A salsinha é uma das ervas aromáticas culinárias mais populares. Seu cultivo tem a reputação de ser difícil por nem sempre germinar com facilidade. Conheça algumas dicas para produzir sua própria salsinha orgânica seguindo abaixo o passo a passo de como plantar salsinha.
Embora alguns desconheçam, saiba que salsa e salsinha (Petroselinum crispum) são a mesma erva. Existem ainda alguns outros nomes comuns usados em algumas regiões do Brasil, como Salsa-hortense, Salsa-de-cheiro, Salsa-comum, Salsa-das-hortas e Salsa-de-comer.
Descubra a seguir como é simples ter a salsinha orgânica em casa. Basta seguir as dicas de plantio para você ter sempre um tempero maravilhoso.
Como Plantar Salsinha em Vasos
Ao contrário de outras ervas, a salsinha prefere um local parcialmente sombreado. Além disso você pode cultivá-la em vasos e jardineiras desde que receba luz ao menos durante 3 horas por dia.
Contudo, saiba que, o cultivo da salsinha em vasos, tem tempo de vida menor do que se cultivado direto no solo dos jardins.
Ela é uma planta bienal, e as flores surgem ao final do segundo ano de cultivo. Assim, as sementes geradas podem ser separadas para secagem e aproveitadas para uma nova germinação.
Atualmente, as sementes da salsinha estão disponíveis na maioria dos supermercados e lojas de jardinagem. Você vai encontrar os dois grupos, tanto a Salsinha de folha lisa quanto a de folhas crespas (Petroselinum crispum var. crispum).
Em primeiro lugar, vamos ver sobre o substrato. A Salsinha gosta de solo arenoso bem drenado e que seja bastante rico em matéria orgânica.
Você pode adquirir terra comum vegetal e enriquecer com um pouco de vermiculita e material orgânico; pode ser húmus de minhoca ou esterco.
Por outro lado, você pode optar por alguma mistura pronta específica para horta que já vem balanceada.
Escolha um vaso que tenha muita profundidade pois suas raízes são longas atingindo cerca de 40 a 50 centímetros.
Dica Importante:
Passo a Passo de Como Plantar Salsinha
- Primeiramente, retire as sementes da água e deixe secar por aproximadamente, uma hora
- Regue o substrato que foi preparado
- Então, acomode as sementes deixando pequenos espaços de pelo menos 3 centímetros entre elas
- Pressione levemente como os dedos
- Em seguida cubra com um centímetro de terra
- Regue e mantenha o solo úmido constantemente, sem, contudo, encharcar as raízes
- Prefira os horários do início do dia para fazer a rega
- As sementes germinam muito lentamente, podendo levar de 3 a 6 semanas no máximo
- Estarão prontas para o consumo entre 60 a 80 dias após o plantio
- Temperaturas abaixo de 10° C não são boas para a salsinha, ela provavelmente não germinará
- Também não suporta climas muito quentes, acima de 24° C, sofrendo visivelmente e prejudicando seu crescimento
Pontos Importantes Sobre a Salsinha
Seu sabor como tempero é mais intenso se consumida fresca. Bem como, se levada ao fogo, além de perder muito do seu aroma natural, perde também o potencial de suas vitaminas e sais minerais.
Além disso, não use apenas as folhas da salsinha, seu caule tem sabor acentuado e muito gostoso; apenas corte-os mais finos.
Embora ela possa ser plantada durante todo o ano, não deixe de observar a temperatura da estação para que a germinação tenha maior taxa de sucesso.
Para conseguir uma planta mais vigorosa, ao perceber que a salsinha atingiu cerca de 10 centímetros de altura, retire os ramos menores e menos desenvolvidos.
O manjericão e a cebolinha são boas plantas companheiras para serem cultivadas na mesma jardineira.
Se for congelar, a melhor maneira de conservar o aroma e sabor da salsinha é congelando na gordura; faça por exemplo cubinhos de manteiga de ervas.
Outra maneira de aproveitar a sua colheita é fazendo Salsinha desidratada.
Veja Também:
Gostou destas dicas de cultivo de Salsinha em vasos? Compartilhe com alguém que você sabe que também gosta de ervas e verduras para consumo próprio. Então, deixe as estrelinhas abaixo.