Se você procura por suculentas com flores, saiba que especialmente os cactos geram belíssimas flores. Mas também encontramos flores em espécies como Echeverias, Crassulas, Huernias e Faucarias, dentre outras.
O cultivo adequado e recomendado da suculenta em questão favorece o aparecimento exuberante de flores. Por isso, é tão importante oferecermos as condições de luz, quantidade de água e temperatura que a planta precisa.
Listamos abaixo as suculentas com flores que se manifestam em plantas relativamente jovens. Deixamos de fora, por exemplo, as Lithops, chamadas popularmente de Pedra-viva, pois são de crescimento extremamente demorado, com flores que demoram muitos anos para surgirem.
Assunto Relacionado: Conheça 7 Raridades Entre Os Lithops: Chamados De Cactos Pedras
Suculentas com Flores
1 – Planta-Boca-de-Tigre (Faucaria tigrina)
A Faucaria Tigrina é uma suculenta pequena com menos de 15 cm de altura que tem as folhas de cores variáveis de acordo com sua exposição à luz solar. Assim, elas adquirem tons arroxeados se cultivadas em ambientes com luz solar direta.
As bordas das folhas são ornadas com longos dentes moles que justificam seu nome.
2 – Lamprantus (Lampranthus spectabilis)
A suculenta Lamprantus atinge cerca de 20 cm de altura. É normalmente utilizada para forração pois cobre grandes espaços de terra com flores de pétalas rosas muito graciosas.
São muito resistentes à seca e crescem em vários tipos de solo, desde que bem drenados. Ainda que seja um terreno calcário e pobre em nutrientes.
3 – Babosa Comum (Aloe Vera)
A Babosa Comum é largamente utilizada como base para cosméticos, produtos de higiene, limpeza e na indústria farmacêutica. Além disso, é uma planta ornamental com visual muito bonito tanto para cultivo em jardins como também em vasos. Elas florescem majestosamente em agosto.
4 – Bisnaga (Mammillaria schumannii)
A Bisnaga é uma suculenta pequena, de corpo cilíndrico que chega a 6 cm de altura. Seu caule cresce em aglomerados formando às vezes mais de 30 proeminências bem unidas.
É fundamental que o solo seja bem drenado. Não há necessidade de regas no inverno, no entanto em temperaturas quentes regue moderadamente. As flores surgem rosas após o período de dormência.
5 – Bisnaga de Tubérculos (Mammillaria polythele)
É um cacto solitário cilíndrico que atinge até 40 cm de altura. Na fase adulta não possui espinhos. Eles crescem facilmente e suas flores surgem uma após as outras nos meses mais quentes do ano.
O cultivo da Bisnaga de Tubérculos a partir de sementes é simples.
6 – Bisnaga de Durango (Mammillaria guelzowiana)
A Bisnaga de Durango também é um cacto solitário, mas ao contrário do anterior, tem muitos espinhos. Eles são brancos e suas flores são rosas com cerca de 7 cm de diâmetro, aliás uma das maiores do gênero.
O substrato deve ser muito bem preparado para drenagem uma vez que esta é uma das suculentas com flores mais sensíveis ao excesso de água.
7 – Guarda Chuva de Sapo (Sedum palmeri)
A Sedum palmeri forma densas moitas pois é uma suculenta muito ramificada que chega a 25 cm de altura. As flores amarelas são graciosas e formam um lindo conjunto com o verde claro das folhas.
Seu cultivo é simples, suportando algum excesso de água, inclusive temperaturas mais baixas com geadas. Ao mesmo tempo, tolera períodos de seca, contudo, quanto mais regas, mais bonita a planta se desenvolve.
8 – Onze Horas (Portulaca grandiflora)
A suculenta Onze Horas é muito fácil de cultivar, seja no jardim como também em vasos como planta pendente em casa. Todavia, é uma espécie que gosta de muita luminosidade.
Ela suporta períodos de seca e seu florescimento é maior quando exposta ao sol. Se multiplica por estacas e por sementes.
9 – Coroa de Cristo (Euphorbia milii)
Por certo você já viu a Coroa de Cristo cercando muros ou como bordaduras de jardins. É muito popular e embora tenha muitos espinhos, ela não pertence à família dos cactos.
É uma planta resistente que aceita os mais variados tipos de cultivo, ficando muito bem à meia-sombra como também exposta diretamente a luz solar. Porém, quanto mais quantidade de sol, maior é o seu florescimento durante todo o ano.
10 – Rosa de Pedra Margeada (Echeveria pulidonis)
É uma suculenta sem caule que cresce em forma de roseta solitária e depois, logo lançam novos brotos, criando belos aglomerados. As folhas verdes tem bordas avermelhadas e as flores são amarelas.
A Echeveria pulidonis cresce rápido e se multiplica por folhas.
11- Rosa de Folhas (Echeveria derenbergii)
Ao contrário da maioria das suculentas com flores, a Echeveria derenbergii suporta regas mais generosas durante os meses mais quentes do ano. Essa espécie cresce em rosetas de cerca de 12 cm de altura e 10 cm de diâmetro. Suas hastes florais surgem na lateral das rosetas, e aliás tem um lindo tom vermelho amarelado.
12 – Rosa de Pedra Azulada (Echeveria runyonii)
Essa é uma espécie muito popular e cultivada em todo o país. As folhas são em formato de rosetas, com linda simetria em tons de verde claro, quase cinza. A inflorescências surgem eretas com uma a três hastes e com flores vermelhas com tons de laranja.
A Echeveria runyonii gosta de muita luminosidade, porém sem a incidência direta da luz solar. Se multiplica pelas folhas.
13 – Crassula (Crassula mesembryanthemoides)
Essa é uma suculenta Crassula com caules e folhas “peludas” em tom de verde vivo. A penugem branca e macia deixa a planta com um aspecto delicado. As hastes se tornam lenhosas à medida que a planta cresce. Alcançam cerca de 40 cm de altura. As flores brancas e vermelhas são pequenas e surgem em cachos no final dos ramos.
As regas são típicas como a maioria das suculentas, ou seja, sem exagero de água e com o cuidado de não encharcar o solo. Ficam mais bonitas em meia-sombra, pois o sol direto aliado à altas temperaturas pode queimar as folhas.
14 – Mini Erva Gorda (Crassula “Spring Time”)
A Mini Erva Gorda é uma suculenta híbrida resultante do cruzamento da Crassula perfoliata com a Crassula rupestris. As folhas são lindas, espessas em formato triangular. Ela é pouco ramificada, mas suas flores compensam, pois surgem em densos cachos nas cores brancas e róseas.
O cultivo deve ser protegido de altas temperaturas, dessa forma, se dão melhor em cidades com temperaturas mais amenas como as do sul do país. Nessas condições as regas podem ser regulares, porém sem encharcamento.
15 – Crassula “Morgan’s Beauty”
A Crassula “Morgan´s Beauty” também é um híbrido e tem incríveis folhas cinzas grossas que dão um aspecto compacto à planta. Além disso, as flores surgem no topo das hastes em cores vermelhas. E apesar de pequenas fazem um lindo contraste com o tom claro das folhas.
16 – Tuna Bola de Espinho Dourado (Parodia microsperma)
A suculenta Parodia microsperma é um cacto solitário que quando jovem tem aspecto de globo e à medida que cresce se torna mais cilíndrico. Eles alcançam cerca de 12 cm de altura e tem espinhos radiais e um central. As flores são amarelas, muito vistosas e surgem na primavera.
Eles são nativos da Argentina, e dessa forma, se adaptam melhor às cidades da Região Sul do Brasil.
17 – Tuna Bola Costada (Parodia ottonis)
Eles formam grandes grupos de globos cobertos por espinhos e chegam a atingir 12 cm de altura. A suculenta Parodia ottonis cresce mais rápido a partir do segundo ano de idade. As flores são amarelas e grandes e surgem com facilidade na primavera e no verão.
18 – Tuna Bola Prateada (Parodia scopa)
A Parodia scopa é um cacto interessante nativo do sul do Brasil e do Uruguai. Seu formato solitário e globoso quando jovem, se altera em alguns tipos, com crescimento de outras partes laterais.
Tem muitos espinhos e as flores são amarelas quando surgem na primavera.
19 – Cacto da Velha Dama (Matucana krahnii)
Também da família Cactacea, a Matucana krahnii é nativa do Peru, encontrada em altitudes de mais de 800m. No entanto é uma suculenta que se adaptou bem ao clima tropical do nosso país.
Ele tem formato de bola, atingindo até 10 cm de diâmetro. As flores têm um vermelho intenso e surgem tanto na primavera quanto no verão.
20 – Tuna Partida (Gymnocalycium horstii)
Essa suculenta é um cacto nativo do sul do Brasil em formato de globo achatado e quase não tem espinhos. O que realça seu formato e a cor verde. Suas flores brancas só surgem a partir do terceiro ano de idade.
Diferente da maioria das suculentas com flores, a Tuna Partida prefere um solo com a presença de matéria orgânica, mas também que seja bem drenado.
21 – Cacto Chocolate (Frailea castanea)
Esta é a menor espécie apresentada em nossa lista de suculentas com flores, um cacto de apenas 4 ou 5 cm de diâmetro. O Cacto Chocolate tem costelas superficiais e espinhos muito pequenos. Também é nativo do sul do Brasil e do Uruguai.
As flores são amarelas e podem ser maiores que o cacto. Eles preferem regas regulares, o que o diferencia da maioria das suculentas. Precisam de muita luz, porém devem ficar protegidos do sol intenso.
Veja Também:
Gostou desse artigo sobre as suculentas com flores? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.