Como Cuidar Da Planta Brilhantina (Pilea Microphylla)

Como Cuidar Da Planta Brilhantina Pilea Microphylla

A planta Brilhantina, também conhecida como Planta-artilheira, é uma espécie do gênero Pilea. Muito ramificada, de porte pequeno e folhas suculentas de verde vivo ela pode ser cultivada tanto como planta de forração e bordadura como também em vasos e jardineiras. Em seguida, veja as dicas de como cuidar da planta Brilhantina.

Sobre a Planta Brilhantina

A planta Brilhantina (Pilea Microphylla) é nativa da América do Norte e Central.  Foi introduzida em algumas regiões tropicais e subtropicais de outras partes do mundo tornando- se uma espécie invasora.

Ela cresce até cerca de 30 centímetros e em jardins forma rapidamente aglomerados que podem florescer o ano todo.

As flores são minúsculas e não têm importância ornamental. Se cultivada em vasos no interior de casa, é raro acontecer a floração.

A planta Brilhantina gosta de locais ensolarados ou à meia-sombra. Apesar disso, o sol forte pode queimar as folhas. Se perceber folhas amarelas é sinal de que a planta está sofrendo com a luz solar. Assim, mova sua planta imediatamente para um local mais sombreado.

Se você planeja cultivar a Brilhantina em vasos dentro de casa, deixe-a próximo às janelas onde receba luz indireta abundante. Para garantir que sua planta cresça por igual, gire o vaso toda semana, pois elas crescem em direção ao sol. É comum as folhas ficarem com um verde mais escuro quando cultivadas no interior. Além disso, as folhas ao longo do caule tendem a ficar mais espaçadas.

Não suporta geadas, sendo a temperatura favorável para o cultivo, entre 15°C a 23°.

Como Cuidar da Planta Brilhantina

Escolha vasos onde a planta fique com as raízes apertadas. Quando a raiz estiver deformando o vaso ou saindo pelos furos de drenagem, está na hora de trocar o vaso. Nesse sentido, passe para um tamanho somente um ou dois números maior que o anterior.

O substrato que favorece o desenvolvimento da planta Brilhantina é formado por turfa e perlita, o que garante a aeração do solo.

A Pilea Microphylla não é exigente com relação a umidade, e o maior cuidado deve ser em relação ao solo encharcado, que pode rapidamente apodrecer as raízes.

Essa planta dá sinais quando precisa de água, sendo assim observe as folhas, quando elas começarem a parecer um pouco caídas, está na hora da rega.

Em períodos de maior temperatura e calor, mantenha o substrato umedecido. Por outro lado, nos períodos chuvosos e de maior umidade no ambiente, deixe a parte superior do solo secar antes de regar novamente.

É uma planta sensível ao cloro e flúor presente na nossa água da torneira. Dessa forma, ao observar as folhas com manchas brancas, deixe a água de rega em um recipiente aberto durante a noite e só depois ofereça à planta.

Fertilização

O fertilizante líquido padrão para folhagens pode ser usado mensalmente desde que na metade da indicação do rótulo da embalagem do fabricante.

Tenha o cuidado de adubar somente depois de regar a planta, isso evita que o produto sobrecarregue as raízes da planta.

Ao observar uma crosta branca no solo, isso significa que há acúmulo de sal fertilizante no vaso. Dessa maneira, interrompa a fertilização por pelo menos dois meses.

Para incentivar o crescimento e ramificação da planta Brilhantina, belisque os brotos jovens um após o outro.

Como Propagar a Pilea Microphylla

Quase todas as partes da folha têm a capacidade de criar raízes. Nesse sentido, a maneira mais simples de propagação é através da folha da Brilhantina.

Assim, retire uma folha com o pecíolo preso da planta mãe e deixe-o secar por um ou dois dias. Logo depois, coloque-a em um copo com água. Troque a água de forma que esteja sempre clara e limpa. Dentro de quatro a seis semanas você verá o crescimento de uma nova planta.

Veja Também:

Posts Recentes:

Gostou desse artigo sobre como cuidar da planta Brilhantina? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.9/5 - (8 votes)

Deixe um comentário