Ludisia Discolor ou Orquídea Pipoca: Saiba Como Cultivar

orquídea pipoca

É comum ouvirmos que determinada flor é cultivada pela beleza das suas flores, como é o caso da maioria das orquídeas. Mas você vai se surpreender com a Orquídea Pipoca. Ela tem flores e também folhas belíssimas.

Embora as flores da Orquídea Pipoca sejam menores, elas são tão delicadas e únicas quanto suas irmãs mais exóticas. Flores branquíssimas, com detalhe amarelo central são os responsáveis pelo seu nome popular.

Porém a grande novidade está em suas folhas aveludadas com listras longitudinais rosadas ou prateadas sobre um tom fechado e escuro de verde. E o melhor, as folhas são muitas.

Vamos ver abaixo algumas dicas para você cuidar desta linda Orquídea Pipoca aí na sua casa e ter uma floração fantástica.

Sobre a Orquídea Pipoca

A Orquídea Pipoca é terrestre, ou seja, ela nasce e se desenvolve no solo, diferente das orquídeas mais populares como a Phalaenopsis e Cattleyas que são epífitas.

Seu nome científico aceito atualmente é Ludisia discolor, mas é possível que encontre alguns de seus sinonímios: Haemeria discolor, Anoectochilus dawsonianus, Myoda rufescens, Gonogona discolor, Goodyera discolor ou Orchiodes discolor.

É uma orquídea da família Orchidaceae, nativa de florestas tropicais, subtropicais e também equatoriais da China, Índia, Malásia, Birmânia e Indonésia. Ela pode ser encontrada em altitudes de até 1300 m.

A Orquídea Pipoca alcança de 10 a 25 centímetros de altura. Tem um caule ereto em cor avermelhada com 3 ou 5 folhas perto da base.

As folhas tem o verso vermelho pálido, e a parte de cima é verde com cinco nervuras meio vermelhas ou rosadas podendo chegar a tons de prata.

Sua inflorescência emerge em forma de panícula frouxamente disposta e atinge cerca de 10 cm. As flores são pequenas, de até 2 cm, brancas com detalhes amarelos e surgem de baixo para cima.

orquídea pipoca

Como Cuidar da Orquídea Pipoca

A Orquídea Pipoca cresce no chão sombreada pelas árvores maiores das florestas. A coloração forte das folhas se mantém intensa em ambientes sombreados.

Luz e Temperatura

Elas preferem um local quente durante todo o ano. Porém, a Orquídea Pipoca não suporta a exposição solar direta, suas folhas murcham além de perder o tom escuro de verde.

Gostam de climas amenos e locais onde as temperaturas se mantêm acima de 15° C.

Dentro de casa, procure espaços bem iluminados ou parcialmente ensolarados, com luz solar do fim ou início do dia.

As flores surgem com o estímulo da luminosidade, sendo assim, evite colocar sua Orquídea Pipoca em locais sombreados que não tenham luz brilhante abundante.

Substrato

A Orquídea Pipoca não requer substrato comum para orquídeas pois é uma planta que cresce em seu habitat de origem em solo rico de matéria orgânica.

Desse modo, se for comprar substratos prontos, escolha aqueles específicos para plantas de interior ou hortas.

Ou seja, solo rico em elementos orgânicos que sejam soltos, bem drenados e não compactados.

Rega

O substrato não deve secar completamente, contudo, lembrando que é importante manter o cuidado para evitar o alagamento.

Sempre analise o substrato para verificar a necessidade de rega. Regiões muito secas tendem a ter uma necessidade maior de rega em comparação com outras que têm maior umidade.

Além disso, em época de chuva a alta umidade do ar pede regas mais espaçadas.

A rega pode ser feita das duas maneiras, tanto derramar com regador quanto mergulhar o pote em uma bacia para que a planta absorva a quantidade de água que precisa.

ludisia discolor

Adubo para a Orquídea Pipoca

No primeiro ano após a compra da orquídea, é muito provável que ela não precise de adubo. Mas, no caso de replantio misture o adubo no solo novo.

Adube a Orquídea Pipoca cerca de 3 a 4 vezes no ano.

Utilize o adubo padrão NPK equilibrado ou se possível o Bokashi.

Assunto relacionado: Saiba O Que É Bokashi, Como Funciona E Quais Os Seus Benefícios

Gostou das dicas sobre a Orquídea Pipoca? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

4.8/5 - (16 votes)

Deixe um comentário