5 Espécies De Plantas Carnívoras Para Você Cultivar Em Casa

Espécies de plantas carnívoras

Por certo, as plantas enriquecem qualquer decoração. Seja em ambientes internos ou em jardins, estão sempre presentes nos projetos de decoração. Colocar algumas espécies de plantas carnívoras no seu ambiente agrega originalidade, além de atrair olhares curiosos.  

As Plantas carnívoras, por serem interessantes e raras, transformam o ambiente em um local exótico e exuberante. São espécies fáceis de cuidar, requisitando poucos e práticos cuidados diários.

Dependendo de qual das espécies de plantas carnívoras que você escolher, elas podem ser facilmente adaptadas a qualquer cômodo da casa, desde a varanda ao banheiro. Sendo assim, qualquer que seja o ambiente, ela chamará muito atenção, simplesmente por sua beleza e seu aspecto intrigante. 

Então, se você se interessou pelo assunto, confira abaixo as 5 espécies de plantas carnívoras para ter em casa e deixar seu lar mais exótico e interessante.

Espécies de Plantas Carnívoras

1 Nepenthes

As Nepenthes são plantas carnívoras trepadeiras, ou seja, se fixam a qualquer apoio ou suporte para crescerem. 

Possuem formato de jarra com tampa, e internamente, elas têm pelinhos que servem como armadilha. A presa, atraída pelas cores e odores que a planta exala, fica presa no interior do jarro. Assim, com as paredes escorregadias e os pelinhos presentes, a vítima não consegue escalar e se livrar da armadilha.

O seu tamanho pode variar bastante. A família das Nepenthes possui as maiores espécies de plantas carnívoras existentes.

2 Sarracenia 

A Sarracenia é nativa da América do Norte e é uma espécie de fácil adaptação e resistente a climas extremos. 

Possui forma de tubos compridos e a planta exala um odor forte, porém agradável. Desse modo, este mesmo odor é exalado por suas flores que sempre brotam na primavera e através delas, insetos são atraídos em busca de polinizar as flores.

3 Dioneia

Falou em plantas carnívoras, certamente lhe vem à cabeça a imagem de uma Dioneia.

Isso porque ela é uma das mais famosas representantes das espécies de plantas carnívoras, muito presente em filmes e documentários. 

A Dioneia ou Dionaea é uma espécie famosa pelo seu formato de “boca” que pode variar de 5 a 15 cm de altura. Seus filamentos ficam abertos por longos períodos, até que a presa faça contato e ela se feche rapidamente, enjaulando a mesma.

Essa espécie de pequeno porte pode perfeitamente se adaptar a qualquer cômodo, desde que tenha boa luminosidade. De preferência sala, sala de estar e quartos, assim como se desenvolvem bem em jardins.

4 Utricularia 

Se você quer combinar sofisticação e o fator exótico, essa é a melhor opção. Isso porque, por exemplo, as espécies Utricularia Subulata e a Humboldtii não se parecem nada com uma planta carnívora, mas sim com uma flor e possui uma semelhança gigantesca com as orquídeas.

Espécie aquática ou semi aquática, elas hibernam durante o inverno e quando ativas, capturam suas presas através de sucção.

5 Drosera

É uma das plantas com aparência mais exótica e rústica. Pois, ela possui uma espécie de tentáculos e nos tentáculos há presença de pelos com uma substância pegajosa que prende a presa que rapidamente são enroladas para dentro da planta, onde são deferidas.

Dicas e cuidados com as espécies de plantas carnívoras

Para cultivá-las em casa, é preciso recriar o habitat delas. Mantê-los com poucos nutrientes, mas com presença de musgos, expor ao sol e acomodá-las próximas às janelas e sacadas para facilitar a captura dos seus alimentos. 

Conheça Um Pouco Mais Sobre As Plantas e Seus Significados

Você Tem 4 Motivos Para Ter Plantas Em Casa. Confira!

Deixe Sua Casa Mais Verde: Dicas Para Decorar a Casa Com Plantas

Confira 3 Plantas De Sombra De Tamanho Pequeno, Médio e Grande

4 Plantas Resistentes Ao Sol Pleno: Uma Suculenta e Plantas Com Flores

Gostou destas dicas? Aproveite para conhecer mais sobre plantas lendo os outros artigos do nosso blog. Além disso, deixe seu comentário logo abaixo. Logo após, compartilhe com alguém que também gosta de plantas. E então, deixe sua avaliação nas estrelinhas.

5/5 - (4 votes)

Deixe um comentário