Geleia de Casca de Pitaia: Uma Receita Simples e Deliciosa

Você sabia que não precisa descartar a casca da Pitaia? Ela é o ingrediente principal para uma deliciosa receita de geleia. É isso mesmo, após consumir a polpa da Pitaia você pode aproveitar as cascas para fazer uma Geleia de Casca de Pitaia muito simples de preparar.

Embora a Pitaia seja nativa da América Central e do México, ela é muito cultivada no Vietnã. Lá ela recebe o nome de thang loy, e é muito comum o consumo não só do fruto, como também das cascas, do caule e das flores.

Sobre a Pitaia

A Pitaia é um cacto perene e suculento com características de planta trepadeira. Tem ramos verdes chamados de cladódios com 2-5 espinhos curtos em cada auréola das quinas da planta.

As flores surgem a noite, são imensas em cores brancas e amarelas.

Os frutos têm cores avermelhadas com escamas verdes, polpa branca e pequenas sementes pretas.

Cada 100 gramas do fruto da Pitaia contém cerca de 60 calorias. Ela é rica em fibras e tem alto teor de vitaminas antioxidantes, principalmente a vitamina C. Além disso, possui Cálcio e Ferro.

A Pitaia recebe outros nomes populares como Dama-da-noite, Dragon fruit, Pitaia-vermelha, Pitaia-branca e também Pitaia-rosa.

Você vai encontrar nos mercados e hortifrutis tanto a Pitaia-branca (Hylocereus undatus) com o fruto interior branco, quanto a Pitaia-roxa (Hylocereus lemairei) com o fruto interior roxo.

Embora tenham cores diferentes, elas são semelhantes não somente na aparência como também nas características nutricionais.

Receita de Geleia de Casca de Pitaia

Geleia de casca de pitaia

A receita da Geleia de Casca de Pitaia serve tanto para a Pitaia-branca como também para a Pitaia-roxa.

Essa receita é feita somente com as cascas, sem a presença da polpa. Desse modo, você pode consumir o fruto in natura como de costume, ou utilizá-lo em outras receitas.

Para preparar a geleia de Pitaia você precisa retirar as “orelhas” verdes da casca e triturar somente as partes vermelhas.

Ingredientes:

  • 1 copo de casca de Pitaia em pequenos pedaços
  • ½ copo de água
  • ½ copo de açúcar cristal
  • Suco de meio limão

Modo de preparo:

Primeiramente, lave bem as cascas da Pitaia em água corrente. Então, coloque no liquidificador ou em um processador as cascas e a água. Triture até que a mistura fique pastosa.

Em seguida, coloque essa pasta em uma panela antiaderente. Então leve ao fogo baixo e misture até que levante a fervura.

Agora é hora de acrescentar o açúcar e o suco do limão. Mas não pare de mexer, continue misturando durante todo o tempo de cozimento. Aproximadamente 15 a 20 minutos, até que adquira uma consistência de geleia.

Logo em seguida, prepare um recipiente de vidro, limpo e esterilizado para receber a geleia de casca de Pitaia. Conserve na geladeira.

Você também pode se interessar por outras receitas, veja:

Cuca de Banana com Goiabada: Duas Frutas e Muita Gostosura

Mousse de Pêssego Geladinho para Refrescar o Seu Verão

Como Fazer Doce De Leite Caseiro: Receita Tradicional E De Cortar!

Gostou de conhecer essa maravilhosa receita de Geleia de Casca de Pitaia? Deixe suas estrelinhas abaixo. Além disso, compartilhe com alguém que também gosta de cozinhar em casa. Logo depois conheça as outras receitas do Blog.

4.9/5 - (16 votes)

Deixe um comentário