Plantas que filtram o ar, aumentam a umidade do ambiente e ainda dão aquele toque verde dentro de casa. Conheça 11 plantas pequenas para quarto que podem ser colocadas na cabeceira e cabem em vasos tão pequenos quanto uma xícara.
Plantas Pequenas para Quartos
1 – Peperômia-melancia (Peperomia argyreia)
O nome já denuncia o desenho das folhas que lembram a fruta. A Peperômia-melancia é uma simpatia com seu visual atípico. Ela tem o caule curto e pouco ramificado, no entanto o formato de escudo das folhas compõe um conjunto bastante denso.
Nativa da Mata Atlântica brasileira, ela gosta de locais quentes, mas sempre à sombra. Cuide para que o substrato esteja sempre um pouco úmido, mas sem exageros, pois o excesso de umidade pode causar o amolecimento das folhas.
A Peperômia-melancia se propaga muito facilmente, basta enraizar as folhas em substrato umedecido.
2 – Begônia-miúda (Begonia bowerae)
Embora algumas begônias possam atingir mais de um metro de altura, os cultivares da Begonia bowerae atingem apenas 25 ou 30 cm.
Assim como outras espécies da família Begoniaceae, as folhas da Begônia-miúda são extremamente atraentes, com folhas marcadas e aveludadas em cores fortes de verde.
Seu cultivo se tornou muito comum em ambientes internos e por isso mesmo ela é facilmente encontrada à venda em floras e mercados.
Elas crescem rapidamente em solos aerados e bem drenados. Gostam de regas generosas no verão e na primavera, mas que devem ser reduzidas no inverno.
3 – Colar-de-pérolas (Senecio rowleyanus)
Do grupo das suculentas, o Colar-de-Pérolas, também muito conhecido como Rosário, pode formar desde lindos vasos com os ramos da planta pendentes como também pequenas microculturas em potes menores.
Como as hastes desta suculenta se enraízam facilmente em contato com o solo, permitem que você conduza seu crescimento. Dessa forma, você vai conseguir uma planta muito ramificada preenchendo primeiramente todo o vaso, e só depois permitindo que os excessos transbordem o vaso.
Suas folhas são bolinhas que guardam a água e lembram as ervilhas. As flores do Colar-de-Pérolas surgem no inverno.
4 – Lágrima-de-bebê (Soleirolia soleirolii)
Muito utilizada como forração de jardins a Lágrima-de-bebê também adorna com delicadeza vasinhos para sombra. Essa é uma das plantas pequenas para quarto mais tolerantes à altas temperaturas e a baixa umidade do ar.
Naturalmente com formato arredondado, suas minúsculas folhas fazem um lindo maciço em vasos pequenos. Quando cultivada em vasos suspensos, ela cresce de tal forma que cobre toda a extensão visível do recipiente formando uma linda cabeleira de folhas pendentes, com hastes de até 30 cm de comprimento.
Dentro de casa procure um local bem próximo às janelas, pois a Lágrima-de-bebê aprecia a luminosidade abundante. Melhor ainda se estiver à meia-sombra.
5 – Barba-de-moisés-branca (Sedum makinoi ‘Variegata’)
Outra suculenta que fica belíssima em vasos pequenos por causa da profusão de folhas minúsculas. A Barba-de-moisés-branca é uma espécie variegada que forma densas moitas de até 14 cm de altura.
Afinal, seus tons de verde bem clarinhos e as bordas brancas são uma ótima opção para quem tem um canto mais iluminado. Lembrando que para manter a forma variegada da planta, ao nascer folhas verdes comuns, estas devem ser retiradas.
Ela exige um local muito iluminado podendo ser cultivada também à meia-sombra nas Regiões Sul e Sudeste, com climas mais amenos. O substrato precisa ser de drenagem rápida já que é uma planta que gosta de regas amplas.
6 – Tilandsia-azul (Tillandsia)
As plantas aéreas da espécie Tillandsia crescem muito lentamente empoleiradas nos galhos das árvores dentro das matas. Da mesma família das Bromélias, a Tilandsia-azul é nativa da Região Nordeste e consegue extrair a umidade e os nutrientes do ar.
Ela tem folhas finas como se fossem longas fitas com as bordas ásperas que ficam bem elegantes quando cultivadas em vasos. Sua inflorescência é rosada em forma de espiga e por si só já é um espetáculo, mas as flores roxas surgem em cores mais vivas ainda em tons de azul e violeta.
Na primavera e no verão tente mantê-las sempre úmidas e em ambientes quentes para favorecer seu crescimento. No entanto, no inverno não as deixe em temperaturas abaixo de 10° C.
Inegavelmente, ficam tão lindas em arranjos quanto exibidas solitárias em adornos criativos.
7 – Violeta (Saintpaulia ionantha)
Essa Violeta é aquela planta da moda que vai e volta e mesmo assim não perde seu posto de “mais popular do Brasil”. Ressurgem com novos cultivares, não só com novidade nas flores como também folhagens variegadas.
As violetas gostam de vasos apertados com tamanhos menores que sua copa, portanto, aproveite para escolher potes de charme que realcem a beleza da Violeta.
As regas precisam de muita atenção pois o excesso de água é o principal motivo para perder a Violeta. Além disso, lembre-se de evitar a água nas folhas, pois elas podem ficar manchadas.
Assunto Relacionado: Dicas Para Deixar Jardins Pequenos Mais Atraentes e Espaçosos
8 – Trevo-roxo-amarelo (Oxalis spiralis vulcanicola)
Quer florezinhas amarelas no quarto? O Trevo-roxo-amarelo vai te encantar. As folhas adquirem um tom roxo forte quando cultivadas em ambientes sombreados ou mais claros, se expostas à luz direta do sol. Elas se enchem de flores na primavera e no verão.
Existem centenas de espécies de trevos Oxalis, contudo, são consideradas ervas daninhas, o que não deixa de ter sua beleza como plantinhas ornamentais muito graciosas.
Gostam de regas abundantes na primavera e no verão e pouca água no período de descanso que acontece no inverno.
9 – Musgo-tapete (Selaginella kraussiana)
O Musgo-tapete é uma samambaia de folhagem delicada e que prefere estar à sombra ou meia-sombra. Sendo assim, ideal para o cultivo em ambientes internos como quartos, salas e banheiros.
Ela tem um crescimento lento e é bastante exigente com relação às regas. Nesse sentido é apropriada para pessoas com maior experiência com plantas, pois apesar de precisar do solo sempre úmido, ela não tolera o alagamento.
O substrato nesse caso pode ser de média drenagem. Além disso, a umidade relativa do ar precisa estar sempre acima de 60% e a temperatura não deve ser abaixo de 26°C.
Assunto Relacionado: 7 Plantas Pequenas Para Interiores
10 – Violeta-variegada (Episcia cupreata)
A variedade de cores das folhas é o grande atrativo dessas Violetas; veja por exemplo, a E. cupreata ‘Rubra’ e a E. cupreata ‘Acajou’, ambas na foto ilustrativa. Mas você pode se apaixonar pelos tons mais escuros das folhas da espécie ‘Chocolate Pink’ ou ‘Black’ ou ainda pelos veios marcados da ‘Pink Panther’ ou da ‘Reticulata’.
Enfim, existem muitos cultivares dessa linda planta tropical. Nativa da Amazônia, elas ficam muito bonitas quando cultivadas em vasos suspensos, que realçam seus ramos pendentes.
Elas gostam de sombra e são sensíveis a temperaturas abaixo de 16°C.
11 – Suspiro (Callisia fragrans)
O crescimento das folhas em formato de roseta da Callisia fragrans lembra uma bromélia, embora ela faça parte de outra família, a Commelinaceae.
Nativo do México, o nome popular de Suspiro não é tão difundido, sendo mais usado seu nome científico. Ela é uma planta robusta, de fácil cultivo, comumente utilizada no paisagismo em forma de maciços uniformes. Mas ela fica igualmente muito à vontade plantada em vasos tanto de mesa, como suspensos.
12 – Planta-mosaico (Fittonia albivenis)
As espécies de Planta-mosaico são um sucesso com sua folhagem vistosa delicada e com nervuras coloridas. Dependendo do cultivar, elas atingem entre 10 e 25 cm de altura. São compactas e muito ramificadas, formando um lindo visual em vasos pequenos.
Você vai encontrar diversos cultivares da Fittonia albivenis com folhas em tons verdes, vermelhos e rosados. Por exemplo a F. albivenis ‘Skeleton’ que deve seu nome a original inflorescência que surge ereta acima das folhas com minúsculas florezinhas amarelas. Além disso, as folhas verdes têm veios avermelhados que dão muito charme a essa espécie.
Para cultivá-las, esteja atento à umidade do ar. Elas gostam de ambientes com umidade elevada. No entanto, as regas devem ser muito cuidadosas para que não encharquem o substrato.
13 – Brilhantina (Pilea microphylla)
A Brilhantina é uma plantinha nativa da América Tropical com hastes suculentas e muito ramificadas. Seu charme está nas folhas delicadas e miúdas em tom claro de verde. Super graciosa, perfeita para aquele cantinho do quarto que precisa de um toque de verde, mas tem pouco espaço.
As flores também são muito pequenas, mas não são ornamentais. Embora as flores masculinas explodam inesperadamente lançando o pólen em uma nuvem como de fumaça.
Ela gosta de muita umidade e substrato bem aerado.
Veja Também:
Você conhecia essas dicas de plantas pequenas para quarto? Logo que terminar de ler, marque suas estrelinhas. E então, compartilhe com alguém que você conhece e que também goste de plantas.