Como Decorar Um Jardim Pequeno

Como decorar um jardim pequeno com plantas de vários tamanhos e cores, duas cadeiras verdes, uma lareira, um busto e uma fonte em forma circular

Com a decoração certa podemos ter, em pouco tempo, um jardim do jeito que gostamos; seja rústico, romântico, japonês, de pedras, colorido ou moderno. Separamos algumas dicas práticas para você mesmo se aventurar e colocar em andamento seus planos de como decorar um jardim pequeno.

Usaremos como referência a imagem do topo do artigo, de autoria de Doreen Wynja. Esse lindo jardim enriquecido com uma grande variedade de espécies de plantas e diversos objetos decorativos é fonte de várias ideias para você que quer decorar um pequeno espaço ao ar livre.

O Sonho do Jardim

Para muitos de nós que vivemos em cidades e não no campo, os espaços tendem a ser limitados. Além disso, muitas vezes falta tempo para planejar e até mesmo cuidar da parte externa da nossa casa.

Não importa se o local fica nos fundos, na lateral ou na frente da sua casa, as possibilidades de criar um design interessante são inúmeras. Apenas escolha seu estilo e veja o que se encaixa melhor no seu espaço. Você terá o jardim do jeito que planejou e com o aconchego desejado!

Como Decorar um Jardim Pequeno

Com plantas em diferentes alturas é possível ampliar visualmente um pequeno jardim. Além do mais, o uso de vasos em tons pastéis, lâmpadas solares, caminhos em curva, por exemplo, são toques que vão permitir um design elegante e ao mesmo tempo de amplitude. Veja a seguir algumas sugestões que separamos.

1 – Plantas Certas

Vamos começar pela natureza calmante das plantas. Uma boa dica para conseguir maior amplitude em um jardim pequeno, a partir da disposição das plantas, é escolher as espécies de acordo com o tamanho e a cor.

Use as plantas baixas em primeiro plano e as altas ao fundo. Isso faz com que o muro que delimita o vizinho pareça distante. E se você preferir, as plantas podem ser combinadas em diversos tipos de jardins verticais.

As cores também influenciam e criam extensão. Deixe alguns arbustos com cores claras e variegadas, para o grupo que estiver mais próximo da casa e os tons de verde escuro para delimitar os muros ou os fundos do jardim.

2 – Divisão do Jardim em Zonas

Mesmo em um jardim pequeno você pode criar pontos focais. Por exemplo, um canteiro de flores, um espaço para os móveis, pedras decorativas, fontes ou pequenos lagos. Cada um desses exemplos pode ser um ponto de destaque que caracteriza uma zona do seu jardim.

Para caracterizar cada uma dessas partes, defina os limites ou com pedras no chão ou com plantas que formam bordaduras ou forração.

Claramente, deve-se escolher cada detalhe de acordo com o tamanho que você tem disponível. A combinação de mais de um elemento será sempre possível, desde que você e sua família se sintam confortáveis em transitar no jardim.

3 – Iluminação Certa

Noites quentes e tardes amenas ficarão mais acolhedoras se você colocar uma boa iluminação no seu jardim. Pesquise sobre as novidades, você vai se encantar com a quantidade de produtos de iluminação externa disponíveis hoje nas lojas.

Pesquise não só pelas luzes de chão, mas também sobre fios de luz para a parte aérea.

Além das lâmpadas de LED para jardim e luzes solares, veja também as lanternas. Elas podem acrescentar um tom mais nostálgico e de bem-estar. Ademais, você pode escolher o estilo e desenho de lanterna que melhor vai combinar com o seu espaço.

4 – Pedras no Chão do Jardim

Um pequeno caminho de cascalho que leva de um ponto ao outro tem a capacidade de alongar e ampliar determinados espaços do seu jardim. Considerando o pouco espaço, o caminho de pedra pode terminar em uma fonte, uma parede de tijolinhos ou outro acessório que você queira destacar.

Outra opção é colocar as pedras como se fossem um tapete. Elas podem acompanhar objetos de destaque no jardim como também servir para delimitar a área que vai receber os móveis.

5 – Como Decorar um Jardim Pequeno com Móveis

Não descarte a possibilidade de colocar móveis no seu jardim só porque tem pouco espaço. Mesas e cadeiras dobráveis podem ser bem práticas, desde banquetas de madeira a cadeiras mais sofisticadas.

A madeira é um material coringa pois combina não apenas com jardins rústicos, mas também com diferentes estilos e ocasiões. Ela traz calor e aconchego para o local além da possibilidade de combinar com almofadas e outros acessórios macios. Sem falar na vantagem dos móveis sob medida.

Fique atento ao tipo de madeira, pois no caso de móveis ao ar livre a recomendação é o uso de madeiras de reflorestamento que são capazes de suportar as mudanças climáticas. A madeira teca é a mais indicada para ambientes externos. Contudo, mesmo as melhores madeiras precisam de manutenção. Após algum tempo, é indicada a aplicação de óleos ou ceras.

Outros tipos de material que suportam as intempéries ao ar livre podem ser o destaque do seu jardim. Por exemplo, móveis de fibra sintética, rattan sintético, alumínio e ferro. Cores vivas, design criativos e modelos confortáveis, as opções são muitas, se divirta na hora da escolha.

6 – Como Decorar com Objetos de Metal e Pedras

Objetos de metal trazem um estilo mais moderno, com charme industrial e casual. A depender da peça escolhida, ela pode ter um visual mais romântico.

A cor do metal também tem grande influência no estilo da decoração. O metal enferrujado tem um visual mais áspero e está muito na moda no momento. Objetos abstratos, lanternas, fontes, todos eles podem ser adicionados ao seu jardim.

Essa ferrugem não vem de um objeto antigo que se enferrujou com o tempo. Em vez disso, eles são fabricados em aço e recebem um tratamento com ácido para conseguir o tom desejado.

As pedras também trazem diversidade para a decoração. Elas podem ser de mármore, granito ou arenito, por exemplo. Desde imagens religiosas ou de animais até fontes com água.

7 – Faça Você Mesmo (DIY)

Quer dar um toque mais pessoal ao seu pequeno jardim? Você pode facilmente reciclar muitos tipos de materiais para serem usados ao ar livre. Os tutoriais estão pipocando na internet com diversas ideias: por certo você vai encontrar alguma que combine com seu espaço.

Procure por vasos para as plantas, jardineiras, jardins verticais, caixotes de madeira, aramados, lustres, tudo isso pode ser personalizado com uma ideia decorativa. Se quiser dê uma olhada nesse outro artigo onde falamos anteriormente sobre como montar um jardim pequeno sem gastar muito.

Enfim, se você observar a foto principal, verá que este jardim é um ótimo exemplo de como decorar um jardim pequeno. Ele possui algumas das sugestões que citamos aqui. O que mais surpreende é a quantidade de elementos juntos, as cadeiras, a mesinha de madeira entre elas, a escultura, a fonte circular, o chão de pedras, a luminária de piso e até uma lareira de metal. E talvez por isso mesmo, o espaço ficou extremamente aconchegante e acolhedor.

Perceba que as plantas fazem toda a diferença, e elas são dispostas como citamos anteriormente. Arbustos mais claros e menores à frente e as árvores de tons escuros ao fundo. O ambiente é enriquecido sobretudo com a variedade de espécies, sem monotonia. A disposição ficou tão boa que quase não percebemos a casa do vizinho ao fundo.

Veja Também:

Gostou de saber um pouco mais sobre como decorar um jardim pequeno? Compartilhe com alguém que também gosta de decoração e então marque suas estrelinhas abaixo.

5/5 - (12 votes)

Deixe um comentário