Filodendro Xanadu: a Planta Perfeita para sua Sala

filodendro xanadu

A coisa boa sobre o Filodendro Xanadu é que ele cresce muito compactamente. Todavia, ele não é uma planta trepadeira como o filodendro roxo (Philodendron erubescens), por exemplo.

Esta é uma planta fácil de cuidar e também adequada para iniciantes. Além disso também pode ser muito bem cultivado em hidroponia.

Fatos Interessantes sobre o Filodendro Xanadu

  • Nome Botânico: Philodendron xanadu
  • Outros Nomes: Filodendro-xanadu
  • Origem: América do Sul
  • Família: Araceae
  • Flor: avermelhadas, sem valor ornamental
  • Luminosidade: Sombra, Meia-sombra

Com folhas recortadas, linda e brilhantes, o Filodendro Xanadu deixa qualquer ambiente mais atraente e aconchegante.

Apesar de não crescer muito – em torno de 1 metro – ele marca presença pelo tamanho e beleza de suas folhas. Assim, tem longas hastes eretas e fortes que terminam em folhas pesadas e nervuradas.

Localização para Filodendro Xanadu

Primeiramente, para levar uma planta Xanadu para dentro de casa separe um local bem iluminado e onde a luz solar não incida diretamente.

Se não houver um espaço que atenda essas recomendações, ele também pode ser colocado em um local mais no meio da sala.

Em épocas de temperaturas mais elevadas é recomendável usar um borrifador com água. Isso é muito importante para a planta, pois ela não tolera muito calor.

Por outro lado, o Xanadu é sensível a correntes de ar.

Se cultivada em ambientes externos, escolha locais onde haja sombra que proteja do sol do meio-dia pois nesse caso suas folhas tendem a queimar.

Substrato

Não existe segredo para o substrato, como a maioria dos filodendros, o Xanadu gosta de substrato comum permeável e extremamente nutritivo.

Escolha uma mistura de componentes ricos em material orgânico, para o fornecimento dos nutrientes de qualidade. Além disso, acrescente algum material drenante como areia por exemplo.

Regas

No inverno, o Filodendro Xanadu é bastante tranquilo com as regas. Podendo ser negligenciado por alguns dias.

Contudo nos meses mais quentes deve receber água suficiente, garantindo que não ocorra alagamento.

Quando o solo fica encharcado provoca o apodrecimento das raízes e em vista disso a planta definha com o tempo.

É melhor sentir com as mãos se o solo ainda está úmido o suficiente, se estiver muito seco, então a planta pode ser regada.

Fertilização

Recomenda-se a fertilização com adubo líquido para folhagens ou o padrão NPK 10-10-10. Principalmente quando a planta ainda está em seu período de crescimento, sendo assim, você pode fornecer o adubo a cada duas semanas.

Como Propagar o Filodendro Xanadu

A maneira mais fácil de multiplicar a planta é por meio de seus brotos secundários. Os rebentos laterais podem ser facilmente separados da planta mãe.

Dessa forma, após a separação dos brotos, coloque-os em uma jarra transparente com água. Observe o surgimento das raízes em pouco tempo. E só então passe para um vaso com substrato nutritivo.

De outra forma, se preferir, o Xanadu pode continuar a ser cultivado em água. Conheça mais sobre como cultivar plantas em hidroponia clicando aqui.

Alguns problemas com o Filodendro Xanadu

O Filodendro Xanadu é uma planta bastante robusta e pode facilmente tolerar pequenos erros de cuidado. Assim é raro ocorrer doenças ou pragas.

Contudo alguns problemas podem surgir. Veja abaixo alguns casos.

Se as folhas estão escuras e secas, a planta pode ter recebido muito sol e queimaduras de sol. Sua localização deve então ser alterada imediatamente.

Se as folhas tem aparência de palidez e estão murchas, o Filodendro Xanadu pode sofrer de falta de alimento, o que pode ser remediado aplicando fertilizantes.

Se as folhas apresentarem manchas marrons, provavelmente é excesso de umidade , ela foi regada demais. Certifique-se se houve o alagamento das raízes e evite regar no futuro próximo.

Como Comprar a Costela-de-Adão: Escolhendo a Melhor Planta da Flora

4 Dicas de Como Fertilizar as Plantas de Dentro de Casa

9 Plantas para Varanda com Sombra

Gostou deste artigo sobre o Filodendro Xanadu? Aproveite para deixar seu comentário abaixo e conte se você tem uma planta tropical na sua sala. Além disso, compartilhe com alguém que você sabe que também gosta de plantas. E então, marque sua avaliação nas estrelinhas

5/5 - (3 votes)

Deixe um comentário