Epiphyllum Oxypetalum, O Cacto Dama-Da-Noite

Epiphyllum oxypetalum

O cacto Epiphyllum oxypetalum é uma planta de beleza singular, que floresce somente duas vezes ao ano, sempre no início de uma lua cheia. Seus nomes populares indicam o perfume que exala e também a preferência pelo período noturno: Dama-da-noite e Flor-da-lua. Além disso, por suas características de planta epífita, ele também recebe o nome de Cacto-orquídea.

E como toda planta epífita, o cacto Epiphyllum oxypetalum cresce usando como apoio os troncos das árvores. Assim, diferente da maioria dos cactos, ele prefere ambientes que oferecem sombra, além de maior umidade.

Sobre o Cacto Epiphyllum oxypetalum

Embora seja uma planta muito cultivada e comum no Brasil, o Epiphyllum oxypetalum  é nativo da América Central e nordeste da América do Sul. É um cacto com base lenhosa que pertence à família Cactaceae. A mesma família de outro cacto nada convencional como o Rhipsalis, já mencionado aqui no site anteriormente.

As folhas do cacto Epiphyllum oxypetalum são chatas e compridas, de cor verde, com as bordas onduladas e denteadas.

As flores da Epiphyllum oxypetalum têm um formato de funil com pétalas longas e estreitas. Possuem duas partes: as externas são levemente amareladas e as internas são brancas. Elas têm muitos estames e o estigma no meio da flor parece uma estrela.

Uma das características mais marcantes desse magnífico cacto é sua floração noturna, que ocorre geralmente no verão e na primavera. As flores são grandes e criam um espetáculo quando surgem, podendo chegar a medir até 30 centímetros de diâmetro.

Epiphyllum oxypetalum flor e folha

Como Cuidar do Cacto Epiphyllum oxypetalum

Embora ele não goste de tostar ao sol, o Epiphyllum oxypetalum é tão resistente quanto a maioria dos cactos que conhecemos. Vamos ver um pouco mais sobre seu modo de cultivo a seguir.

Luz e Temperatura

Ao contrário dos cactos irmãos, que preferem sol pleno e regiões áridas, o cacto Dama-da-noite gosta de ambientes sombreados ou semissombreados.

Sendo assim, prefira o cultivo em locais do jardim que ofereçam sombra ao menos uma parte do dia. Isso vai evitar que as folhas do seu cacto fiquem queimadas.

O sol do fim ou início do dia é muito bem-vindo, e sobretudo, aliado à temperatura mais quente, favorece a floração.

Rega e Substrato

O cacto orquídea é uma planta bastante versátil, que pode ser cultivada tanto em vasos e jardineiras como também em jardins.

O cultivo em jardins é simples pois as árvores podem proporcionar o suporte necessário para o crescimento do cacto Epiphyllum oxypetalum.

Quando cultivado em vaso, o melhor é escolher um substrato característico de plantas epífitas. Ou seja, com elementos como casca de pinus, fibra de coco, carvão vegetal ou perlita.

Entretanto, como é uma planta que aprecia a umidade, você pode adicionar um pouco de terra orgânica leve, rica em nutrientes.

Quanto às regas, lembre-se de que esse cacto é uma planta epífita e que suas raízes estão acostumadas ao ar. Desse modo, quando regar seu cacto que está em substrato, tente manter o equilíbrio na quantidade de água.

Sendo assim, não deixe acontecer o encharcamento do substrato para evitar que as raízes fiquem sobrecarregadas.

Adubo

O cacto Epiphyllum oxypetalum não exige adubação pesada. Basta oferecer uma formulação padrão de adubo a cada estação. Escolha um adubo com nutrientes equilibrados do tipo NPK 10-10-10. Se preferir utilize adubação orgânica, originária de compostagem, como o Bokashi por exemplo.

Para incentivar a floração, realize uma dose extra de adubação no final do período do inverno. Lembre-se de regar a planta antes de oferecer a fertilização e regar novamente após a aplicação.

Enfim, você vai gostar de cultivar o Epiphyllum oxypetalum. Ele é cacto bonito e resistente, além de muito apreciado por amantes da jardinagem. E ainda oferece um espetáculo de flores brancas e perfumadas.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre o cacto Epiphyllum oxypetalum? Compartilhe com alguém que você conhece e que também gosta de cultivar cactos. Em seguida, marque suas estrelinhas abaixo.

Deixe um comentário