Esta é uma planta que quando está florida, é facilmente encontrada em meio a outras plantas à venda nos mercados e floriculturas. Isso porque, embora ela tenha flores pequenas, elas são de cores vivas e abundantes. Conheça a seguir algumas sugestões de como cultivar a Flor da Fortuna.
Todas as dicas que separamos vão te ajudar nos cuidados diários com a planta, para que ela cresça maravilhosa.
Ela pertence ao gênero Kalanchoe que possui centenas de espécies e uma das mais conhecidas é a Kalanchoe blossfeldiana que floresce lindamente. As flores contrastam perfeitamente com o verde escuro das folhas e surgem em cores de vermelho, rosa, amarelo e branca.
Como cultivar a Flor-da-Fortuna
A Flor-da-Fortuna, assim como as outras plantas da família Crassulaceae, é uma espécie que armazena água nas suas folhas. Sendo assim, pouco exigente em relação à necessidade hídrica. Por esse motivo as regas são espaçadas e o solo deve estar quase seco para fazer a próxima rega.
Além disso, diferente de outras plantas, elas não gostam de ser pulverizadas com água.
Quanto à luminosidade, escolha preferencialmente lugares com sol ou meia-sombra com bastante abundância de luz.
Substrato e vaso apropriado para sua Flor-da-Fortuna
Um dos aspectos mais relevantes do cuidado da Flor-da-Fortuna é escolher o vaso e o solo certos. Essa é uma planta suculenta que não gosta de ficar em solo úmido ou encharcado. Portanto, dê preferência a um vaso que tenha furos de drenagem no fundo.
Escolha um substrato bem drenado e do tipo mais arenoso. Isso porque a areia torna a drenagem muito mais rápida e mantém dessa forma as raízes livres do encharcamento. Elas crescem bem em solos com matéria orgânica misturados à areia grossa.
Além da areia, você também pode adicionar um pouco de cascalho para melhorar a drenagem. Evite usar solo muito rico ou pesado, pois isso pode reter muita umidade e causar o apodrecimento das raízes.
Você também deve escolher um vaso um pouco maior que a raiz da sua planta, mas não muito grande. Um vaso muito pequeno pode restringir o crescimento da sua planta. Ao passo que um vaso muito grande pode reter uma maior quantidade de água e fazer com que o solo seque mais lentamente.
Como Regar
A Kalanchoe blossfeldiana ou Flor-da-Fortuna é uma planta tolerante à seca, pois assim como outras suculentas, pode sobreviver com o mínimo de irrigação.
A melhor forma de regar essa suculenta é usar o método “molhar e secar”. Isso significa que você deve regar bem a planta até que a água escorra do fundo do vaso.
Então, esperar até que o substrato esteja quase completamente seco antes de regar novamente. Você pode verificar a umidade do solo inserindo o dedo no solo ou usando um medidor de umidade. Esses medidores são super práticos e já estão disponíveis em várias lojas de jardinagem.
Bom, diferente de outras plantas, a Flor-da-Fortuna não gosta de ter suas folhas e flores molhadas. Assim, evite usar o borrifador. Além de causar manchas nas folhas, a água parada ali pode facilitar a formação de fungos.
Quando chegar o inverno, a rega deve ser reduzida pois a planta entra em um período de dormência que não requer muita água.
Necessidade de adubo
Essa é uma espécie que se desenvolve bem mesmo em solos mais pobres, sendo assim, não precisa de muitos fertilizantes.
No entanto, você pode dar um incentivo à sua planta aplicando um fertilizante líquido balanceado, uma vez por mês, durante a primavera e o verão. Por exemplo, o adubo NPK 10-10-10 que possui além do nitrogênio, fósforo e potássio, vários outros micronutrientes essenciais.
A diluição do fertilizante deve acontecer de acordo com as instruções do rótulo. E faça a aplicação sempre após regar a planta.
Nas outras estações do ano, não há necessidade de adubação.
Fornecendo luz e temperatura ideais
A Flor-da-Fortuna é uma planta que adora o sol e precisa de muita luminosidade para crescer bem e produzir flores. Nesse sentido, colocar sua planta perto de uma janela que receba pelo menos 6 horas de luz solar direta por dia vai garantir uma bela floração.
Você também pode complementar a luz natural com fontes de luz artificial, como lâmpadas fluorescentes ou LED.
No entanto, dependendo da região do país em que você está, é bom proteger sua planta do calor ou frio excessivo. A Flor-da-Fortuna prefere uma faixa de temperatura de 15°C a 29°C.
Como fazer a Flor-da-Fortuna florescer
Geralmente compramos a Flor da Fortuna já com flores. Elas duram várias semanas e devem ser podadas assim que as flores perdem o seu vigor.
Fazê-las florescer novamente exige certa paciência, pois elas são o tipo de planta que pertence ao grupo chamado de “plantas de dia curto”. O que na biologia se chama de fotoperiodismo.
Sendo assim, elas precisam ficar expostas à iluminação por um tempo menor durante algumas semanas para que ocorra a floração. Ou por outro lado, precisam de mais tempo no escuro.
Então, o ideal é oferecer apenas 10 horas de luz por dia. E consequentemente mantê-la no escuro por 14 horas.
Esse período pode durar cerca de 30 a 45 dias. E a temperatura deve ser um pouco mais baixa, próximo de 15°C.
Uma maneira de simular esse processo é recolhendo sua planta para um ambiente interno com menos luminosidade, um armário por exemplo, desde que a planta não fique exposta também à luz artificial.
Como propagar sua Flor-da-Fortuna
Para propagar sua Flor-da-Fortuna, você pode usar estacas de caule ou folhas. As estacas de caule são mais fáceis e rápidas de enraizar, enquanto as estacas de folhas são mais econômicas e podem produzir mais plantas.
Você pode tirar mudas de sua planta em qualquer época do ano, mas a primavera e o verão são as melhores estações.
Passo a passo para fazer mudas
- Para colher mudas de caule, escolha caules saudáveis e sem floração, com cerca de 7 a 12 centímetros de comprimento.
- Corte-os logo abaixo do nó da folha, onde a folha se fixa ao caule.
- Retire então as folhas inferiores das estacas, deixando apenas 2 a 4 folhas no topo.
- Você deve deixar as mudas secarem por um ou dois dias, até que se forme um calo na ponta cortada.
- Por outro lado, para colher mudas através de folhas, também é bem simples.
- Escolha folhas saudáveis e maduras, que não sejam muito velhas nem muito jovens.
- Separe a folha do caule fazendo uma torção, certificando-se de incluir um pequeno pedaço de tecido do caule na base da folha.
- Deixe as folhas secarem por um ou dois dias, até que se forme um calo sobre a ferida.
- Para enraizar suas mudas, prepare um vaso com solo arenoso e bem drenado.
- Em seguida, insira as estacas do caule com cerca de 2,5 cm de profundidade no solo ou coloque as estacas das folhas na superfície do solo.
- A partir daí, regue levemente e coloque-os em um local quente e claro, mas longe da luz solar direta.
- É necessário manter o solo ligeiramente úmido, mas não molhado, e borrifar as mudas ocasionalmente.
- A formação de raízes acontecerá em 2 a 4 semanas para estacas de caule, ou 4 a 6 semanas para estacas de folhas.
Agora, após elas desenvolverem raízes e novas folhas, é só transplantar suas mudas enraizadas para vasos individuais. E se você gosta de flores, pode gostar desse outro artigo que publicamos anteriormente: 5 Plantas com Flores Coloridas que Vão Alegrar Qualquer Ambiente.
Veja também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou das dicas sobre como cultivar a Flor da Fortuna? Logo após terminar a leitura, conte abaixo se você cultiva em casa essa planta. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.