Na horta a Erva-cidreira se destaca pelo verde brilhante das folhas e o delicioso perfume de limão. Rica em propriedades medicinais e uma das plantas preferidas dos apicultores, criadores de abelhas, seu uso culinário é dos mais variados. Conheça mais detalhes sobre a Erva-cidreira, como cuidar, plantar, propagar e como fazer um delicioso chá.
Sobre a Erva-cidreira
Nativa das regiões montanhosas da Europa, Norte da África e Ásia, a Erva-cidreira recebe o nome científico de Melissa officinalis. E não por acaso seu outro nome popular mais usado é Melissa.
Aliás, o nome Melissa é derivado da palavra grega “mélissa” que significa abelha. Como é rica em néctar, ela é plantada perto das colmeias para incentivar o retorno ou atrair abelhas em migração.
No entanto, essa erva é conhecida ao redor do Brasil por diversos outros nomes populares. Por exemplo, Cidreira-verdadeira, Limonete, Chá-da-França, Capim-cidreira, Capim-cheiroso, Citronela-menor, Melissa-romana, Meliteia, Erva-cidreira-verdadeira, Cidrilha e Erva-cidreira-europeia.
A Erva-cidreira pertence à família Lamiaceae, a mesma da hortelã, alecrim, orégano e menta. É uma planta herbácea perene com folhas enrugadas, recortada nas margens e em formato oval. Ela cresce entouceiradas e seus ramos podem atingir cerca de 60 centímetros.
O aroma das folhas é marcante, o que favorece seu uso culinário bastante versátil. A Erva-cidreira pode temperar saladas, sopas, carnes, sucos, patês e musses e além disso, seu chá é delicioso.
As flores surgem na primavera e no verão. São pequenas e têm um tom de lilás bem claro ou branco.
Erva-cidreira Como Cuidar
A Erva-cidreira é uma planta aromática que gosta de locais ensolarados. Ela cresce rápido e pode inclusive sair do controle, invadindo o espaço de outras espécies no jardim. Acompanhe todas as dicas a seguir.
Luz e Temperatura
A Erva-cidreira ou Melissa gosta de ambientes com sol. Ela se desenvolve saudável e rapidamente quanto maior sua exposição aos raios solares. Isso significa ao menos 6 horas de sol durante o dia.
Contudo, alguns cultivares se desenvolvem melhor em meia-sombra, sobretudo as espécies ornamentais, como a “All Gold”. São espécies com folhas bem claras que gostam de ficar protegidas do sol intenso.
Há quem cultive a Erva-cidreira dentro de casa. Mas fique atento à necessidade de muita luz. Se for sua intenção, saiba que o desenvolvimento não será tão bom quanto o cultivo em jardins ou varandas ensolarados. Sendo assim, procure colocar seu vaso de Melissa no beiral das janelas para conseguir a melhor luminosidade da casa.
Elas gostam de locais com temperaturas amenas, entre 18° e 25° C. Toleram um pouco de frio mas são sensíveis tanto a geadas como podem sofrer com o calor intenso de algumas regiões do país.
Rega e Substrato
Embora a Melissa se adapte a quase todas as condições de solo, um ambiente ideal inclui solo não compactado, umedecido e com boa drenagem.
Por ser uma planta com raízes vigorosas, é recomendável separá-la de outras espécies no jardim. Mas ao contrário de muitas plantas invasoras, a Erva-cidreira se propaga por sementes e não por rizomas. Sendo assim, se quiser evitar a propagação basta interromper a floração.
Além disso, a Erva-cidreira se bem estabelecida, raramente precisará de fertilizantes.
Por outro lado, quando o cultivo for feito em vasos, use um adubo padrão a cada 3 ou 4 semanas.
As regas precisam ser cuidadosas, sem exageros. Nesse sentido, prefira regar em poucas quantidades, já que esse tipo de erva se recupera facilmente de um pouco de seca, mas se encharcada, pode adoecer rapidamente.
Como Consumir a Erva-cidreira
Para usar a Erva-cidreira na culinária, retire as folhas quando a planta ainda estiver em crescimento. Isso porque, ao florescer a planta perde muito do aroma característico, se tornando amarga ao paladar.
Desse modo, se quiser manter o sabor e aroma, assim que os indícios da floração começarem a despontar belisque os galhos para evitar a formação de flores e ao mesmo tempo aumentar a ramificação.
O beliscamento nada mais é que o corte, com a ponta dos dedos ou um tesoura, dos brotos que geram a floração.
Como fazer Chá de Erva-cidreira
Sem dúvida, as folhas jovens e frescas possuem um aroma e sabor mais acentuado. Sendo assim, você pode retirar as folhas ou o galho inteiro da Erva-cidreira, cortando rente ao solo.
Para fazer um chá de Erva-cidreira, basta ferver cerca de 500 ml de água e ao desligar o fogo, jogar um punhado de folhas e tampar o recipiente. Deixe em infusão por 5 a 15 minutos e depois saboreie.
E se você quiser armazenar as folhas secas para consumir posteriormente, leia esse outro artigo onde mencionamos Como Fazer Ervas Secas em Casa Usando um Método Natural.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou das dicas sobre a Erva-cidreira, como cuidar e consumir? Conte nos comentários lá no final da página como você costuma consumir essa erva aí na sua casa. Logo depois, marque suas estrelinhas abaixo.