Como Elas Ajudam no Jardim: Curiosidades Sobre as Joaninhas

curiosidades sobre as joaninhas

A Joaninha vermelha e delicada que conhecemos é da família dos besouros. Considerada um símbolo da sorte, com certeza elas trazem muitos benefícios aos jardins. Conheça aqui algumas curiosidades sobre a joaninhas e o que elas podem fazer pelas nossas plantas.

Curiosidades Sobre as Joaninhas

Pode parecer muito, mas no mundo todo existem mais de 4 mil espécies diferentes de Joaninhas.

Bem pequenas e de corpo arredondado, tem cerca de seis a oito milímetros de altura. O que não impede que elas voem até que bem.

Suas asas para voo, são delicadas, alongadas e ficam guardadas embaixo da carapaça que as protege. Dessa forma, podem atingir de 75 a 91 batidas por segundo. Ademais, com a ajuda dos ventos, são capazes de viajar por quilômetros atrás de alimento.

As Joaninhas e as Plantas

As Joaninhas se alimentam principalmente de pulgões, mas podem comer também colchonilhas. Existem espécies, como as asiáticas, que comem outras joaninhas.

Como forma de facilitar o alimento para suas larvas, as Joaninhas procuram colocar seus ovos bem próximo aos pulgões. Dessa forma, suas larvas conseguem, incrivelmente, comer cerca de 500 piolhos de pulgões todos os dias.

As maiores inimigas das Joaninhas são as formigas. Contudo suas cores vivas alertam outros animais de sua natureza venenosa e sabor amargo. Aliás, elas possuem outras estratégias para não virar comida de outros animais: se fingem de mortas tombando e virando de pernas para o ar. Ou então, soltam um líquido amarelo com forte odor.

Quais Plantas Atraem as Joaninhas?

Você pode criar joaninhas no seu jardim e dessa forma, ajudar no controle das pragas.

Enfim, veja algumas plantas que são atrativas para as joaninhas:

  • Salsa (Petroselinum crispum)
  • Endro (Anethum graveolens)
  • Catinga de Mulata (Tanacetum vulgare)
  • Margarida Amarela (Coreopsis)
  • Milefólio ou Mil folhas (Achillea millefolium)
  • Alisso (Lobularia maritima)

Veja Também:

Termos de Jardinagem que Todo Iniciante Precisa Conhecer

Como Plantar Abobrinha em Vasos

Como Salvar a Planta Que Recebeu Muita Água

Gostou deste artigo sobre as Joaninhas? Aproveite para deixar seu comentário abaixo. Além disso, compartilhe com alguém que você sabe que também gosta de plantas e precisa conhecer estas informações. E então, marque sua avaliação nas estrelinhas.

4.9/5 - (7 votes)

Deixe um comentário