Agave Azul: Tenha em Casa a Planta da Tequila

agave azul

Usado em sua terra natal como matéria-prima para produção da Tequila de alta qualidade. Conheça aqui os cuidados de cultivo da Agave Azul tanto em vasos como em canteiros de jardim.

Sobre a Agave Azul

  • Nome Botânico: Agave Weberi, Blue Weber Agave
  • Outros Nomes: Agave Azul, Agave, Agave Tequila, Agave Tequilana.
  • Origem: América Central
  • Família: Asparagaceae
  • Flor: Verdes
  • Luminosidade: Sol pleno, meia-sombra

Elas têm um tronco curto e grosso com sua folhagem em forma de roseta. Podem atingir cerca de 120 a 180 centímetros de diâmetro. Muitos brotos se formam junto à “planta mãe”.

A Agave Azul tem folhas rígidas e estreitas nas pontas, enquanto seu interior é suculento e espesso no meio. Dessa forma podem armazenar água para os períodos de seca. Além disso, possuem um tom verde azulado com bordas onduladas e serrilhadas.

Suas flores surgem no final de um longo caule de cinco ou seis metros de altura e são ramificadas com formato piramidal. Assim, apenas as plantas adultas formam flores. Entretanto, após a floração a planta morre. No entanto, nesse meio tempo ela já produziu muitos brotos.

Cuidados

Como uma planta típica de lugares quentes, a Agave se desenvolve com sucesso em jardins ao ar livre. Prefere o solo arenoso misturado com cascalho, carvão ou areia. Além disso, que seja aerado o suficiente para o bom desenvolvimento das raízes.

É uma planta que requer pouca água, afinal, como uma suculenta consegue armazenar líquido em suas folhas para os períodos mais críticos.

Em alguns países mais frios da Europa, a Agave Azul é cultivado muito comumente como planta de interior. Nesse caso, desde que ofereça um local com bastante luz forte, a planta pode prosperar.

Inegavelmente, os cuidados com a rega no caso da planta dentro de casa devem ser redobrados. A falta de água será sempre melhor que o erro do excesso.

Uso da Agave Azul na Produção da Tequila

Cultivada no estado mexicano de Jalisco, na região da cidade de Tequila, próxima ao Oceano Pacífico e em outras quatro regiões vizinhas. O nome Agave Tequilana também é muito utilizado.

O tempo para a planta estar pronta para a colheita dura em média de oito a nove anos. Então, o envio para o processo de fabricação é feito. A bebida é criada a partir do núcleo da planta, ou “piña” como eles chamam. Muito semelhante ao abacaxi.

Seu alto teor alcoólico se deve sobretudo à concentração de seiva e açúcar. Esses materiais são liberados da planta no processo de esmagamento e posterior destilação. É considerada como Tequila pura ou real aquela que não tem nenhuma levedura na composição e sim uma bactéria (Zymomonas mobilis).

Planta Bico de Papagaio: Como Cuidar

Como Preparar a Terra Para Plantar Hortaliças

Suculentas Pendentes Maravilhosas: Escolha a Sua

Gostou deste artigo sobre a Agave Azul? Aproveite para deixar seu comentário abaixo e conte se você tem alguma espécie de Agave em casa. Além disso, compartilhe com alguém que você sabe que também gosta de plantas. E então, marque sua avaliação nas estrelinhas.

4.8/5 - (10 votes)

Deixe um comentário