9 Ideias de Plantas Pendentes de Sombra Para Arrasar na Decoração

plantas pendentes de sombra

Elas são elegantes e decoram com simpatia qualquer ambiente. Temos sugestões de nove espécies de Plantas Pendentes de sombra para você usar não só na sala, como também na cozinha ou no quarto. Você escolhe o local que melhor se encaixe com as plantas que você escolheu.

Certamente, uma das maiores vantagens das plantas pendentes para interiores é que elas ficam confortáveis em prateleiras, sobre banquetas, em vasos suspensos, e parapeitos.

Todavia tenha um especial cuidado ao escolher pilares e banquetas como suporte para a folhagem pendente. Eles devem ser de pés largos e estáveis assim como resistentes a tombos. Sobretudo se você tem crianças em casas e animais de estimação.

Plantas Pendentes de Sombra

Filodendro Brasil (Philodendron scandens)

É uma planta robusta que gosta de locais quentes e parcialmente sombreados. Fica perfeito tanto em prateleiras como colocados em vasos suspensos. Apesar de ser uma trepadeira, fica lindíssima como planta pendente de sombra.

Jiboia (Epipremnum pinnatumn)

É uma planta clássica que gosta de escalar, assim como também de ficar pendurada. Adora locais quentes durante todo o ano. Porém, cuidado com temperaturas abaixo de 15°C, pois podem deixar a planta fraca. Cultive na sombra ou meia-sombra.

Cacto Macarrão (Rhipsalis bacífera)

Encanta com seus brotos finos e super ramificados. Como não toleram sol pleno, apenas a meia-sombra com temperaturas em torno de 20° C é o ideal. É uma planta de cuidados simples pois não há necessidade de mais que uma rega na semana.

Columeia Dragão (Aeschynanthus speciosus)

Tem flores exóticas que surgem no verão. Como prefere locais com luz brilhante, evite o contato direto com o sol. Uma maneira de estimular sua floração é deixar o solo quase totalmente seco durante pelo menos 5 semanas no inverno, porém sem deixar a planta secar.

Chifre de Veado (Platycerium bifurcatum)

É a mais exuberante da nossa lista. Super ornamental, gosta de ficar na sombra parcial. Deve-se mantê-la sempre úmida e com fertilização pelo menos uma vez ao mês.  

Suculenta Corações Emaranhados (Ceropegia woodii)

Aprecia muita claridade. Eventualmente, se possível, ofereça meia-sombra. Mesmo que seja só durante uma estação do ano. Gosta da umidade no solo, porém sem alagamento das raízes.

 Avenca (Adiantum capillus-veneris)

Uma planta com folhas delicadas, ideal para locais onde a decoração pede uma espécie mais discreta. Seu substrato deve ser mantido úmido constantemente. Apesar disso a Avenca não gosta de água em suas folhas. Gostam de se desenvolver em espaços apertados, sendo assim só faça o replantio com intervalos maiores que dois anos.

Hera (Hedera helix)

Bastante popular como trepadeira, contudo suas folhas chamam ainda mais atenção quando pendentes. Gosta de ficar à meia-sombra e com muita claridade. Contudo é extremamente sensível a substratos encharcados.

Clorofito (Chlorophytum comosum)

Apesar de preferir a claridade, cresce bem fácil em todos os lugares. É facilmente adaptável a ambientes internos. Tem folhas alongadas e bicolores que formam arbustos densos e ao mesmo tempo leves. Devido a suas raízes encorpadas, tolera algum período de seca.

Veja Também:

Como Salvar a Planta Que Recebeu Muita Água

Como Plantar Semente de Abacate

Maria Sem Vergonha: Cultive o Ano Todo Florida

Gostou das dicas de sobre as Plantas Pendentes de Sombra? Logo após terminar a leitura, conte abaixo quais dessas plantas você cultiva em casa. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.

4.7/5 - (4 votes)

Deixe um comentário