Essas dicas de propagação servem para a maioria das plantas cultivadas no interior de casa. E são tão simples que até mesmo jardineiros iniciantes terão sucesso na realização das etapas de como propagar as plantas de interior.
A propagação sugerida aqui é aquela feita na água, em um copo ou pote de vidro transparente para que você possa acompanhar com facilidade o desenvolvimento da sua muda.
5 Dicas de Como Propagar as Plantas de Interior
Dica 1 – Escolhendo a haste
Ao propagar quase qualquer tipo de planta de interior, certifique-se de que você tenha pelo menos um “nó” (aquele ponto da haste onde a folha se desenvolve) que vai ficar debaixo d’água.
Além disso, que tenha também algumas folhas que ficarão acima da superfície da água.
Por exemplo, se pegarmos uma jiboia, ao menos um dos nós deve ficar dentro da água e os outros, bem como as folhas, acima da superfície da água.
Dica 2 – Cuidado com o sol
Quando colocar sua muda na água, escolha um local em casa em que ela receba muita luminosidade. Mas nunca a luz direta do sol, pois mesmo que você prepare um recipiente opaco, o sol pode danificar as raízes.
Dica 3 – Recipiente com água
Colocar a muda para propagar na água pura é mais fácil do que a propagação no solo. Quando colocamos um corte de muda na água, estamos afastando as incertezas.
Por exemplo, você não terá que se preocupar com qual tipo de solo é o mais adequado para aquele momento. Se deve ser mais ou menos úmido, se mais compacto ou mais aerado e assim por diante.
A saber, é comum o surgimento de algas nocivas quando usamos recipientes transparentes. Uma maneira de contornar esse problema é fazendo a troca de água diária e a lavagem do recipiente com detergente. O que dá um pouco mais de trabalho.
Assim, se quiser mais praticidade, escolha um recipiente opaco.
Você pode colocar diretamente a estaca retirada da planta na água. Veja o passo a passo:
- Pegue o pote escolhido e coloque a estaca
- Preencha com água até submergir toda a parte da haste que não tem folhas
- Escolha um local em casa que tenha bastante luminosidade, porém sem ficar direto sob a luz solar
- Troque a água a cada dois ou três dias
- Em cerca de duas semanas você perceberá as raízes crescendo.
Assunto Relacionado: 4 Dicas de Como Fertilizar as Plantas de Dentro de Casa
Dica 4 – Tamanho das raízes
Espere até que as raízes estejam pelo menos cinco centímetros de comprimento para colocar seu corte de muda no solo. No entanto, não espere muito.
Quando as raízes alcançam o comprimento de digamos uns 10 centímetros, elas se tornam mais longas do que o necessário na realidade.
Muito provavelmente, mais difícil será fazer essa transição da água para o solo.
Com cerca de 5 centímetros de raízes novas, você terá uma taxa de sucesso maior na hora de envasar sua planta.
Assunto relacionado: Como Propagar Suculentas A Partir Das Características De Cada Planta
Dica 5 – Cuidando da muda no solo
Após o envasamento de sua nova planta, ou seja, logo depois de transportar sua muda da água para o substrato, certifique-se de manter o solo úmido.
O substrato escolhido deve estar constantemente úmido por um período de dois a três meses aproximadamente.
Ou então até que você note que a muda está começando a crescer e revelando a você o desenvolvimento.
Isso significa que a planta passou do estágio de muda e está pronta para ser cultivada como uma nova planta.
Algumas plantas como Epipremnum aureum, Mostera deliciosa, diversas espécies de Aglaonemas, Begonia rex e Philodendron por exemplo, além de muitas outras espécies, podem ser cultivadas indefinidamente em hidroponia, ou seja, somente na água.
Sendo assim, se preferir manter sua muda recém enraizada em cultivo aquático, pesquise sobre a planta em questão para ver sobre essa possibilidade.
Veja Também:
Você gostou das dicas de como propagar as plantas de interior? Que tipo de propagação você gosta de fazer? Então compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e gostariam de dicas de como fazer mudas.