Como Cultivar Batata-Doce Em Casa

Como cultivar batata-doce

A batata-doce é uma hortaliça tropical que está presente nas mais diversas receitas do brasileiro seja na forma cozida, frita ou assada e ainda na composição de pratos doces. Veja abaixo as dicas de como cultivar batata-doce em casa.

A saber, a indústria alimentícia utiliza largamente a batata-doce como matéria-prima para a produção de pães e doces. Além disso, o amido extraído do tubérculo é empregado na fabricação de tecidos, cosméticos e papéis.

Cultivares de Batata-Doce

Existe uma enorme variação de cultivares de batata-doce presentes hoje no Brasil. Isso pode variar de região para região. Além disso, há uma confusão nos nomes, pois é comum encontrar cultivares diferentes com o mesmo nome.

Em Minas Gerais os nomes mais comuns são Gonçalves, Arroba e Peçanha, já no Rio de Janeiro, Rosinha, no Pará, Rainha e Japonesa.

O cultivar que recebe o nome Coquinho (Brasília), é uma espécie amarelada na parte externa e com a polpa branca. Já a Brazlândia Rosada tem a película externa rosa com a polpa creme e o seu formato é mais alongado.

Assim, para plantar a batata-doce na sua casa, procure o cultivar que você tem na sua região e que mais agrada seu paladar.

Como Cultivar Batata-Doce em Casa

Clima

A batata-doce gosta de temperaturas em torno de 24°C, principalmente quando combinados com luminosidade menor durante o dia e boa umidade do solo.

Tenha cuidado com geadas e temperaturas inferiores a 10°C, pois isso causa uma diminuição no desenvolvimento das raízes. Então se você mora em uma região com inverno mais rigoroso, plante as batatas ao menos 5 meses antes das primeiras geadas.

Substrato

Por ser uma hortaliça que se adequa em vários tipos de solo, desde os mais arenosos até os mais argilosos, você não terá problemas com a produção da batata-doce por causa disso.

Entretanto, um substrato leve, solto e fértil é considerado ideal, desde que tenha boa aeração para as raízes e seja bem drenado para o correto escoamento do excesso de água.

Assunto Relacionado: O Que Significa Um Substrato Bem Drenado: Confira!

Nesse sentido, você terá uma colheita com raízes mais uniformes e com melhor aparência.

Regas

A batata-doce requer uma boa irrigação pois o calor faz com que muita água evapore através das folhas, podendo ocorrer a falta de água para a devida nutrição das raízes. Assim, quanto mais folhas ela tiver, mais água a planta precisa.

Nesse sentido, plantas jovens não precisam de tanta quantidade de água quanto as espécies maiores. Em locais muito quentes e com temperaturas elevadas, há necessidade de se regar todos os dias.

Contudo, a quantidade errada de água pode prejudicar o desenvolvimento da batata-doce. Assim, solos com muita umidade ou encharcados, que não drenam bem a rega, retardam a formação das raízes tuberosas.

Além disso, o encharcamento do solo produz raízes tuberosas finas e alongadas.

Adubação

A adubação depende muito do tipo de solo proporcionado e de fatores como o tipo de cultivar, a fertilidade do solo entre outros. Em grandes produtores a análise do solo é complexa pois leva em consideração fatores minuciosos que não vem ao caso quando a batata-doce é cultivada em jardins e hortas caseiras.

Dessa forma, para o plantio da batata-doce em casa, uma boa opção é a adubação orgânica. Uma vez que ela fornece de forma gradativa os nutrientes à medida que o composto vai sendo degradado no solo. Esterco e torta de mamona são boas opções.

Assunto Relacionado: Adubo Orgânico e Inorgânico: como escolher o melhor?

Veja Também:

Gostou desse artigo sobre como cultivar batata-doce em casa? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.8/5 - (13 votes)

Deixe um comentário