Sedum Nussbaumerianum: A Suculenta Que Muda De Cor

Sedum nussbaumerianum

A suculenta Sedum nussbaumerianum é uma espécie charmosa com cores muito características que mudam de acordo com a luminosidade oferecida. Para quem gosta de experimentar a capacidade das suculentas de trocar os tons de cores, essa é uma boa escolha.

Seu tom de cor mais cobiçado entre os jardineiros é o laranja com nuances de cobre que se manifesta com a quantidade certa de luz solar e temperatura. Quando está parcialmente exposta ao sol, as folhas da Sedum nussbaumerianum desenvolvem um tom verde amarelado.

Sobre a Sedum Nussbaumerianum

A Sedum nussbaumerianum é da família Crassulaceae, nativa do México, de porte pequeno e crescimento lento podendo atingir 20 a 30cm de altura.

Tem como nome popular aqui no Brasil, Bálsamo além de Dedos-de-moça. Este último, também usado para se referir ao Sedum burrito e Sedum morganianum.

É uma suculenta com hastes esparramadas, muito ramificada com folhas longas e roliças que formam rosetas.

A Sedum nussbaumerianum apresenta inflorescência aberta, que surgem de diferentes pontos da haste e se elevam a um mesmo nível com cachos de flores brancas.

Como Cuidar da Sedum Nussbaumerianum

Embora suas cores acobreadas surjam na presença de sol, a Sedum nussbaumerianum pode ser cultivada tanto no jardim como também dentro de casa.

Lua e Temperatura

A Sedum nussbaumerianum é uma suculenta que não tolera temperaturas abaixo de -1°C e nem geadas.

Se você pretende cultivar a Sedum nussbaumerianum dentro de casa, escolha então uma janela com ao menos 3 horas de sol diário. Elas podem ser cultivadas também em varandas e com luz solar direta nos jardins.

A princípio, plantas novas devem ser expostas ao sol pleno, gradativamente, para evitar a queima das folhas.

Regas e Substrato

O substrato correto é um elemento importante para garantir o crescimento saudável da sua suculenta Sedum nussbaumerianum. Nesse sentido, use misturas que permitam a drenagem da água da rega.

A saber, uma boa receita de substrato para suculentas, que permite a nutrição e a boa drenagem, inclui terra adubada, areia grossa, húmus de minhoca, além de um pouco de carvão vegetal e perlita.

A perlita ajuda a melhorar a drenagem e o carvão absorve água, liberando lentamente ao longo do dia.

O solo deve secar entre uma rega e outra, mas a Sedum nussbaumerianum gosta de regas generosas o ano todo. Isso, sem deixar a água acumulada ou encharcada nas raízes.

Pois, assim como a maioria das suculentas, o excesso de água nas raízes é a maior causa de perda da planta.

Adubo

Use fertilizantes apenas após o primeiro ano da compra ou do replantio da sua suculenta.

Depois desse tempo, a fertilização pode ser feita ocasionalmente, sempre em pequenas doses, pois ela não é uma suculenta exigente com relação aos nutrientes.

Como Propagar Sedum nussbaumerianum

A multiplicação da suculenta nussbaumerianum pode acontecer por estacas, folhas ou sementes.

Para fazer a propagação através das folhas, escolha uma que esteja com boa aparência, firme e saudável. Então puxe a folha do caule e coloque em um local seco e sombreado. Após uma semana transfira a folha para o substrato umedecido.

A propagação através de estacas deve ser feita com uma ferramenta esterilizada e afiada. Então, corte uma parte da sua suculenta e coloque canela nas duas partes que foram expostas para evitar a entrada de fungos e bactérias.

Assim como a folha, a estaca deve ficar em local seco e sombreado antes de ser plantada em substrato.

Já a propagação por sementes deve acontecer sobre substrato umedecido e bem drenado. Faça regas regulares sempre que o solo secar. E deixe o vaso em um local com bastante luminosidade.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre a suculenta Sedum nussbaumerianum ? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

4.8/5 - (9 votes)

Deixe um comentário