vasos, o substrato deve ter um solo rico em matéria orgânica, que seja aerado, bem drenado, para que suas raízes respirem e não fiquem encharcadas com as regas.

Se for comprar um substrato pronto, o solo para orquídeas, de fato é bem aceito neste caso. Se preferir montar seu próprio substrato, acrescente areia para melhorar a permeabilidade da mistura.

Adubo

Após adquirir seu cacto Flor-de-maio, você provavelmente terá uma planta ainda jovem, assim espere pelo menos um ano antes de fertilizá-lo. Suas raízes são sensíveis e o excesso de fertilização pode ser um desastre.

Posteriormente, inicie a adubação algumas semanas após a floração, ou seja, no fim de julho e continue até dezembro.

Utilize um fertilizante rico em potássio. O potássio é o K da fórmula NPK, sendo assim escolha percentuais onde o último número é maior, como por exemplo, 10-10-30.

Se puder, dê preferência aos adubos orgânicos, que são completos e permitem uma absorção mais lenta, além de durar por meses, como o Bokashi, o qual já comentamos aqui no site.

Perguntas Frequentes

Qual a diferença entre a Flor-de-maio e a Flor-de-outubro?

Existe uma diferença principal entre estes dois, o formato de suas folhas. Enquanto o cacto flor de maio (Schlumbergera truncata) tem folhas com pontas afiadas e dentadas, a flor de outubro (Hatiora rosea) tem as folhas arredondadas e avermelhadas.

Hatiora rosea e Schlumbergera truncata

Quanto tempo dura a Flor-de-maio?

A floração da Flor-de-Maio dura em média 20 dias. Em relação ao tempo de vida da planta, elas duram muitos anos, passam de geração em geração.

Veja Também:

Gostou deste artigo sobre como cuidar da Flor-de-maio? Compartilhe com alguém que também gosta de cactos e, então, deixe suas estrelinhas abaixo.

Deixe um comentário