A suculenta Sedum nussbaumerianum é uma espécie charmosa com cores muito características que mudam de acordo com a luminosidade oferecida. Para quem gosta de experimentar a capacidade das suculentas de trocar os tons de cores, essa é uma boa escolha.
Seu tom de cor mais cobiçado entre os jardineiros é o laranja com nuances de cobre que se manifesta com a quantidade certa de luz solar e temperatura. Quando está parcialmente exposta ao sol, as folhas da Sedum nussbaumerianum desenvolvem um tom verde amarelado.
Sobre a Sedum Nussbaumerianum
A Sedum nussbaumerianum é da família Crassulaceae, nativa do México, de porte pequeno e crescimento lento podendo atingir 20 a 30cm de altura.
Tem como nome popular aqui no Brasil, Bálsamo além de Dedos-de-moça. Este último, também usado para se referir ao Sedum burrito e Sedum morganianum.
É uma suculenta com hastes esparramadas, muito ramificada com folhas longas e roliças que formam rosetas.
A Sedum nussbaumerianum apresenta inflorescência aberta, que surgem de diferentes pontos da haste e se elevam a um mesmo nível com cachos de flores brancas.
Como Cuidar da Sedum Nussbaumerianum
Embora suas cores acobreadas surjam na presença de sol, a Sedum nussbaumerianum pode ser cultivada tanto no jardim como também dentro de casa.
Lua e Temperatura
A Sedum nussbaumerianum é uma suculenta que não tolera temperaturas abaixo de -1°C e nem geadas.
Se você pretende cultivar a Sedum nussbaumerianum dentro de casa, escolha então uma janela com ao menos 3 horas de sol diário. Elas podem ser cultivadas também em varandas e com luz solar direta nos jardins.
A princípio, plantas novas devem ser expostas ao sol pleno, gradativamente, para evitar a queima das folhas.
Regas e Substrato
O substrato correto é um elemento importante para garantir o crescimento saudável da sua suculenta Sedum nussbaumerianum. Nesse sentido, use misturas que permitam a drenagem da água da rega.
A saber, uma boa receita de substrato para suculentas, que permite a nutrição e a boa drenagem, inclui terra adubada, areia grossa, húmus de minhoca, além de um pouco de carvão vegetal e perlita.
A perlita ajuda a melhorar a drenagem e o carvão absorve água, liberando lentamente ao longo do dia.
O solo deve secar entre uma rega e outra, mas a Sedum nussbaumerianum gosta de regas generosas o ano todo. Isso, sem deixar a água acumulada ou encharcada nas raízes.
Pois, assim como a maioria das suculentas, o excesso de água nas raízes é a maior causa de perda da planta.
Adubo
Use fertilizantes apenas após o primeiro ano da compra ou do replantio da sua suculenta.
Depois desse tempo, a fertilização pode ser feita ocasionalmente, sempre em pequenas doses, pois ela não é uma suculenta exigente com relação aos nutrientes.
Como Propagar Sedum nussbaumerianum
A multiplicação da suculenta nussbaumerianum pode acontecer por estacas, folhas ou sementes.
Para fazer a propagação através das folhas, escolha uma que esteja com boa aparência, firme e saudável. Então puxe a folha do caule e coloque em um local seco e sombreado. Após uma semana transfira a folha para o substrato umedecido.
A propagação através de estacas deve ser feita com uma ferramenta esterilizada e afiada. Então, corte uma parte da sua suculenta e coloque canela nas duas partes que foram expostas para evitar a entrada de fungos e bactérias.
Assim como a folha, a estaca deve ficar em local seco e sombreado antes de ser plantada em substrato.
Já a propagação por sementes deve acontecer sobre substrato umedecido e bem drenado. Faça regas regulares sempre que o solo secar. E deixe o vaso em um local com bastante luminosidade.
Veja Também:
Gostou das dicas sobre a suculenta Sedum nussbaumerianum ? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.