Como Fazer Composteira Em Jardim Pequeno Para Adubar Suas Plantas

Como fazer composteira

A matéria orgânica, requisito básico para o cultivo da grande maioria das plantas, é capaz de armazenar e absorver nutrientes. Com apenas um ou dois metros quadrados de espaço no seu jardim você consegue criar adubo. Saiba como fazer composteira criando uma pilha que vai transformar um solo pobre em um solo favorável às plantas.

O solo é formado por compostos de frações de rocha, matéria orgânica, água e ar. Para conseguir um solo saudável, a “mágica” da decomposição deve acontecer. Juntar os restos de organismos da terra e vida vegetal vão proporcionar o equilíbrio do solo do seu jardim.

Como Fazer Composteira

Para criar uma pilha de compostagem você deve empilhar não mais que um metro e meio de altura de compostagem dentro de dois metros quadrados de espaço. Evite fazer uma pilha maior, pois pode deixar a coisa toda instável. A duração pode variar de acordo com as condições locais.

Prepare a pilha diretamente no chão. Antes de começar, afrouxe bem o subsolo. Dessa forma, minhocas e outros seres terão livre acesso à composteira.

Forme a camada inferior com galhos picados ou estacas, pois isso cria cavidades que permitem que o oxigênio circule e o excesso de fluido seja drenado.

Então, por cima dos galhos, coloque uma camada de material orgânico de cerca de 20 centímetros de espessura. Assim, junte, por exemplo, folhas, serragem, casca de ovos, ervas, grãos e restos de frutas e verduras.

Itens como filtro e borra de café, alimentos cozidos e outros tipos de papel podem ser acrescentados, porém em proporção menor.

Não utilize laticínios, carnes, ossos, fezes, sal ou frios, uma vez que esses elementos podem causar a morte das minhocas além de produzir mal cheiro e contaminação da composteira.

Faça as camadas, uma após a outra, seguindo o padrão de galhos e aparas de árvores e logo depois o material orgânico vindo da cozinha.

É importante colocar a uma quantidade suficiente de material orgânico, caso contrário, o processo de decomposição será lento.

Para regiões com muita chuva, acrescente um pouco de pó de barro, pois ele ajuda a tirar o excesso de umidade da composteira.

Utilize camada de folhas, serragem ou sacos velhos a fim de proteger a composteira das intempéries do clima. Além disso, crie sebes ao redor da pilha para contenção e proteção do local

Veja Também:

Posts Recentes

Gostou desse artigo sobre como fazer composteira no jardim? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.9/5 - (7 votes)

Deixe um comentário