Lírio Tocha, Como Cuidar E Conseguir Belas Florações

Lírio tocha

Você já teve o privilégio de ver a inflorescência de um Lírio Tocha? É sem dúvida, um visual inesquecível. Sua magnífica espiga de flores vermelhas lembram uma tocha acesa, o que justifica o nome popular.

Sobre o Lírio Tocha (Kniphofia uvaria)

O gênero Kniphofia pertence à família Asphodelaceae e possui cerca de 70 espécies perenes. Elas são encontradas em habitat de altitudes elevadas na África do Sul, além de algumas espécies em Madagascar e Etiópia.

O nome popular de Lírio Tocha se justifica também por anteriormente ele ter sido atribuído à família do Lírio (Liliaceae). Aliás, seu outro nome popular é Tritoma.

O Kniphofia uvaria é uma planta herbácea rizomatosa que pode chegar a 1,2 metros de altura.

As folhas são lineares, em forma de tiras, estreitas, como de gramíneas, e longas. Eles formam rosetas que montam grandes aglomerados.

As inflorescências são terminais e surgem de um longo caule. As flores têm tons de vermelho e laranja e são tubulares.

Elas surgem primeiro na base do cacho e à medida que se desenvolvem novas flores em direção ao topo, suas cores vão formando tons gradientes. Tem um perfume fraco e seu néctar atraem muitos beija-flores.

Assunto Relacionado: Plantas Que Atraem Beija-Flores Para O Seu Jardim

Os frutos surgem após a floração em cápsulas grossas e arredondadas. As sementes estarão maduras quando se desprenderem da haste com uma leve balançada.

Kniphofia
Kniphofia

Como Cuidar do Lírio Tocha

O Lírio Tocha gosta de ambientes ensolarados, frescos e úmidos.

Luz e Temperatura

É importante escolher um local no jardim, desde o início, que tenha sol por todo o dia e que seja protegido do vento.

Embora ele aprecie o sol, prefere temperaturas amenas típicas de altitudes elevadas das regiões Sudeste e Sul do nosso país.

Substrato e Rega

O Lírio Tocha se desenvolve bem em substrato bem drenado, com partículas grandes e leves. O solo não precisa ser muito rico em nutrientes, uma vez que ele cresce naturalmente em ambiente mais pedregosos.

Para o plantio em vasos, o substrato deve ser renovado a cada troca. Assim, replante seu Lírio tocha a cada dois ou três anos no máximo.

É importante manter a umidade no substrato, principalmente nos primeiros meses de adaptação da planta. Nunca deixe que as raízes fiquem totalmente sem água.

A rega correta está ligada ao sucesso da floração. Assim, as chances de uma floração completa aumentam quando a planta foi bem hidratada nos meses anteriores à primavera.

Continue com os cuidados de rega na primavera e no verão.

Adubo

Inicialmente, só lembrando que o excesso de fertilizantes não garante uma floração exuberante. Pelo contrário, deixa a planta mais suscetível às pragas e doenças.

Nesse sentido, tenha cuidado ao fertilizar seu Lírio Tocha. Prefira os adubos que podem ser diluídos na água da irrigação.

Propagação do Lírio Tocha

O Lírio Tocha se propaga através das sementes ou por divisão de touceiras.

Afinal, os cuidados de manutenção são simples. Dessa forma, deixar o jardim mais colorido não é tarefa difícil!

Veja Também:

Gostou das dicas sobre o Lírio Tocha? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

4.9/5 - (17 votes)

Deixe um comentário