As Margaridas são plantas graciosas e que nunca saíram de moda, pois são presença constante em arranjos florais dos mais diversos temas. Que tal saber como cuidar de Margaridas no vaso e cultivar essas lindas flores brancas com miolos amarelos no seu jardim? Confira todas as dicas abaixo.
Sobre a Margarida
O nome científico da Margarida é Leucanthemum vulgare e é uma variedade silvestre, perene e bastante resistente para cultivo, aceitando inclusive temperaturas mais frias.
Nativa da Europa, Extremo Oriente da Rússia e Cáucaso, a Margarida é uma planta que gosta de sol, tem folhas macias, verdes e lindas flores que surgem ao fim de longas hastes.
É cultivada como maciços e bordaduras nos jardins e muito utilizada como flor de corte que compõem os mais variados estilos de arranjos.
Aqui vamos tratar de saber mais sobre como cuidar de Margaridas no vaso, ou na jardineira de casa em ambientes com sol ou meia-sombra.
Como Cuidar de Margaridas no Vaso
Você pode cultivar a Margarida em vasos desde que não a deixe passar sede. O vaso deve ter orifícios de drenagem e de preferência que não seja de barro. Os vasos de barro absorvem a água muito rapidamente, dificultando a hidratação da planta.
Nesse sentido, os vasos mais indicados são os de plástico ou cerâmica vitrificada e que tenham ao menos 30 centímetros de profundidade.
Posicione o vaso em local que tenha sol ou no máximo meia-sombra com luz solar direta do fim ou início do dia.
A Margarida gosta de ambientes úmidos, sendo necessário um solo rico em nutrientes, que possua boa drenagem para o escoamento da água.
É importante que o solo da Margarida nunca seque completamente. Se isso acontecer as flores não surgirão ou então, se a planta já estiver florida, as flores murcham rapidamente. Além disso, as folhas também podem cair.
Dessa forma, em climas mais quentes, regue a planta de manhã e também à noite.
As flores surgem no início do verão e, se bem cultivadas, duram toda a estação.
Podas e Propagação
Faça podas uma vez ao ano, assim você incentiva a floração.
Além disso, retire todas as flores desbotadas e também as folhas amareladas ao menos uma vez na semana, se necessário. O corte da poda deve ser feito no caule, junto ao solo.
A cada 3 ou 4 anos é importante que a Margarida seja dividida, pois isso evita que ela fique muito enraizada. Desse modo, simplesmente remova a planta do vaso, tire o excesso de terra e divida a raiz, com a ajuda de uma faca serrilhada, em 4 partes iguais.
Plante cada parte em um novo vaso e deixe-os se desenvolver como de costume.
Veja Também:
Posts Recentes:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou desse artigo sobre como cuidar de Margaridas no vaso? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.