Incluir algumas plantas no escritório vai tornar seu ambiente de trabalho mais agradável e produtivo. Além de aumentar a criatividade e o bem-estar geral, as plantas no ambiente diminuem os níveis de estresse. Dê uma olhada na nossa lista de plantas para escritório fechado, e veja qual o tipo mais combina com seu espaço.
Mas antes de continuar, lembre-se de analisar a luminosidade disponível no escritório, isso é muito importante. Nem sempre é possível contar com uma abundância de luz natural em escritórios fechados ou com janelas pequenas. Felizmente, existem plantas que se adaptam bem a ambientes com menos luz e podem trazer mais frescor ao seu local de trabalho.
Plantas para Escritório Fechado
Cada uma das plantas que listamos tem cuidados específicos em relação à rega, luz, substrato e também adubação. Sendo assim, após escolher a planta para o seu escritório fechado, observe qual tipo de manutenção essa espécie necessita. Vamos lá!
1 – Espada-de-São-Jorge (Dracaena trifasciata)
A Espada-de-São-Jorge é uma das plantas mais resistentes e por isso mesmo uma das mais populares.
Ela tem um porte elegante, com longas folhas rígidas, de coloração verde escura e várias manchas esbranquiçadas. Porém, existem várias espécies com folhas de coloração diferente, como a da foto acima por exemplo, que tem as bordas amarelas.
E ainda podemos destacar sua enorme capacidade de adaptação a todo tipo de luminosidade. Por isso tudo, a Espada-de-São-Jorge é uma das melhores entre as plantas candidatas a ocupar um espaço no seu escritório.
2 – Lírio-da-Paz (Spathiphyllum)
O Lírio-da-paz é outra excelente opção para escritórios com pouca iluminação. Suas folhas largas, brilhantes e as flores brancas trazem uma sensação de serenidade ao ambiente.
No entanto, a floração não será abundante se a luminosidade for insuficiente. Além de luz clara, o Lírio-da-paz precisa de adubação adequada para que ele cresça saudável.
3 – Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia)
A Zamioculca é uma planta de fácil cultivo e resistente, que pode sobreviver mesmo em condições de luz muito baixa. Além disso, ela é conhecida por sua capacidade de sobreviver longos períodos sem água.
Em condições normais, uma rega por semana pode ser suficiente. No entanto, certifique-se de que o vaso tenha furos para drenagem da água da rega. O excesso de água nos rizomas e raízes da Zamioculca é um dos fatores que causam a perda da planta.
Suas folhas são verde-escuras e brilhantes, parecendo até mesmo uma planta artificial. As hastes longas e eretas dão um toque de exuberância ao ambiente de trabalho.
4 – Pau-d’água (Dracaena fragrans)
O Pau-d’água é uma planta com um porte bem maior que as anteriores. Em seu habitat, ela pode chegar a 15 metros de altura. Apesar do crescimento mais lento quando envasada, ela é uma planta robusta, que fica melhor em vasos de piso.
Versátil, resistente, e com porte exuberante, ela se adapta bem a ambientes internos. Suas folhas verdes e amarelas trazem um toque de cor e vida ao escritório.
Para conseguir uma planta mais volumosa, você precisa podar. Assim ela ficará mais ramificada. A espécie típica tem folhas totalmente verdes, no entanto outras variedades possuem as margens verdes com o centro amarelado.
5 – Jiboia (Epipremnum aureum)
A Jiboia, também conhecida como Jiboia-verde, é uma planta de crescimento rápido e bem fácil de manter. Ela se adapta rapidamente ao local de cultivo, se desenvolvendo sem problemas em ambientes fechados como os escritórios.
Embora goste de umidade, ela suporta algum período de escassez de água. Mas tenha cuidado com ambientes com ar-condicionado, pois são considerados muito secos.
Ela possui folhas em formato de coração, com padrões variados de tons de verde, amarelo e branco, que acrescentam um toque de elegância e vivacidade ao escritório.
6 – Pacová (Philodendron martianum ‘Pacova’)
O Pacová é uma planta interessante com folhas brilhantes e rígidas e que crescem com um aspecto de touceira. Ela é uma ótima escolha para escritórios fechados, pois consegue se adaptar bem a essas condições de sombra.
O Pacová requer pouca manutenção e é capaz de sobreviver em ambientes com pouca umidade. Ele gosta de substrato aerado e muito bem drenado. Pode ser cultivado em todo o país, pois se adapta bem aos diversos climas.
7 – Imbé (Philodendron imbe)
Extremamente rústico, o Imbé pode ser cultivado tanto em escritórios com pouca luminosidade como também em ambientes de meia-sombra e sol pleno. Além disso, ele cresce rápido e suas hastes podem ser apoiadas para que se alastre ao redor do ambiente como trepadeira.
Tem folhagem densa, alongada e muito durável. Ele gosta de umidade e pode ser facilmente multiplicado.
O Imbé recebe outros nomes populares como Curuba, Tracoá e Folha-de-fonte.
8 – Café-de-salão-híbrido (Aglaonema ‘Lady Valentine’)
As aglaonemas são muito populares como plantas de escritório, pois se adaptam bem em ambientes fechados e com sombra. A Café-de-salão-híbrido é uma espécie de aglaonema para quem prefere folhas coloridas. Elas têm a base verde com lindas manchas salpicadas de vermelho e creme.
Ela pode ser cultivada não só em vasos de piso como também como planta de mesa ou em vasos suspensos. Seu crescimento é lento, assim o melhor é adquirir a planta já no tamanho planejado.
Contudo, tenha atenção aos locais com ar-condicionado, pois ela gosta de calor e de alta umidade do ar.
9 – Maranta-espinha-de-peixe (Maranta leuconeura ‘Fishbone’)
Essa maranta tem as folhas ricamente desenhadas, com linhas que lembram as espinhas de um peixe, como o próprio nome sugere. Daí sua folhagem ser tão decorativa e atraente.
A Maranta-espinha-de-peixe tem um porte pequeno de cerca de 15 a 25 centímetros de altura, podendo ser cultivada tanto como planta pendente como em vaso comum.
Embora seja perfeita para o cultivo em ambientes internos como escritórios, ela precisa de regas regulares e sem excessos.
Agora, que você já tem sugestões para seu escritório, será mais simples escolher as plantas de acordo com a decoração do espaço. Além disso, se quiser conhecer outras sugestões, veja esse outro artigo que publicamos anteriormente sobre Plantas para sombra: Veja Qual Delas Ainda Falta Na Sua Coleção.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou das dicas sobre as plantas para escritório fechado? Comente lá no final da página qual delas você pretende colocar no seu escritório ou em outro lugar com sombra. Logo depois deixe suas estrelinhas abaixo.