Planta Café-de-Salão ou Aglaonema: Perfeita Para Cultivo Interno

planta café-de-salão

A planta Café-de-Salão é o nome popular para várias espécies de Aglaonema. São perfeitas para o cultivo dentro de casa já que toleram a sombra e ambientes com menos luminosidade do que a maioria das plantas de interior. Veja a seguir como cultivar essa linda planta de folhagens em casa.

Sobre a planta Café-de-Salão

A Aglaonema foi trazida para as Américas de sua terra natal, no início do século XX. Nativa da China, Malásia e Filipinas, ela cresce de 20 centímetros a 1,5 metros de altura e vive em pântanos e nas florestas tropicais.

Elas compõem cerca de 55 diferentes cultivares, todos perenes e com lindas folhagens coloridas. Estão entre as plantas de interior consideradas de fácil cultivo, pois são extremamente resistentes a diferentes condições ambientais, climáticas e também a pragas.  

A planta Café-de-Salão pode ser mantida tanto no interior como também no jardim e nas varandas, desde que à meia-sombra. Dentro de casa, precisa de luminosidade, porém consegue se desenvolver em pontos onde outras plantas pereceriam.

Em ambientes externos elas florescem na primavera e suas flores lembram a bráctea do Lírio-da-Paz. Ou seja, tem uma folha modificada na cor branca com uma flor em formato de espiga no eixo central. Ao amadurecer elas dão frutos vermelhos ou amarelos.

É uma planta tóxica que deve ficar longe dos dedinhos curiosos das crianças e também de gatos e cachorros. O contato pode ocasionar reações alérgicas, e embora tenha um sabor amargo, se ingerida causa vômitos, inchaço dos lábios, asfixia e diarreia.

 Como cuidar da planta Café-de-Salão

A planta Café-de-Salão prefere vasos rasos com substrato enriquecido de matéria orgânica e que sejam bem drenados.

As regas devem ser feitas com maior regularidade pois ela aprecia umidade durante todo o ano. Dessa forma, não deixe o solo ficar muito seco. Apenas regule a quantidade de água para que em temporada de chuvas, o solo, que demora mais para secar, não fique encharcado por causa do excesso de água.

Embora seja uma planta resistente, não gosta de ambientes secos com ar condicionado, por exemplo, além disso, as geadas e o frio podem matar a planta.

Propagação

A planta Café-de-Salão se propaga tanto por sementes, quanto por estacas e também por separação das raízes.

O método de separação de raízes por certo é o mais simples e eficaz.

Contudo, se quiser fazer a multiplicação por estaca, utilize uma tesoura limpa e afiada. Corte um ramo da extremidade lateral, que se estende do tronco principal, com um comprimento de pelo menos 15 cm. E além disso com ao menos 3 folhas. E então coloque em um vaso preparado com o substrato adequado e espere enraizar

Por fim, essa é uma espécie muito decorativa, com cuidados considerados simples e que vão embelezar muito o seu ambiente.

E se você quer conhecer uma linda espécie de Aglaonema-Vermelha que já mencionamos anteriormente no site, clique aqui.

Veja Também:

Posts Recentes:

Gostou dessas dicas sobre a planta Café-de-Salão? Conte se você tem em casa. Aproveite e compartilhe com seus amigos e não esqueça de deixar o seu comentário

4.9/5 - (7 votes)

Deixe um comentário