Pepininho Em Conserva: Prepare Essa Delícia Em Casa

Pepininho Melothria pendula em jardim com folha verde da trepadeira e ramos

Os preparos em conservas eram muito comuns no tempo dos nossos avós. Hoje, com preços atrativos e a facilidade de apenas colocar no carrinho na ida ao mercado, muito se perdeu dessa tradição. Vamos resgatar aqui uma maneira tradicional de preparo e para isso, escolhemos o Pepininho em conserva para enriquecer a nossa gastronomia caseira.

Talvez você conheça o Pepininho por outros nomes populares como Pepinículo, Pepino-bravo ou Pepino-silvestre. Essa espécie é uma trepadeira e está amplamente disponível na natureza, sendo muito apreciada na alta gastronomia.

Vamos conhecer um pouco sobre a espécie e logo em seguida veja o passo a passo para preparar o Pepininho em conserva.

Sobre o Pepininho

O Pepininho tem o nome científico Melothria pendula e pertence à família Cucurbitaceae.

Embora nativo do México, ele cresce espontaneamente nas lavouras, pomares e em áreas abertas em todo o território brasileiro. Além disso, esse pepino pode se tornar uma planta “daninha” se não utilizada para consumo ou comercialização.

É uma trepadeira vigorosa com ramos finos e ásperos. Tem folhas simples, de 4 a 7 cm de comprimento, finas e quebradiças. As flores são amarelas e os frutos cilíndricos são lisos com polpa suculenta e tem apenas cerca de 2 cm.

Assunto Relacionado: Como Plantar Pepino Em Vasos Na Varanda De Casa

Como Preparar os Recipientes para Conserva

Essa é uma parte muito importante para que sua conserva dure muito tempo. Os recipientes devem estar impecavelmente limpos. Para isso, será necessário enxaguar várias vezes com água e detergente e ferver. As bordas e as tampas não devem ser esquecidas e também precisam passar por um processo cuidadoso de limpeza.

Em uma panela funda coloque os recipientes de vidro – se couber coloque também uns em cima de outros. Encha a panela com água de modo que todos os copos fiquem cheios de água e ferva por cerca de 10 minutos. Então, escorra de cabeça para baixo e aguarde.

Como Preparar o Pepininho em Conserva

Pepininho em conserva com especiarias em vários frascos de vidro

Os frutos devem ser colhidos ainda verdes, antes do amadurecimento, pois os frutos maduros ficam moles e são ruins para o consumo. Por outro lado, os Pepininhos jovens e verdes além de terem uma consistência firme, tem cor atrativa e o sabor crocante.

Vamos ver a seguir o que você vai precisar para o preparo da conserva.

  • 1 quilo de pepino – rende cerca de dois potes de vidro de 1 litro
  • 2 frascos de vidro de cerca de 1 litro
  • Especiarias como descritas logo abaixo

Lave os pepinos um a um com uma escovinha de cerdas macias. Em seguida coloque-os nos copos de vidro, preenchendo firmemente todos os espaços.

Além dos pepinos acrescente em cada frasco as seguintes especiarias:

  • 1 colher de chá de semente de mostarda
  • Endro fresco picado
  • 1 colher de semente de coentro
  • 1 colher de chá de grãos de pimenta
  • Opcionalmente acrescente uma folha de louro em cada copo
  • 1 dente de alho

Receita da Salmoura Aromática

  • 1 litro de água
  • 250 ml de vinagre (10% de acidez ou vinagre de álcool)
  • 40 gramas de sal
  • 125 gramas de açúcar

Preparo da Salmoura

Ferva todos os temperos da salmoura juntos e em seguida deixe esfriar. Então despeje todo o líquido dentro dos frascos de vidro já recheados com os pepinos e as especiarias.

Após preencher os frascos de vidro com a salmoura, aqueça em banho-maria os dois potes. Inicialmente ferva por 10 a 15 minutos sem a tampa. Em seguida coloque as tampas e ferva por mais 10 minutos.

Depois é só deixar esfriar e estão prontos seus Pepininhos em conserva. Se delicie!

Veja Também:

Gostou de conhecer essa maravilhosa receita de Pepininho em conserva? Então, deixe suas estrelinhas abaixo. Além disso, compartilhe com alguém que também gosta de cozinhar em casa. Logo depois conheça as outras receitas do Blog.

Deixe um comentário