Echinopsis Chamaecereus, O Charmoso Cacto-Amendoim

Hastes verdes com espinhos e flores vermelhas do cacto Echinopsis chamaecereus

O gênero Echinopsis se caracteriza sobretudo por cactos arredondados, cilíndricos, globosos e colunares. E a beleza de suas flores não fica atrás das espécies tradicionais que desabrocham na primavera. O Echinopsis chamaecereus é uma dessas combinações de flores e espinhos que encantam e conquistam cada vez mais colecionadores.

É uma espécie vigorosa com um florescimento fácil. Conhecido popularmente como Cacto-amendoim, seu cuidado não exige muita manutenção. Conheça a seguir todas as dicas para ter um Echinopsis em casa.

Sobre o Echinopsis chamaecereus

O Echinopsis chamaecereus é um membro da família Cactaceae, nativo da Argentina. Muito embora, segundo relatos, após a primeira coleta pelo botânico Carlos Spegazzini, nunca mais tenha sido encontrado na natureza.

O Cacto-amendoim é cilíndrico, em formato de dedos, que crescem entouceirados e são ricamente ramificados. Inicialmente eretos, chegam a atingir até 15 cm de altura e 30 cm de diâmetro. Cada haste tem de 8 a 10 costelas com espinhos brancos.

As flores surgem na primavera e no verão. São diurnas e podem ser vermelhas ou alaranjadas, com até 7 cm de comprimento.  

Para que a flor do Cacto-amendoim floresça, é importante um estímulo com período de frio e pouca água, chamado de período de descanso. Explicaremos mais abaixo a temperatura ideal e o tipo de rega necessários para tal estímulo.

A espécie Echinopsis chamaecereus é frequentemente utilizada para a formação de inúmeros híbridos, como por exemplo o E. chamaecereus ‘Yellow Cap’.

Echinopsis chamaecereus ‘Yellow Cap’ com hastes amarelas e espinhos

Como Cuidar do Echinopsis chamaecereus

O cacto Echinopsis chamaecereus tem um cultivo considerado simples tanto em ambientes externos quanto internos, desde que bem iluminados.

Luz e Temperatura

O Echinopsis chamaecereus quando cultivado externamente, prefere temperaturas mais amenas, como as da Região Sul do país.

Nosso calor tropical, com altas temperaturas, pode retardar o crescimento do Cacto-amendoim, além de deixar seu aspecto prejudicado.

Nesse sentido, em locais com temperaturas acima de 26°C, o Echinopsis precisa ser protegido da luz solar direta. Sendo assim, uma ótima oportunidade de cultivo em ambientes internos, desde que muito bem iluminados.

Para conseguir um Cacto-amendoim florido, uma forma de estimular sua floração, é submetendo-o a temperaturas entre 10° e 14°C no período do inverno.

Rega e Substrato

O substrato ideal para cactos é aquele extremamente permeável, que não se agrupe, mesmo depois de anos no vaso. Veja essas 3 sugestões de misturas que já falamos anteriormente aqui no site.

Outra opção é adquirir as misturas prontas à venda em floras e mercados, especialmente formuladas para cactos e suculentas.

Quanto às regas, o Echinopsis pode ser regado generosamente a partir de outubro até abril. Embora a quantidade de água oferecida deva ser abundante, as regas só devem acontecer quando o substrato já estiver completamente seco.

A partir de abril, inicia-se o período de descanso, quando as temperaturas são menores no final do outono e no inverno e o cacto interrompe seu crescimento, se preparando para a floração na primavera.

Desse modo, você deve diminuir drasticamente a quantidade de água disponível para a planta durante esse período, regando muito pouco e com intervalos de mais de duas semanas.

Certamente, dependendo de onde você mora, o processo de crescimento é diferente, pois as temperaturas de algumas partes do país são continuamente altas.

Adubo

No primeiro ano, assim que você adquire seu cacto Echinopsis chamaecereus não há necessidade de adubar, pois o substrato do produtor ainda contém nutrientes suficientes. Contudo após esse período, é bom começar uma frequência de fertilização baixa, por exemplo a cada 3 meses até chegar a uma ou duas vezes ao mês.

Os cactos precisam dos nutrientes principais (nitrogênio, potássio e fósforo), mas sobretudo dos elementos secundários (magnésio, zinco, ferro e molibdênio, além de outros).

Desse modo, ao comprar o fertilizante, verifique se todos estão incluídos. Além disso, dê preferência para formulações com menor percentual de nitrogênio, para evitar o estiolamento da planta.

Doenças e Pragas

É muito comum nos cactos, principalmente aqueles cultivados em casa, serem atacados por cochonilhas. Inicie um tratamento adequado assim que perceber o problema. Qualquer que seja o tratamento escolhido, é preciso paciência e resiliência.

Veja Também:

Gostou das dicas de cultivo sobre o cacto Echinopsis chamaecereus? Marque suas estrelinhas abaixo e compartilhe com quem você sabe que também gosta de cactos e suculentas. Então deixe seu comentário lá embaixo e conte se você tem um desses em casa.

Deixe um comentário