Plantas Fícus: Para Você Cultivar Em Casa Ou No Jardim

Existem centenas de formatos e variedades diferentes de plantas fícus. Então, vamos falar aqui das cinco espécies mais deslumbrantes que você pode ter em casa.

As três primeiras espécies são plantas de cultivo interno ou externo. E as duas últimas são trepadeiras que precisam de sol ou ambiente extremamente iluminado.

Plantas Fícus Para Cultivar em Vasos ou Jardins

  • Figueira Lira
  • Fícus Elástica
  • Figueira Africana
  • Figueira Trepadeira
  • Unha-de-Gato

Eu diria que os dois pontos básicos para todas as plantas da família fícus é a rega e muita luminosidade. Sem dúvida, que os demais elementos não podem ser esquecidos, como o solo e os nutrientes, por exemplo.

Elas gostam de beber muita água. Nesse sentido, as plantas usam a água da rega para se hidratar e abastecer suas folhas sempre muito brilhantes. Um substrato bem preparado e com drenagem excelente também mantém a saúde da planta.

Porém, cuidado! Muita água não significa que as raízes gostem de ficar úmidas o tempo todo.

O fator luminosidade é tão importante quanto a rega. O cultivo dentro de casa deve ser um local muito iluminado, com bastante luz indireta ou ainda de meia-sombra. Escolha os locais que ficam próximos às janelas e varandas.

1 -Figueira Lira (Ficus lyrata)

Ficus Lyrata

Se você acertou no local com bastante luminosidade e oferece regas abundantes, não se preocupe. Assim, deixe neste local e espere ver ela se desenvolver e crescer.

A Figueira lira raramente pega alguma doença.

Pontos avermelhados podem surgir em suas folhas e isto é comum. Certamente acontece porque elas puxam uma quantidade massiva de água e as células das folhas menores acabam desse modo, ficando marcadas.

Isso não é um problema pois as folhas à medida que crescem superam esses pontinhos e eles, por fim, somem.

2 – Fícus Elástica (Ficus elastica)

Ficus elastica

A Fícus Elástica é também conhecida como Falsa-seringueira, tem uma presença tão forte quanto a Lyrata, porém suas folhas são muito grossas. Além disso possuem uma espécie de superfície cerosa que recobre essas folhas.

A Falsa-seringueira é mais ramificada e mais cheia de folhas que a Ficus lyrata. Desse modo, quando ela perde algumas dessas folhas, a falha não fica tão evidente como na lyrata.

3 – Figueira Africana (Ficus cyathistipula)

Ficus cyathistipula

A Figueira Africana tem uma aparência muito diferente das outras duas. Suas folhas são escuras e menores.

É uma planta que serve de fundo no ambiente, sendo assim, ela se mistura graciosamente com outras espécies.

A Figueira Africana é um pouco menos exigente com a luminosidade em comparação com as outras duas figueiras. Nesse sentido, suporta ficar em um local que seja apenas alguns metros perto da janela.

Gire o vaso da Figueira Africana pelo menos uma vez ao mês para que suas folhas surjam de todos os lados.

Assunto Relacionado: 9 Plantas Para Apartamento Pequeno: Descubra Sua Melhor Opção

4 – Figueira-Trepadeira (Ficus radicans)

Ficus radicans

A Figueira-trepadeira tem uma folhagem bonita e é extremamente ornamental. As folhas são todas verdes, ao passo que na cultivar variegada (foto) as folhas têm a margem em tons de creme.

Ela pode ser cultivada em vasos, jardineiras ou por exemplo, como revestimento de muros, colunas, pórticos e paredes.

É uma planta para sol pleno e sensível a geadas. Se for cultivar no interior, escolha um local muito iluminado e que tenha um pouco de luz solar durante o dia.

5 – Unha-de-Gato (Ficus pumila)

Ficus pumila

A Unha-de-gato é também conhecida popularmente como Herinha. Ela é uma trepadeira que suporta bem as regiões com clima mais frios do sul do país e também locais com temperaturas mais elevadas.

Suas folhas jovens são pequenas e aderentes. A Ficus pumila possui raízes adventícias, ou seja, as raízes surgem de todas as partes dos ramos e ajudam na fixação.

Assim, é necessária uma poda constante para manter a beleza da cobertura da planta em muros e paredes com folhas sempre jovens e pequenas.

Por outro lado, na fase adulta a planta se torna desgarrada e as folhas são maiores. Nesse sentido, se você quiser manter a Ficus Unha-de-gato controlada e com as folhas menores, as podas são importantes e devem ser frequentes.

Veja também:

Mande este artigo sobre as plantas Fícus para alguém que você sabe que também gosta de plantas e depois marque as estrelinhas aqui embaixo.

Deixe um comentário