Saiba Como Cuidar da Planta Jiboia Definitivamente

como cuidar da planta jiboia

Para saber como cuidar da planta Jiboia de um jeito eficiente é só continuar lendo este artigo. Conto tudo que você precisa saber para deixar sua planta saudável, linda além de durar por muitos anos.

No entanto, alguns pontos devem ser observados no que diz respeito ao substrato, à localização, luminosidade, regas e fertilização.

Fatos Interessantes sobre a Jiboia

  • Nome Botânico: Epipremnum aureum
  • Outros Nomes: Jiboia-verde
  • Origem: Filipinas e outras Ilhas Asiáticas
  • Família: Araceae
  • Luminosidade: Sombra, Meia-sombra e Sol pleno

Como Cuidar da Planta Jiboia

Substrato

Em primeiro lugar, no que diz respeito ao solo, a Jiboia é extremamente fácil de cuidar.

Os únicos requisitos que precisam ser observados são os seguintes:

  • Solo permeável, ou seja, a água tem que passar facilmente;
  • Presença de material orgânico de qualidade como por exemplo, húmus de minhoca;
  • Para aumentar a permeabilidade, pode-se adicionar areia ou fibra de coco ao substrato comercial pronto.

Luminosidade

Quanto a localização da sua planta, a Jiboia se mostra bastante versátil, pois é uma planta de excelente adaptação.

Nesse sentido, considerando um cultivo dentro de casa, à sombra, alguns pontos são importantes:

  • Luz brilhante, sem sol direto
  • A maior umidade possível
  • Evite fortes alterações de temperatura
  • Temperatura ideal de 15 a 22 ° C
  • Protegida de correntes de ar

Especialmente no inverno, dependendo da região do país, você deve se certificar de que a Jiboia não ficará exposta a temperaturas muito baixas.

Se, por outro lado, a planta estiver em escritórios ou salas com ar condicionado, que são considerados ambientes bastante secos, cuidado. É indicado borrifar com água ou ainda usar um umidificador.

Dica: Pode acontecer de as folhas se tornarem muito verdes, perdendo os veios esverdeados mais claros. Nesse caso, é sinal de que está em um local com pouca luminosidade. Para compensar isso, a planta forma mais clorofila.

Regas

Tente manter o substrato ligeiramente úmido o tempo todo. Sendo assim, estabeleça uma rotina que funcione melhor para a planta, dependendo do clima da sua região. Tudo bem se for submetida a pequenos períodos de seca.

Por outro lado, a Jiboia não tolera o alagamento das raízes, por isso mesmo é tão importante que o substrato seja bem drenado.

Hidroponia – Como Cuidar da Planta Jiboia na Água

Cultivar a Jiboia na água, ou seja, usar a hidroponia é uma alternativa vantajosa em relação aos substratos tradicionais. O cuidado e o cultivo na água são possíveis pois, as raízes absorvem nutrientes e, portanto, têm um efeito de limpeza.

Contudo, saiba que as espécies movidas do solo para a água, são difíceis de acostumar. Portanto, é melhor se você decidir diretamente pela hidroponia fazendo mudas de estaca.

Você pode utilizar argila expandida, por exemplo, dentro do recipiente com água.

No entanto, você deve se certificar de que apenas as raízes fiquem submersas. Caso contrário, pode ocorrer podridão se as folhas ficarem em contato com a água.

Fertilização

A fertilização é muito simples. Use um fertilizante NPK líquido uma vez por mês, de abril a agosto, isso será suficiente. Tenha o cuidado de ler as instruções da embalagem e agir de acordo com o recomendado pelo fabricante.

Alternativamente, você pode usar um fertilizante orgânico, de liberação lenta na primavera, quando os primeiros novos brotos aparecem.

Lembre-se sempre de que após a fertilização, muita água deve ser fornecida. Não fazer isso pode causar queimaduras químicas nas raízes.

Veja Também:

Flores de Sombra: Conheça Quais as Mais Populares

Crisântemos: Como Cuidar desta Planta de Flore Intensas

Hidroponia: Como Cultivar Suas Plantas na Água

Gostou deste artigo sobre a Jiboia? Aproveite para deixar seu comentário abaixo e conte se você tem uma Jiboia em casa. Além disso, compartilhe com alguém que você sabe que também gosta de plantas. E então, marque sua avaliação nas estrelinhas.

4.5/5 - (2 votes)

Deixe um comentário