Tipos de Peperomia Para Cultivar em Ambientes Internos. Escolha a Sua!

tipos de peperomia
Peperomia caperata

De porte pequeno e própria para cultivo dentro de casa, na sombra ou meia-sombra, a Peperomia é conhecida por sua delicadeza e riqueza das folhas. São muitos tipos de Peperomia e com características muito similares de cultivo.

É uma erva com mais de 1000 espécies conhecidas. Só no Brasil existem cerca de 170 espécies registradas, e nativas em quase todos os estados do país.

A Peperomia compõe um dos gêneros da família Piperaceae, a mesma da pimenta-do-reino, por exemplo. São plantas epífitas, que vivem sobre outras plantas contudo, sem ter hábitos parasitas. Conheça abaixo os tipos de Peperomia mais comuns para cultivo em casa.

Tipos de Peperomia

  • Peperomia argyreia: muito conhecida como “Peperômia Melancia” a princípio é a mais popular das Peperomias, talvez pelo desenho das suas folhas que justificam o nome. São um charme com folhas estampadas, lisas e brilhantes.
  • Peperomia caperata: com folhas de grande contraste e cheia de depressões e nervuras. Ainda mais, tem um verde intenso com sulcos onde suas cores quase chegam a ser pretas. Junte a isso os pecíolos avermelhados que conferem um visual diferente e bonito. Se cultivada com um pouco de sol, desenvolvem espigas de flores brancas que crescem acima da folhagem
  • Peperomia obtusifolia: é conhecida popularmente apenas como “Peperômia”. Tem folhas em tom escuro de verde, são carnudas e lustrosas e com formato elíptico. Também geram flores na primavera, desde que cultivadas em boas condições de luminosidade.
  • Peperomia obtusifolia ‘Alba’: é frequentemente confundida com a espécie acima. Embora essas duas espécies tenham o mesmo hábito de cuidado e crescimento, elas diferem na cor dos brotos das folhas. Na obtusifolia “Alba” os rebentos crescem com uma cor amarelo claro, assim, só mais tarde se transforma num verde rico.
  • Peperomia scandens: com folhas verdes ou levemente avermelhadas e em formato de coração, ela se apresenta também na forma variegada.
  • Peperomia magnoliifolia: ainda mais conhecida como “Peperômia tricolor”. Dessa forma tem ramos avermelhados e folhas com manchas assimétricas. As flores surgem como espigas e crescem acima da folhagem. Existem também algumas outras variedades dessa espécie.
Seis tipos de peperomia

Veja Também:

Aloe Vera: Saiba Como Reconhecer a Verdadeira

Você Sabe Para que Serve o Adubo? Entenda Como Eles Agem

Cacto Rabo-de-Rato: A Mais Bela Planta Pendente

Como Plantar Semente de Abacate

Como Plantar Abobrinha em Vasos

Gostou das dicas de sobre Tipos de Peperomia? Logo após terminar a leitura, conte abaixo quais dessas plantas você cultiva em casa. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.

5/5 - (4 votes)

Deixe um comentário