O perfume das Flores Jacinto surge logo no início da primavera e é tão característico que pode ser sentido de longe. São plantas perenes que podem ser cultivadas tanto na área do jardim como também como plantas de sombra. Florescem uma vez ao ano, contudo o espetáculo de cores vale a espera. Conheça todas as dicas e saiba como cuidar da planta Jacinto aí na sua casa.
Sobre a Planta Jacinto
Nativo da Ásia, de países como a Turquia, Israel, Líbano e Síria, o Jacinto (Hyacinthus orientalis) foi introduzido na Europa no século XVI. Todavia, o primeiro registro escrito da planta Jacinto, é muito antigo, está na Ilíada do poeta grego Homero.
Para que a flor de Jacinto apareça na primavera é necessário seu plantio no início do outono.
A planta Jacinto gosta de sol, porém com clima frio. Sendo, dessa forma, favorável o seu cultivo na Região Sul do país e alguns outros estados do Sudeste que tenham temperaturas entre 7°C e 24°C . Isso se deve ao período de dormência pelo qual a planta atravessa antes de florescer gloriosa.
Todavia, se você mora em regiões de maior temperatura, uma solução é guardar os bulbos na geladeira por cerca de 8 semanas no inverno. Assim, logo após esse período, você pode plantá-los e seguir com o cultivo.
Bulbo de Flores Jacinto
Jacintos são um dos primeiros bulbos a florescer em um jardim de flores. Embora tenha um delicioso perfume suave e doce, tem quem o considere enjoativo.
Os bulbos maiores e livres de marcas e manchas são os de melhor resultado, com flores abundantes.
Você pode adquirir o bulbo para compra em lojas de jardinagem, hipermercados ou na internet. São mais de 60 espécies comercializadas mundialmente, em diversas cores de flores simples e duplas.
Como Plantar Flores Jacinto
Primeiramente, utilize luvas no manuseio dos bulbos, pois eles contêm uma substância chamada ácido oxálico, que pode irritar a pele.
O solo escolhido deve ser fértil e bem drenado, porém o Jacinto não gosta de solo úmido, isso pode prejudicar os bulbos e causar o apodrecimento.
Coloque os bulbos a cerca de 15 centímetros de profundidade no solo, sendo que a distância entre eles deve ser de pelo menos 20 centímetros. Bulbos maiores devem ter um espaço proporcionalmente maior. Além disso, posicione sempre a ponta do bulbo voltada para cima.
Esse espaçamento entre os bulbos é considerado grande se você for plantar no vaso. Acomode então, cada bulbo no recipiente, com cerca de apenas 5cm entre um e outro.
Depois de plantar e cobrir com terra, regue bem.
Cuidados com a Planta Jacinto
Após o plantio, as regas devem ser moderadas. De tal forma que o solo deve estar quase completamente seco. Dessa forma, se os primeiros 5 cm de profundidade já estiverem secos, significa que é hora de regar.
Utilize adubo mensalmente, para incentivar o crescimento e florescimento do Jacinto. Cada bulbo fornece geralmente um cacho de flores.
Com o passar dos anos é normal que a planta diminua sua capacidade de floração. Nesse sentido, assim que as Flores Jacinto perderem a vivacidade, corte-as para evitar que a planta continue gastando energia com a produção de sementes.
Propagação Das Flores Jacinto
Assim que as flores estiverem murchas, porém antes de perder o verde das folhas, desenterre o bulbo com a ajuda de uma pá.
Lave bem e separe delicadamente os bulbos pequenos da planta mãe.
Plante-os imediatamente em solo fértil.
Os bulbos pequenos levarão mais de um ano para começarem a produzir boas flores. Contudo você terá sempre plantas novas.
Veja Também:
Posts Recentes
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou desse artigo sobre as Flores Jacinto? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.