7 Plantas Pequenas Para Interiores

Crassula muscosa plantas pequenas para interiores

Mesmo com pouco espaço em casa você pode trazer o verde dos parques e jardins para dentro de casa. Além de manter o conforto e o frescor, as plantas são super decorativas. Mas nem todas as espécies se adequam nesse local. Aqui você vai ver 5 opções de plantas pequenas para interiores que prosperam com alguns poucos cuidados.

Nunca é demais lembrar que as plantas cultivadas dentro de casa precisam de ambientes bem iluminados e que estejam o mais próximo possível das janelas e varandas. Esse cuidado inicial vai deixar sua planta muito mais feliz.

Plantas Pequenas para Interiores

Embora existam espécies de crescimento muito lento que podem ser cultivadas por alguns anos como plantas pequenas, as opções que colocamos a seguir são de plantas naturalmente pequenas.

1 – Peperômia-Verde (Peperomia caperata)

Folhs marcantes em verde escuro da Peperomia caperata com inflorescência

A Peperômia-verde tem folhas bem marcantes em verde escuro e muito texturizadas. Elas formam uma moita de folhagem bem fechada que preenche todo o espaço do vaso. Aliás, ficam lindas cultivadas também como plantas pendentes.

A inflorescência da Peperômia surge em espigas eretas inconfundíveis que se elevam acima das folhas. Gostam de luz indireta e solo sempre umedecido, mas sem encharcamento.

A Peperomia caperata tem muitos cultivares, todos eles encantadores e com folhas bem marcadas. Por exemplo, a Peperômia-moela (Peperomia caperata ‘Luna’), Peperômia-vermelha (P. caperata ‘Red’) e Peperômia-miúda (P. caperata ‘Napoli Night’).

2 – Pilea-Chocolate (Pilea spruceana)

Pilea spruceana com desenhos de faixas prateadas nas folhas escuras

A Pilea-chocolate também é uma espécie um tanto suculenta. Bem compacta, ela chega a cerca de 25 cm de altura. O desenho de faixas prateadas nas folhas em contraste com o verde escuro é o que deixa essa planta tão charmosa.

Ela gosta de muita umidade e ambiente sombreado assim como substrato rico de nutrientes.

Assunto Relacionado: 9 Plantas Para Apartamento Pequeno: Descubra Sua Melhor Opção

3 – Espadinha (Sansevieria trifasciata ‘Hahnii’)

Imagem de cima de Sansevieria trifasciata ‘Hahnii’ com folhas em roseta rajadas de tons de verde em vaso preto de plástico

Elas atingem pouco mais de 15 cm de altura e suas folhas surgem eretas e curtas em formato de rosetas.

A Espadinha é uma espécie muito resistente e de cultivo descomplicado. Ela gosta de regas generosas na primavera e verão, desde que em substrato leve e drenado.

Elas formam densas colônias com muitas brotações laterais. Se adapta muito bem à sombra e resiste mesmo em locais que não ficam tão próximos das janelas.

4 – Samambaia-Prata (Pteris cretica ‘Albolineata’)

Pteris cretica Albolineata Samambaia prata com folhas londas e faixa central prateada e arbusto ao fundo

As samambaias são antigas companheiras da decoração como plantas de interior. Afinal elas gostam de estar à sombra e tem um efeito visual incrível no ambiente.

A Samambaia-prata é uma planta muito popular que atinge cerca de 25 cm de altura. Além do pequeno porte, ela se diferencia da grande maioria das outras espécies de samambaia por conta da sua faixa central prateada.

Seu crescimento é rápido e deve ser regada com abundância, principalmente no verão. Escolha um substrato rico em material orgânico e bem drenado.

5 – Tilândsia-Azul (Tillandsia cyanea)

Tillandsia cyanea com bráctea rosa e flores roxas

A Tillandsia é um espetáculo! Como se não bastasse sua cabeleira verde de folhas finas e longas, ela tem brácteas rosadas vistosas e flores violeta-azuladas.

É uma planta epífita, ou seja, que vive sobre outras espécies como por exemplo, em pequenas cavidades dos troncos das árvores.

Embora elas possam ser bem pequenas, crescem rápido e suas folhas chegam a cerca de 25 cm ou um pouco mais. Ela não possui raízes e capta seus nutrientes diretamente do ar e da água da chuva.

Assunto Relacionado: Plantas Pequenas Para Quarto: Conheça 7 Espécies para Cultivar

6 – Salsa-da-Praia (Hydrocotyle bonariensis)

Folhas verdes arredondadas da Hydrocotyle bonariensis como plantas pequenas para interiores
Hydrocotyle bonariensis

A Salsa-da-praia tem folhas em formato arredondado que são um charme. Elas formam colônias densas criando um visual muito atrativo em vasos. Ela também pode ser cultivada pendente.

Atingem cerca de 25 cm de altura. As flores são de cor creme ou branca e bem pequenas.

É uma planta acostumada a ambientes de muita umidade, típicos da região costeira. Nesse sentido, o substrato precisa estar constantemente umedecido. Para saber as dicas completas sobre ela, veja o artigo: Hydrocotyle Bonariensis: Delicada Folhagem Para Sol e Sombra

7 – Flor-Mosquito (Crassula muscosa)

Crassula muscosa com folhas suculentas em formato longo e cilíndrico de plantas pequenas para interiores

A Flor-mosquito é uma graça. É uma suculenta muito ramificada que cresce rápido. Além disso, quanto mais luminosidade oferecida, mais compacta e densa ela se desenvolve.

Ela tem um comportamento um pouco diferente da maioria das suculentas. Em ambientes muito quentes e ensolarados ela precisa de mais quantidade de água e o solo não deve secar completamente.

No cultivo interno, ela cresce mais esparramada, porém não existe o risco de suas folhas se queimarem com o sol. Nesse caso, as regas precisam ser mais espaçadas.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre as plantas pequenas para interiores? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

5/5 - (9 votes)

Deixe um comentário