O aroma do chá de gengibre conquista mesmo antes de você provar a bebida. Seja como chá, tempero, doces, em conserva ou como “Shoga Gari” para acompanhar o seu sushi, o típico sabor picante do gengibre é apreciado por muitos. E para ter essa planta produzindo em casa, basta um pouco de paciência seguindo as dicas de como plantar gengibre em vaso que vamos mostrar a seguir.
Como Plantar Gengibre em Vaso
A parte subterrânea da planta, que muitas vezes chamamos de raiz ou tubérculo, é, na verdade, conhecida botanicamente como rizoma.
Assim, para plantar o gengibre em vaso, vamos precisar de:
- Um rizoma de gengibre que seja de preferência orgânico
- Substrato rico em matéria orgânica
- Vaso tipo jardineira com pelo menos 30 centímetros de altura com orifícios de drenagem
- Faca limpa e afiada
Melhor época para começar a cultivar o Gengibre
A melhor época para o plantio do gengibre é na primavera, a partir de setembro, se você mora no sul do país, enquanto em outras áreas com temperaturas mais quentes, o plantio pode ser feito em agosto.
Plantando gengibre no vaso
Primeiramente, escolha um gengibre rechonchudo. Corte com a faca limpa pedaços de aproximadamente 10 centímetros, de modo que tenham pelo menos 3 “olhos” ou botões; aquelas partes inchadas em relevo, que muitas vezes são esverdeadas ou brancas.
Prepare o vaso com o substrato e cave buracos de cerca de 10 centímetros de profundidade. Se for usar a jardineira plante as partes que você cortou com no mínimo 15 centímetros de distância uma da outra.
Acomode os pedaços de gengibre de modo que os botões fiquem virados para cima. Uma planta pode surgir de cada botão. Cubra os pedaços de gengibre com o substrato restante.
Em seguida regue um pouco para que o solo fique umedecido. Não exagere na água, pois o rizoma pode apodrecer.
O vaso deve ser colocado em um local claro com sol. Dessa forma, ofereça pelo menos 8 horas de luz solar. Ademais, o substrato deve ser mantido apenas um pouco úmido durante o período de cultivo. Nem muito seco, e nem muito encharcado.
Então, ao longo dos meses você terá uma planta se desenvolvendo com hastes finas e eretas que lembram o bambu. O gengibre cultivado em vaso não terá o mesmo tamanho daqueles cultivados na terra. Todavia, você vai colher gengibre suficiente para o consumo da sua família.
Os brotos crescem gradualmente por cerca de 10 meses. Em contrapartida, quando as pontas das folhas começarem a ficar secas, você saberá que está na hora da colheita.
Retire o rizoma da terra e corte o necessário para seu uso. O que não for utilizado pode ser replantado desde que tenham os botões como mencionamos no processo acima.
Por fim, faça a renovação do substrato para renovar os nutrientes que foram utilizados e sugados pela planta nesses 10 meses de crescimento.
Veja Também:
Posts Mais Recentes
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
- Gerânio-Pendente (Pelargonium peltatum): Beleza e Colorido para o Seu Jardim
Gostou desse artigo sobre como plantar gengibre em vaso? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.