Montando Um Jardim Pequeno Com Pedras Decorativas: Veja As Dicas

Jardim pequeno com pedras

Nada como um recanto onde você possa se refugiar e passar momentos agradáveis de contemplação ou mesmo socializando com a família e amigos. A união de plantas e pedras costumam trazer um resultado harmonioso. Veja a seguir como montar um aconchegante jardim pequeno com pedras.

Se você sempre planejou, mas ainda não teve tempo de concretizar este sonho, leia abaixo nossas dicas e comece hoje mesmo a colocar no papel todas as ideias.

O Terreno do Jardim Pequeno com Pedras

Estude bem o terreno em que quer trabalhar. Com a ajuda de uma trena, faça medidas e delimite os espaços. Embora pareça simples construir um jardim pequeno com pedras, algumas plantas e flores, sem planejar muitas coisas podem não sair como o esperado.

Por exemplo, qual a superfície que vai ser coberta por pedras, qual o lugar reservado para plantas e gramíneas.

Pense nos desníveis do terreno se houverem. Você se vai deixá-los como estão ou pretende nivelá-los?

Já existem algumas plantas no local? Elas serão aproveitadas no mesmo local ou é preciso fazer replantio em outro lugar?

Desse modo, que tal colocar tudo isso no papel? Um desenho? Com as medidas certas? Assim você terá um cálculo sobre o que comprar, a posição correta das plantas.

Escolha tudo do seu gosto e estude as cores. Não só as cores das plantas como também as cores das pedras. Com uma boa combinação é possível fazer seu jardim pequeno com pedras parecer um pouco mais espaçoso.

Por exemplo, os seixos brancos ressaltam o visual e chamam a atenção para as plantas que são rodeadas por eles. Elas tendem a realçar as delimitações e diminuir visualmente a sensação do tamanho do jardim.

Além disso, os seixos brancos diretamente sobre o solo tendem a perder rapidamente a cor clara. Veja se o uso de uma manta é viável.

Em caso negativo, é necessário um planejamento de limpeza regular a cada dois ou três meses.

Por outro lado, a maioria das pedras facilita a manutenção do jardim. Assim, escolha as que melhor se encaixam no seu projeto e na sua disponibilidade de tempo para manutenção.

Escolhendo as Pedras

Se o jardim for só de pedras, é interessante fazer divisões com limitadores de grama e colocar pedras de diferentes formatos ou cores.

O contraste cria um efeito interessante.

Você pode usar brita, brita branca, pedra de rio, seixos, dolomita branca, etc.

Tudo vai depender se você quiser dar um ar mais rústico e elegante ao seu jardim pequeno com pedras.

Assunto Relacionado: Dicas De Planejamento Para Um Pequeno Jardim

Montando o Jardim Pequeno com Pedras

Agora é hora de você pegar seu esboço, o que você planejou no papel e começar a ação. Esperamos que você já tenha comprado tudo e preparado o terreno.

Primeiramente, deve-se fixar os limitadores de grama no terreno. Tanto para delimitar as pedras da grama, se houver grama em seu projeto, como para delimitar as pedras entre si.

Logo depois é hora de plantar. Lembre-se de revolver o solo uma semana antes para preparar a chegada das plantas.

Em seguida vem a manta de drenagem. Ela separa a terra das pedras. Para deixá-las sempre limpinhas, as mantas têm que ser cortadas do tamanho do espaço destinado às pedras.

Alocando as Pedras

Hora de distribuir as pedras de acordo com os espaços delimitados.

Sendo assim, o melhor é começar pelas maiores. É um trabalho de artesão.

Em seguida você vem com as pedras menores complementando os espaços entre as pedras maiores. Dessa forma, o objetivo é tapar todos os buracos para que a manta não fique visível.

Repita o procedimento em todos os espaços do jardim que foram planejados com as pedras.

O trabalho valerá a pena. Ao final, convide os amigos e familiares para a inauguração do seu novo jardim.

Gostou destas dicas? Aproveite para ver, não só sobre Casa e Decoração, como também saber mais sobre Plantas e descobrir novas Receitas lendo os outros artigos do nosso blog. Além disso, deixe seu comentário logo abaixo. Logo após, compartilhe com alguém que você sabe que vai gostar desses assuntos. E então, deixe sua avaliação nas estrelinhas.

4.9/5 - (7 votes)

Deixe um comentário