Rosa do Deserto, uma suculenta? Um bonsai? Uma árvore? Uma flor? Esta estonteante planta do deserto está encantando e despertando a curiosidade de cada vez mais jardineiros. Conheça um pouco mais e veja algumas dicas de como cuidar da planta Rosa do Deserto aí no seu jardim.
Com suas raízes robustas aparentes, suas flores exuberantes e perfumadas, elas merecem sim, toda a atenção que estão atraindo.
Se você está convencido que quer sua casa adornada com uma delas, continue a leitura a seguir. Afinal, quanto mais conhecer e souber como cuidar da planta Rosa do Deserto, mais chances terá de tê-la saudável e florida.
Como Cuidar da Planta Rosa do Deserto.
Antes de mais nada é preciso escolher o local onde a sua planta vai ficar. A luminosidade é um fator primordial no cultivo e vai trazer somente benefícios para que você saiba melhor como cuidar da planta Rosa do Deserto.
Como o próprio nome diz ela é uma planta de regiões desérticas, por isso demandam muita luz solar durante o dia todo.
Se você mora em casa o melhor lugar é a área externa e se for apartamento grude-a na janela, deixe-a na varanda, arranje uma forma e um local onde ela receba muito sol.
Arrumando o Vaso e o Substrato
Desde já é preciso ressaltar que as Rosas do Deserto gostam de água, mas odeiam solo encharcado.
Então, é importante que elas sejam mantidas em vasos de alta drenagem, ou seja, que a água passe livremente.
Encha o fundo do vaso com pequenas pedras e tela plástica. Além de facilitar o escoamento da água, eles servem para que as raízes em crescimento não saiam pelos furos.
Logo após preencha-o com terra adubada, areia grossa e húmus de minhoca na proporção de 2/3 de terra e húmus e 1/3 de areia.
Essa é uma sugestão de mistura de substrato, mas existem muitas outras que podem ser usadas no cultivo da Rosa do Deserto.
Agora, pode fazer delicadamente o plantio.
Cuidados na Hora da Rega.
Antes de tudo, em relação ao modo de como regar a Rosa do Deserto, é muito importante saber quando e qual a quantidade de água que a planta precisa.
O melhor método é usar as mãos e a ponta dos dedos para verificar o solo.
Pressione o dedo no substrato afundando cerca de 2 ou 3 centímetros. Se seu dedo sair limpo, é sinal de que o substrato está seco. Então, é hora de regar.
Ao contrário, se o dedo sair com alguma terra um pouco umedecida, espere mais uns dias para fazer a rega.
Assim, caso ocorra o primeiro caso, com a ajuda de um regador adicione uma pequena quantidade de água.
Lembre-se que se trata de uma planta de clima árido e seco, que não precisa de frequência de rega. Mas a água oferecida deve ser suficiente, de modo que saia pelos orifícios de drenagem.
Convenceu-se com a fabulosa Rosa de Deserto? É uma planta lindíssima e traz elegância onde é exposta. Dependendo da espécie, ela floresce várias vezes ao ano e encanta com suas características ímpares!
Em seguida, para complementar sua leitura leia esse outro artigo sobre Flor Rosa do Deserto: Veja Como Cuidar e Ter Muitas Flores.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou desse artigo sobre como cuidar da planta Rosa do Deserto? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.