A Jiboia é uma das plantas tropicais mais procuradas mundialmente para cultivo em ambientes internos. Sua enorme capacidade de adaptação e a facilidade nos cuidados diários são os maiores responsáveis por essa grande procura. Entretanto, como toda planta, alguns problemas podem surgir ao longo do seu desenvolvimento. Se as folhas da sua Jiboia estão amarelando, saiba que existem 7 causas que precisam ser analisadas.
Conhecida como Jiboia, a espécie Epipremnum aureum é uma típica planta das florestas tropicais. E uma de suas características é crescer como trepadeira sobre os troncos das árvores.
Relacionamos a seguir quais são as causas e os possíveis erros que levam ao amarelamento das folhas da Jiboia.
Folhas da Jiboia Amarelando: Conheça 7 Motivos
O excesso ou falta de água ou nutrientes, o erro na luminosidade e o ataque de pragas são os fatores mais comuns que causam o amarelamento das folhas da Jiboia. Se sua planta está apresentando esse problema, entenda o que pode estar acontecendo, e analise se você tem cometido algum desses erros.
1 – Excesso de água
Gostamos de ver nossas plantas viçosas, hidratadas e saudáveis e muitas vezes acabamos exagerando na rega. A água é fundamental para o processo de desenvolvimento da Jiboia, mas o excesso pode deixar as folhas amareladas.
Isso acontece porque as raízes não conseguem absorver toda a água disponível. E o que não é consumido pela raiz fica no substrato, causando um encharcamento no vaso. O que acarreta o apodrecimento das raízes além de vários outros fatores como a má absorção de nutrientes pela planta.
É bom ressaltar aqui que até os pratinhos que ficam embaixo do vaso, quando cheios da água que escorreu da rega podem causar os mesmos problemas. Assim o ideal é esperar ao menos 30 minutos depois de regar a planta e então esvaziar os pratinhos.
2 – Solo compactado
A Jiboia não é uma planta exigente quanto à qualidade do solo, se desenvolvendo bem até mesmo quando a terra é mais pobre em nutrientes. No entanto, fique atento quanto ao solo ou substrato compactado.
Esse fator está ligado ao anterior, uma vez que o solo mais pesado, argiloso ou então extremamente compactado pode levar ao acúmulo de água da rega dentro do vaso. Isso provoca uma sobrecarga de umidade nas raízes trazendo os mesmos problemas descritos no item anterior.
3 – Falta de água
Uma das grandes vantagens de cultivar a Jiboia é que ela suporta algum período de seca sem enfraquecer ou ficar doente. Quem tem uma Jiboia dentro de casa, sabe que pode fazer uma viagem de uma, duas ou até mais semanas e sua planta estará saudável quando voltar.
Entretanto, não é nada bom manter sua Jiboia na seca repetidamente e nem por períodos muito longos. E embora a Jiboia seja uma planta resistente, a água é essencial para mantê-la saudável.
A falta de água provoca vários problemas além do amarelamento das folhas. Quando uma planta não recebe água suficiente, ela a conserva reduzindo o tamanho de suas folhas. Bem como, pode ocorrer também queda da folhagem. Além disso, elas podem ficar com as pontas amarronzadas ou se enrolarem para tentar manter a umidade de que precisam.
4 – Falta de nutrientes
A capacidade da sua Jiboia em aproveitar todos os nutrientes disponíveis depende dos outros fatores que citamos anteriormente. Nesse sentido, se o substrato tem uma drenagem ruim, se a Jiboia está com excesso ou falta de água, o transporte de nutrientes através da planta será prejudicado.
A falta de nutrientes provoca não somente o amarelamento das folhas da Jiboia como também uma lentidão no desenvolvimento.
Você vai perceber mais facilmente a deficiência dos macronutrientes, nitrogênio, fósforo, potássio e magnésio, se a folhagem madura ou mais antiga da Jiboia começar a amarelar.
Assim, o ideal é a aplicação de um adubo padrão do tipo NPK 10-10-10. Isso fará sua planta reagir e começar a se recuperar em uma semana. Contudo, as folhas danificadas não retornam ao aspecto normal.
5 – Excesso de adubo
O excesso na fertilização é mais comum do que parece. Isso acontece quando as pessoas não levam em consideração o tamanho do vaso, a quantidade de substrato ou o tamanho da planta.
É sempre bom seguir as regras da quantidade versus o volume indicado na embalagem do produto que você está usando. Entretanto, o mais seguro para sua planta é colocar um pouco menos do que a dosagem indicada. Isso evita surpresas desagradáveis e pode salvar sua planta.
Quando o solo está lotado de nutrientes acontece um desequilíbrio da estrutura geral, o que prejudica as funções vitais da Jiboia.
Uma das consequências do excesso de nutrientes é a folhagem amarelada ou descolorida e com bordas amarronzadas. Mas muitos outros problemas podem ocorrer, como por exemplo interrupção do crescimento e sensibilidade ao ataque de pragas.
6 – Exposição à luz solar
A planta Epipremnum aureum prefere luz brilhante e indireta, isso quer dizer que a Jiboia não gosta de sol direto em suas folhas. Em seu habitat, no meio da floresta ela se desenvolve escalando os troncos das árvores em busca de luz. No entanto, suas folhas são protegidas da ação direta da luz do sol através da sombra que as plantas mais altas e maiores oferecem.
Desse modo, se a planta for colocada em um local com iluminação inadequada, pode levar ao amarelamento das folhas.
7 – Infestação de pragas
Ácaros e cochonilhas são as pragas mais comuns que podem infestar a Jiboia que está sendo cultivada dentro de casa. Elas podem causar o amarelamento das folhas, pois se alimentam da seiva da planta, fazendo com que ela enfraqueça e perca sua cor verde.
Felizmente, o tratamento para esse tipo de praga é simples, desde que seja consistente. O melhor é tratar quando a infestação ainda está no início. Além disso, convém afastar sua Jiboia das outras plantas para evitar a contaminação por proximidade.
Enfim, agora que você conhece todos os problemas que podem levar ao amarelamento das folhas da Jiboia, será mais simples identificar os erros de cultivo que venham a acontecer. E se você quiser saber dicas incríveis para sua Jiboia crescer maravilhosa, veja esse outro artigo clicando aqui.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou das dicas sobre os possíveis motivos das folhas da Jiboia amarelando? Compartilhe com alguém que também gosta de plantas e tem Jiboias em casa. A seguir deixe seus comentários e marque suas estrelinhas.