Como Cultivar Jasmim-Manga Em Vaso

Jasmim-Manga em vasos

O Jasmim-Manga é uma arvoreta com lindas flores vermelhas que surgem nas pontas dos seus ramos e tem um delicioso perfume. São muito cultivadas em praças, jardins e parques em vários estados do país. Além disso, é amplamente utilizada também na fabricação de cosméticos e produtos farmacêuticos. Conheça todas as dicas para você cultivar o Jasmim-Manga em vaso aí na sua casa também.

Sobre o Jasmim-Manga

É um arbusto com ramos suculentos, bifurcados e espessos que podem atingir até 6 metros de altura. Seu caule se parte sem muito esforço e produz uma seiva leitosa que pode causar irritação em contato com a pele.

As folhas verdes tem uma nervura central num tom mais pálido. Medem cerca de 20 centímetros de comprimento até 15 de largura.

As flores surgem na ponta dos ramos em forma de buquês na primavera e verão. Embora o Jasmim-Manga tenha flores vermelhas na espécie Plumeria rubra, o grupo de Plumerias envolve muitas outras espécies com variados tons de flores.

São flores resistentes e brilhantes, possuem estames curtos que estão presos à base tubular do ramo e não são visíveis para nós.

As flores são usadas no Havaí para a confecção dos famosos colares tão característicos daquela ilha. Na Índia Ocidental é considerada uma planta símbolo da imortalidade.

Nativa da América Central, a Plumeria rubra (nome botânico) pertence à família Apocynaceae e também recebe outros nomes como Árvore-pagode, Pluméria, Frangipane e Frangipani.

Como planta tropical, o Jasmim-Manga não gosta de temperaturas abaixo de 10°C, sendo o ideal entre 18°C e 27°C.

Luminosidade

O Jasmim-Manga gosta de sol, contudo pode ser cultivado em ambientes de interior com boa iluminação desde que esteja sob luz filtrada abundante.

Nesse sentido, a luminosidade é um fator primordial para que sua planta floresça. Se você tem em casa um Jardim-Manga que não deu flores na primavera, então experimente trocá-la para um local mais iluminado.

Como Cultivar o Jasmim-Manga em Vaso

O cultivo do Jasmim-Manga em vaso é muito simples pois é uma planta que suporta algum período de seca e como já vimos pode ser cultivada dentro de casa.

Prepare um vaso com uma boa camada de drenagem. Escolha o tamanho do vaso de acordo com o tamanho da muda. Desse modo, o vaso deve ter dois terços de profundidade abaixo das raízes da planta.

Se estiver plantando através de estacas o ideal é que o vaso tenha cerca de duas vezes a profundidade da estaca.

Uma mistura de terra vegetal com areia é suficiente, já que é uma planta pouco exigente com relação ao tipo de solo, desde que bem drenado.

Ofereça água à sua planta sempre que o solo já estiver seco depois da última rega.

Durante o inverno a planta entra em período de dormência e apesar de perder todas as suas folhas tem um visual lindo. Desse modo, espace as regas, aguando só de vez em quando.  

jasmim-manga em vaso

Como Adubar o Jasmim-Manga em Vaso

A fertilização só é necessária quando a planta está no período de crescimento, ou seja, entre a primavera e o verão. Você pode adubar a cada duas semanas quando a planta está dentro de casa.

Sempre use fertilizantes com uma dosagem inferior à indicada pelo fabricante, uma vez que sua planta apesar de resistente, pode sofrer com o excesso de adubo.

Poda

Em princípio a Jasmim-Manga se desenvolve muito bem sem podas. As partes dos ramos cortados não ficam bonitas, além de deixar a planta suscetível à doenças fúngicas.

Contudo, se quiser controlar o tamanho da planta, ou então fazer com ela fique mais ramificada, faça os cortes logo acima do nó.

Lembre-se que a seiva é tóxica e use luvas.

Além disso, para que sua planta não sofra desnecessariamente, utilize ferramentas afiadas e apropriadas para podas de ramos deste porte

Replantio

Quando sua planta atingir um tamanho em que as raízes já ocupam todo o recipiente faça a mudança para um vaso com dois tamanhos acima. Provavelmente isso deve ocorrer a cada dois ou três anos.

Propagação

Corte as estacas com ao menos 30 centímetros de comprimento. Deixe a estaca descansar por até uma semana para que a seiva não atrapalhe o enraizamento.

Retire então, todas as folhas da estaca. Corte um pouco da casca na parte que ficará para dentro da terra, para facilitar o enraizamento. Então afunde a estaca no solo mencionado acima, e regue.

Ao contrário de outras plantas, o sol nessa fase pode acelerar o desenvolvimento. Sendo assim, deixe para levar o Jasmim-Manga para dentro de casa somente após três meses ou quatro meses.

Veja Também:

Posts Recentes:

Gostou de saber mais sobre o cultivo do Jasmim-Manga em vaso? Então, logo após a leitura, compartilhe com alguém que também gosta de plantas e logo depois, marque as estrelinhas abaixo.

4.9/5 - (17 votes)

Deixe um comentário