Cordyline Fruticosa: Conheça Todas As Dicas De Cultivo do Coqueiro-De-Vênus

Cordyline fruticosa

Parente das Dracenas, a Cordyline fruticosa recebe muitos nomes populares, sendo o mais conhecido como Coqueiro-de-Vênus, muito provavelmente uma referência a deusa da beleza e do amor na mitologia romana. Por certo é uma planta deslumbrante, que se destaca entre as outras por suas cores flamejantes quando tocadas pela luz solar.

A Cordyline Fruticosa no Mundo

A Cordyline fruticosa ganhou o olhar de muitos jardineiros e paisagistas muito tempo depois de sua história ser construída como uma planta fonte de chás, bebidas alcoólicas e preparos medicamentosos.

Nativa do Sudeste Asiático, da família Asparagaceae, a Coqueiro-de-Vênus é chamada simplesmente de “Ti” (chá), e é também uma planta alimentícia não convencional (PANC).

Nesse sentido, os polinésios utilizam seus rizomas como alimento. Aliás, eles são considerados os responsáveis por levar a Cordyline fruticosa para as outras ilhas do pacífico, incluindo a Austrália e o Havaí.

As raízes cozidas da Cordyline fruticosa têm gosto de melaço e são assim, usadas na fabricação de cerveja. Já as folhas mais velhas da planta são usadas para fazer roupas, embrulhar alimentos e também como palha para cobrir telhados.

Sobre a Cordyline Fruticosa

É uma planta de cores impressionantes não só ao ar livre como também plantada em vasos em ambientes internos. Existem muitas outras espécies de Cordyline que podem variar em formatos e tamanhos das folhas como também nas cores.

Assunto Relacionado: Tipos de Dracenas e os Cuidados Básicos

A Cordyline fruticosa tem caule ereto, de textura lenhosa, com folhas largas e muito brilhantes, que podem ser de vários tons, de vermelho e verde até o vermelho amarronzado.

As flores são em forma de cacho ramificados no tom rosado ou creme e os frutos formados adquirem a cor vermelha quando maduros.

Como Cultivar a Cordyline Fruticosa

Embora tenha origem tropical e aprecie climas quentes, a Cordyline fruticosa pode ser cultivada em regiões mais frias, aceitando inclusive climas litorâneos, desde que protegida de ventos fortes.

Cultive-a tanto ao sol como também à sombra, de forma que o local escolhido dentro de casa tenha luz abundante.

São plantas que não exigem muitos cuidados depois de estabelecidas, pois se adaptam bem em jardins ornamentando densas fileiras ou ainda isoladas. Suas cores acrescentam contrastes maravilhosos sejam com outras plantas ou na decoração de casa.

Substrato

Prepare um substrato fértil, com muito material orgânico e bem drenado para o rápido escoamento da água da rega.

Se a terra do seu jardim é muito arenosa, misture um pouco de turfa para ajudar a reter a umidade. Por outro lado, se o solo é argiloso ou pobre em nutrientes, acrescente matéria orgânica, esterco e/ou composto caseiro.

Além disso, a Cordyline fruticosa precisa de profundidade para crescer. Prepare vasos ou espaços no jardim que tenham pelo menos duas a três vezes mais largo e mais profundo do que o tamanho do torrão da planta.

Rega

Se você acabou de plantar sua Cordyline fruticosa, regue abundantemente. Em seguida regue de acordo com as condições climáticas da sua região. Deixe o solo sempre um pouco úmido. Evite a todo custo o encharcamento.

Raízes que estão em vasos podem sofrer mais facilmente com o excesso de água, o que pode acarretar no apodrecimento de partes da planta.

Desse modo, sempre verifique o substrato com a ponta dos dedos para decidir se está na hora de regar: quando a parte superior do solo, ou seja, aproximadamente 3 centímetros, já estiver seca, então a planta pode ser regada.

Fique atento para o excesso de flúor, pois a Cordyline fruticosa é sensível a esse elemento. Em determinadas regiões do país, a água tratada tem excesso de flúor. Para contornar a situação, a água de chuva é uma opção. Outra opção seria um filtro adequado. Uma maneira de prevenir os problemas causados pelo flúor é mantendo o pH do solo entre 6,0 e 6,5.

Fertilizantes

A Cordyline fruticosa não requer muito adubo, apenas para encorajar o crescimento no final do inverno, acrescente um pouco de farinha de osso ao redor da planta. Ou então utilize um adubo padrão para folhagens do tipo NPK.

Veja Também:

Posts Recentes:

Gostou desse artigo sobre a Cordyline fruticosa? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

Deixe um comentário