Os tipos de palmeira Butiá se confundem na identificação através de seus nomes populares, mas elas podem ser bem diferentes entre si. Para você conhecer um pouco mais sobre essas lindas palmeiras, reunimos aqui algumas espécies comumente cultivadas e que podem ser vistas em muitos jardins e praças.
Todas elas são nativas do Brasil e devem ser cultivadas a pleno sol, embora algumas suportem a meia-sombra. São plantas com frutos comestíveis e que rendem boas receitas.
Além do uso culinário das polpas para a elaboração de geleias, sucos e cremes, é muito comum, por exemplo, sobretudo no sul do país a utilização das sementes da palmeira Butiá para temperar licores, aguardentes e cachaças.
Tipos de Palmeira Butiá
1 – Butiazinho (Butia lallemantii)
A palmeira Butiazinho é também conhecida como Butiazinho-do-campo. Esse tipo de palmeira Butiá tem o crescimento do caule em colônias, que podem ser bem curtos ou subterrâneos. Suas folhas tem tom verde levemente acinzentado com hastes que podem chegar a 160 cm de comprimento.
Apesar de ser uma palmeira pequena, atingindo de 1 a 1,6 metros de altura, ela é bastante ornamental. Nativa dos campos sulinos do Rio Grande do Sul, a palmeira Butiazinho suporta geadas e pode ser cultivada em todas as regiões subtropicais do país.
Tem inflorescência ramificada e ereta de até 80 cm de comprimento, com flores amarelas e discretas. Os frutos são também amarelos, com caroço, em formato ovóide, doces e bem suculentos com cerca de 3 a 5 cm de tamanho de comprimento.
2 – Butiá-do-Cerrado (Butia paraguayensis)
O Butiá-do-Cerrado é uma palmeira solitária e embora uma boa parte do seu tronco seja subterrâneo- cerca de um metro- ela pode chegar a até 3 metros de altura. As folhas são pinadas e arqueadas, com tons de cinza claro até verde escuro. São ligadas ao tronco por pecíolos fibrosos e com espinhos.
Ela é nativa dos Pampas, Cerrado e Mata Atlântica dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, além do Paraguai e da Argentina.
Os frutos são agridoces, em formato oval e de cor variando entre o amarelo, alaranjado e vermelho. Possuem entre 1 e 3 sementes dentro de cada coquinho.
O Butiá-do-cerrado é muito semelhante a outra espécie de Butiá, o Butia yatay, porém seu tronco e inflorescência são menores.
3 – Butiazeiro (Butia odorata)
O Butiazeiro é uma palmeira muito bonita, de estipe (caule) simples que pode chegar a 9 metros de altura, embora nem todas atinjam essa altura.
O tronco fica muito bonito composto pelas partes das folhas que foram cortadas e retiradas. Suas folhas são pinadas e arqueadas ligadas ao caule por pecíolos fibrosos achatados e margeados por espinhos.
Ele recebe muitos nomes populares como por exemplo, Butiá-branco, Butiá-da-praia, Butiá-grande, Butiá-grado ou simplesmente Butiá.
O Butiazeiro é uma palmeira nativa da restinga do Rio Grande do Sul e Uruguai.
A inflorescência surge na primavera com pedúnculo de até 180 cm de comprimento. Os frutos são carnosos e doces e tem cor amarelo alaranjado.
Assunto Relacionado: 9 Tipos De Palmeira Para Jardim: Escolha A Sua!
4 – Butiá-Azedo(Butia capitata)
A palmeira Butia capitata é muito semelhante ao Butiazeiro, porém seu tronco não é tão grosso, além de ser menos resistente. Seus frutos são arredondados embora mais alongados. Tem uma presença ornamental magnífica.
Ela é nativa do cerrado brasileiro dos estados da Bahia, Goiás e Minas Gerais. É uma palmeira solitária, muito ornamental que atinge cerca de 5 metros de altura.
É uma espécie resistente e robusta, que pode ser cultivada em regiões com temperaturas mais baixas, suportando inclusive geadas.
As folhas são ascendentes e arqueadas com cores que variam do tom azulado ao verde intenso.
Recebe muitos nomes populares como Butiá-vinagre, Cabeçudo, Guariroba-do-campo, bem como Butiá.
Assunto Relacionado: 7 Palmeiras Para Interiores: Veja As Espécies Mais Bonitas
5 – Butiazinho-do-Campo (Butia microspadix)
Nativa do Cerrado e da Mata Atlântica dos estados de São Paulo e do Paraná, a palmeira Butiazinho-do-campo é também conhecida como Butiazinho. É uma alternativa para jardins menores e com solo mais pedregoso.
É a menor palmeira Butiá apresentada neste artigo. Seu caule é subterrâneo ou bem curto, com pouco mais de 30 centímetros de altura. As folhas são pinadas com folíolos bem finos e estreitos.
A inflorescência do Butiazinho-do-Campo é ereta e ramificada de cor arroxeada coberta por um tomento de cor castanha. As flores desabrocham na primavera, são roxas e bem pequenas e os frutos que surgem em seguida, no verão, tem formato oval e são bem suculentos.
Veja Também:
Gostou das dicas sobre os tipos de Palmeira Butiá? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.