Como Manter A Umidade Das Plantas Domésticas

manter a umidade das plantas

Muitas plantas, principalmente aquelas nativas de florestas tropicais precisam de umidade constante. Como podemos reproduzir esse ambiente em casa com nossas plantas? Algumas dicas rápidas podem ajudar você a manter a umidade das plantas domésticas.

Diante na rotina diária da casa, por certo, alguns locais tem uma umidade mais elevada do que em outros. Por exemplo a cozinha e o banheiro.

As atividades de ferver alimentos, esquentar água para o café ou tomar um banho ajudam a elevar o nível de umidade destes locais. Então vamos verdejar todos os ambientes da casa!

Como manter a umidade das plantas domésticas

Quem está há vários anos no ramo das plantas, sabe que a praticidade é importante quando temos em casa muitas espécies que demandam nossa atenção. E tudo se torna mais simples se conseguimos uma rotina que facilite nossa vida.

Certamente, os jardineiros iniciantes se beneficiarão das dicas abaixo.

Agrupe as plantas

pode parecer muito óbvio, já que na natureza as plantas estão todas amontoadas umas nas outras. Em casa vamos tentar manter uma certa organização, porém mesmo a decoração mais clean pode se adaptar a uma aglomeração verde. As plantas transpiram e liberam água na atmosfera, agrupando as plantas você permite a umidificação do grupo.

Aproveite as rotinas da casa

a vapor da lava-louça, do ferro de passar ou o cozimento na cozinha, são atividades cotidianas que nem percebemos, mas podem ajudar na umidade. Então, podemos potencializar esses eventos. Por exemplo, evite colocar a tampa nas panelas, e abra a tampa da máquina de lavar-louças o mais cedo que puder.

Uso o vapor dos banhos: abrir as portas dos banheiros e deixar o vapor se espalhar pela casa vai umidificar facilmente os outros cômodos.

Prepare bacias de seixos

colocar os vasos sobre pratos com seixos submersos em água ajudam a manter a umidade próximo às suas plantas. Se não quiser manter constantemente essas bacias com água por causa dos mosquitos, não há problemas. Use-as apenas em épocas onde o calor for excessivo e a secura estiver mais elevada. Além disso, gotas de água sanitária na água acabam com 75% das larvas dos mosquitos, segundo estudos da Universidade de São Paulo.

Finalmente, devemos lembrar que nem todas as plantas tem as mesmas necessidades de luminosidade. Apesar de grandes grupos se encaixarem na categoria de plantas que precisam de muita umidade, existem particularidades que devem ser observadas. Tanto em relação ao solo, luz, rega quanto alimentação.

Conhecer mais a planta que você tem em casa ou que pretende adquirir, ajudará a manter sua planta sempre saudável.

Como Salvar a Planta Que Recebeu Muita Água

O Que Fazer Quando Tenho uma Planta Morrendo por Falta de Água

9 Melhores Plantas Para Sala No Feng Shui

Orquídea Phalaenopsis: Como Cuidar, Regar e Fertilizar

5 Espécies De Plantas Carnívoras Para Você Cultivar Em Casa

Gostou destas dicas de como mantar a umidade das plantas domésticas? Aproveite para conhecer mais sobre plantas lendo os outros artigos do nosso blog. Além disso, deixe seu comentário logo abaixo. Logo após, compartilhe com alguém que também gosta de plantas. E então, deixe sua avaliação nas estrelinhas.

5/5 - (10 votes)

Deixe um comentário