7 Palmeiras Para Interiores: Veja As Espécies Mais Bonitas

Palmeiras para interiores

Um dos jeitos mais simples de conseguir aquele ar tropical na sua casa, é investindo em uma palmeira ou muitas! Elas são populares como plantas de cultivo interno e agregam um ar de verão em qualquer ambiente. Veja nossas sugestões de palmeiras para interiores e escolha qual delas melhor se adapta ao estilo da sua casa.

Entretanto, antes de continuarmos, vale lembrar que as plantas têm suas necessidades e temos que suprir todas elas para conseguir uma palmeira saudável e desenvolvida dentro de casa.

Esse alerta se refere principalmente às condições de luz, mas também não podemos esquecer dos outros elementos que são essenciais à vida da palmeira. Por exemplo, as regas, o substrato, a adubação e a temperatura.

Palmeiras para Interiores

1 – Palmeirinha-Rabo-de-Peixe (Arenga caudata)

Arenga Caudata, palmeiras para interiores

A Palmeirinha Rabo de Peixe tem folhas que diferem um pouco do aspecto mais comum das palmeiras. O verso tem tom prateado. As folhas são pequenas no início, mas quando adultas chegam a tamanhos de até 160 cm. Seu caule é fino e em grande quantidade formando densas touceiras. Atingem cerca de 1 a 2 metros de altura.

É uma planta indicada para meia-sombra, seja cultivada em vasos ou jardineiras. Ideal para terraços e jardins de inverno. Gosta de rega frequente, principalmente em períodos mais secos.

2 – Bambuzinho (Chamaedora brachypoda)

Chamaedora brachypoda

O Bambuzinho é nativo da Guatemala e Honduras. Tem folhas lindas, largas, em formato de “V” com relevos longitudinais. Atingem cerca de 2 metros de altura e forma densas touceiras quando cultivadas no chão.

É uma palmeira sensível a geadas, sendo assim, prefere climas tropicais e amenos. Gosta de ambientes sombreados e bem iluminados. O substrato deve ser mantido sempre umedecido. No cultivo em vasos, tenha o cuidado de preparar um solo rico em nutrientes, mas extremamente bem drenado.

3 – Palmeira-Cascata (Chamaedora cataractarum)

Chamaedora cataractarum
Foto: Scott Zona

A Palmeira-cascata é uma planta nativa do México e tem troncos finos, mas que surgem em grande quantidade dando uma aparência muito atraente ao vaso ou quando plantado no solo. As folhas têm tom verde brilhante, são numerosas e muito graciosas.

Embora tolere o sol pleno, a Palmeira-cascata gosta de ambiente semissombreado. Sendo ideal para varandas, jardins internos, vasos e jardineiras em ambientes internos.

4 – Palmeirinha-Metálica (Chamaedora metallica)

Chamaedora metallica
Foto: Kurt Andreas

A Palmeirinha-Metálica também é originária do México e é uma espécie anã, chegando somente a 30 ou 50 cm de altura. Dentre as palmeiras pequenas de interior, ela tem o crescimento lento e seu maior atrativo são as folhas. Elas são coriáceas, largas, com um recorte muito característico em “V” nas pontas. As cores chamam a atenção pois tem nuances em tom metalizado que justificam seu nome.

É uma espécie perfeita como palmeira para interiores pois gosta de ambiente de sombra com boa iluminação. Não tolera baixas temperaturas. Prepare substrato fértil, muito bem drenado e constantemente umedecido.

5 – Palmeira-de-Petrópolis (Syagrus weddelliana)

Foto: Davesgarden.com

A Palmeira-de-Petrópolis é nativa da Região Sudeste do Brasil e pode atingir até 2,5 m de altura. É mais resistente ao frio em comparação com a maioria das palmeiras para interiores apresentadas aqui. Aliás, chega a suportar temperaturas de até -4°C.

É muito comum seu cultivo em vasos em ambientes semissombreados e de sombra. Elas têm um tronco simples com muitas folhas pinadas que chegam a 1,3 metros. Dessa forma, precisam de locais espaçosos dentro de casa para que suas folhas não sofram com contato constante.

6 – Palmeira-Ráfia (Rhapis excelsa)

Rhapis excelsa

A Palmeira-ráfia é bem popular como palmeira para interior por causa da sua resistência e beleza. É nativa da China e tem a manutenção simples, aliás, o que facilita o cultivo mesmo para jardineiros iniciantes.

Ela gosta de substratos úmidos e ricos em material orgânico. Mas devido à sua resistência, tolera pequenos períodos de seca. Já falamos sobre ela antes aqui no blog. Dê uma olhada e conheça todas as dicas específicas de cultivo da Raphis.

Assunto Relacionado: Palmeira Rafis ou Rhapis Excelsa: Conheça Todas As Dicas

7 – Palmeira-Leque (Licuala grandis)

Licuala grandis

A Licuala tem crescimento muito lento se compararmos com outros tipos de palmeiras de interior, mas a beleza de suas folhas justifica a espera. Elas são grandes, tem um formato de leque, e são plissadas. As bordas são dentadas e em tons de verde escuro.

A Palmeira-Leque não tolera ambientes frios e se desenvolvem melhor no litoral. Quando cultivadas em vasos, precisam de solo constantemente umedecido para prosperarem. Ao mesmo tempo o solo deve ser bem drenado para que não tenha risco de encharcamento.

Essas foram as melhores sugestões que encontramos de palmeiras para decoração de interiores. Bem como as espécies mais facilmente encontradas à venda em várias regiões do país. Agora, é só escolher as que melhor combinam com sua casa.

Mas se não está satisfeito e ainda quer conhecer outros tipos de palmeiras de sombra, clique nesse link onde falamos de outras belíssimas espécies.

Atenção antes de Comprar suas Palmeiras para Interiores

As palmeiras para interiores que você viu acima são nativas dos mais diversos pontos do planeta. A maioria delas são vendidas facilmente em mercados e floras, mas algumas espécies você terá que pesquisar um pouco mais para comprar.

Por padrão, as palmeiras têm raízes densas e profundas, o que exige vasos maiores. Além disso, é importante espaços amplos, não apenas para acomodar esses vasos como também para evitar que sua palmeira fique no caminho, propensa a choques e esbarrões dos moradores.

Algumas espécies maiores precisam de apoio antes que suas raízes se fixem firmemente no substrato. Isso pode ser facilmente resolvido com estacas finas de madeira ou mesmo de plástico, presas ao tronco da palmeira.

E finalmente, faça a fertilização com frequência, através de adubos líquidos ou de liberação lenta. As palmeiras que estão plantadas em vasos precisam de um cuidado maior em relação à reposição de nutrientes.

E de acordo com o tipo de adubo escolhido, leia sempre as instruções da embalagem para verificar as dosagens corretas para o tamanho da sua planta. Contudo, no geral, os adubos líquidos diluídos em água, podem ser oferecidos a cada duas semanas.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre as 7 Palmeiras para interiores? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

Deixe um comentário